Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

Lees auferem menos um tero que guias e drages

24 de Março, 2011

Clubes portugueses gastam muito em salrios dos jogares

Fotografia: AFP

O Sporting de Portugal foi aquele que, dos três “grandes” portugueses, gastou menos em custos com os salários dos seus jogadores, durante o primeiro semestre da actual época. O Sporting despendeu 13,902 milhões de euros (ME) em custos com pessoal, contra 20,580 do Benfica e 20,669 do FC Porto, de acordo com os resultados semestrais apresentados pelas SAD dos três habituais candidatos ao título.

O relatório de contas da SAD leonina justificou este dado com o facto de o semestre ter sido marcado pela obtenção de resultados desportivos "francamente inferiores aos que seriam esperados, sobretudo pelos investimentos feitos na equipa principal desde Janeiro de 2010."

O clube de Alvalade é também o único dos três grandes que apresentou, no fim do ano transacto, um valor total do passivo superior ao do activo (237,282 contra 187,991), numa diferença cifrada em 49,291 ME, facto também justificado pela operação 'Trespasse da Academia”, que teve um custo de cerca de 23 milhões de euros, bem como a "financiamentos adicionais" (11 ME) e a "rendimentos a reconhecer relativos a direitos televisivos" (8,25 ME).

Italiano pode ser reforço

O perfil está definido há muito. José Mourinho quer reforçar o meio-campo do Real Madrid com um jogador que combine criatividade, contundência e dinâmica. Existem poucos que reúnam estas três características. Cesc Fabrègas, Bastian Schweinsteiger e... Daniele de Rossi, capitão da Roma, conhecido do técnico português, dos tempos que passou em Itália, ao serviço do Inter.

Os 25 milhões de euros pretendidos pelos romanos para libertarem o internacional italiano, de 27 anos, poderão constituir um entrave às negociações, embora o cenário possa ser alterado, caso De Rossi mostre vontade de abandonar o clube para ingressar num emblema com outras aspirações. Lembre-se que, nesta altura, a formação treinada por Montella ainda luta por uma vaga na próxima edição da Liga Europa.

Dragões de olho
em Giovanni Moreno


O FC Porto está interessado na contratação do colombiano Giovanni Moreno, um jogador de ataque com 1,90 metros, 24 anos, e que, não sendo um ponta-de-lança clássico, tem marcado muitos golos (24 no Envigado, em 59 jogos; 34 no Atlético Nacional, em 72; cinco no Racing, em 16).

Moreno transferiu-se esta época da Colômbia para o Racing, da Argentina, e recupera de uma lesão grave num joelho. A Imprensa argentina dizia ontem que empresários supostamente mandatados pelo FC Porto teriam encetado negociações, mas se uns dizem que já para Junho, outros avançavam que o negócio se poderia fazer só em Dezembro. O problema é que o Racing rejeitou recentemente uma proposta de 15 milhões de dólares de um clube russo, antes da grave lesão. Moreno era um dos destaques do campeonato.

Daniel Alves
no Barcelona
até 2015


O Barcelona chegou a acordo com Daniel Alves para prolongar até 2015 o contrato que liga o lateral brasileiro ao emblema catalão. O clube deu a notícia no seu sítio oficial e Sandro Rosell, presidente dos blaugrana, fez questão de passar a mesma informação no seu Twitter. Após longas negociações, o Barça chegou a um entendimento com Daniel Alves, cujo contrato terminava a 20 de Junho de 2012.
Kanouté decide futuro

Kanouté admitiu que poderá deixar o Sevilha no final da época, embora tenha ainda contrato até 2012 com o clube que representa desde 2005. Numa entrevista ao jornal do emblema andaluz, o avançado maliano avançou: "No final da temporada vamos ver o que pretende o clube e eu", a propósito do seu futuro no Sevilha. O avançado de 33 anos, que é uma das referências do plantel sevilhano, garantiu, por outro lado, que ainda se sente em condições para jogar mais algum tempo, mas sabe que o final de carreira se aproxima: "Algum dia chegará a hora de pendurar as botas..."

Erik Lamela na mira
dos grandes

O Liverpool e o Tottenham são os mais recentes clubes interessados em Erik Lamela, novo prodígio do River Plate.A cláusula de rescisão do craque está situada nos 20 milhões de euros. Recorde-se que Atlético Madrid já manifestaram interesse na promessa argentina, de 18 anos, que tem se destacado ao serviço do River.