Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

Lufada de ar fresco para o des porto no Cuemba

16 de Abril, 2015

O responsável do desporto referiu, que até 2002, em que se consolidou a paz definitiva para país, o município da martirizada província do Bié

Fotografia: Jornal dos Desportos

A paz é um bem que não tem preço e que surge como chave para o tão almejado progresso”. Foi com estas palavras que Jeremias Paulo Viemba Samuleca, chefe de Secção de Cultura, Juventude e Desportos do Cuemba descreveu o actual quadro reinante no sector desportivo a nível do município do corredor Leste do Bié. O responsável do desporto referiu, que até 2002,  em que se consolidou a paz definitiva para país, o município da martirizada província do Bié enfrentava um quadro “bastante desolador” em termos de infra-estruturas, particularmente no sector.

“Hoje, o Cuemba testemunha uma realidade diferente na vertente de infra-estruturas, particularmente de apoio ao desporto, face à grande aposta que o Governo do Bié enceta no sentido de construir pavilhões multiusos nos municípios”; disse Jeremias Samuleca. O chefe de Secção de Cultura, Juventude e Desportos do Cuemba caracteriza que apesar de neste momento ter sido beneficiada a sede municipal, há perspectivas de expandir o projecto para as demais comunas da circunscrição.

Jeremias Samuleca refere, que o facto de a sede comunal do Cuemba contar hoje com dois pavilhões multiusos,  veio impulsionar a prática de diferentes modalidades como o basquetebol, futsal, karaté, judo e outras no seio da juventude. Nesse sentido, o agente do desporto no Cuemba defende que a juventude e todas as outras pessoas que beneficiam desses recintos, devem cuidar dos mesmos por “traduzirem uma mais-valia para o desporto e para o próprio município”.

“Graças a essas infra-estruturas, a nossa juventude e outras pessoas que se revém na prática do desporto, tem aí uma oportunidade para preencher os seus tempos de lazer. Por essa razão, achamos ser fundamental, também, que se aposte na construção de quadras desportivas a nível das outras comunas do Cuemba”, referiu Jeremias Pau