Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

Mais um Mestre de Xadrez que emerge no musseque

05 de Maio, 2013

O xadrezista Sílvio Alexandre Famorosa, vice-campeão africano de sub-16 em 2011

Fotografia: Jornal dos Desportos

O xadrezista Sílvio Alexandre Famorosa, 18 anos,  é outro dos xadrezistas da nova vaga que começou a dar cartas a nível de África quando, em 2011, se sagrou vice - campeão de sub-16 no Campeonato Africano por idades,em Lusaka (Zâmbia), onde arrebatou o título de candidato a Mestre (CM) da Federação Internacional  de Xadrez (FIDE). 
Sílvio Famoroso, que representa as cores do Progresso Associação Sambizanga (PAS), foi descoberto pela filial do Golfe na Escola Macovi, pioneira na descoberta de talentos da modalidade, cuja sede está localizada no Largo Pioneiro Augusto Ngangula, do Bairro Popular, e foi fundada pelo activista e dirigente desportivo Marceliano Correia Victor (MACOVI).
Este jovem promissor começou a fazer o “gosto ao dedo” no xadrez com peças de barro, através de amigos, no bairro Golfe, no centro do município do Kilamba Kiaxe, no distrito de Belas, Luanda.



CARREIRA
Treinador /jogador no activo


O treinador/ Jogador, Bernardo António, à semelhança de Sílvio Famorosa, começou a jogar xadrez no Golfe com a ajuda de alguns vizinhos.
“Ainda estou no activo e jogo xadrez regularmente. Em 2008 fui Vice-campeão provincial venci igualmente torneio interno da Macovi em 2010 e o torneio 17 de Setembro alusivo a data comemorativa do Herói nacional”, justificou.
Na óptica de Bernardo António o xadrez nacional está a um nível muito alto, apontando como motivadores desta competitividade os novos valores como Erikson Soares, Sílvio Famorosa, Sérgio Miguel e Maria Domingas que tem sabido representar condignamente o nome de Angola em competições internacionais.
“Aconselho estes novos talentos a continuarem no bom caminho em que se encontram neste particular e não descansarem até alcançarem os títulos de grande-mestre”
Neste particular dos incentivos, Bernardo António apela os gestores do xadrez angolano a investirem mais na massificação para assegurar os êxitos no futuro.
“Quanto mais escolas de Xadrez existirem no País teremos muita competitividade tanto a nível nacional como internacional”, concluiu.
A par do xadrez, Bernardo António sonha concluir a sua formação académica.  


BILHETE DE IDENTIDADE

Nome completo: Bernardo José Cangele António
Filiação: Bernardo José Bernardo e de Marcela Bernardo
Data de nascimento: Luanda, a 28 de Outubro de 1993
Estado Civil: Solteiro
Namorada: Sim
Filhos: Nenhum
Altura: 1.65m
Peso: 50kg
Cor preferida: Laranja
Prato: Funji de Calulu
Bebida: Água
Clube Preferido: Real Madrid
Tempos livres: Jogar xadrez
e estar no Fecebook
Perfume:  Blue Man
Religião: Testemunha de Jeová
Cidade: Luanda
O que mais teme: Perder pessoas que estão perto de mim
Ídolo: Garry Kasparov


A PALAVRA DO TREINADOR
Bernardo António acredita
nas potencialidades do xadrezista


Para o treinador Bernardo António, 19 anos, Sílvio Famorosa,  que começou a jogar xadrez em 2005 com o treinador do Núcleo de xadrez  da Macovi do Golfe, Mário Domingos( já falecido) é um dos xadrezistas com maior grau de projecção no seu escalão e com muito futuro pela frente. 
“Se o Sílvio Famorosa continuar a encarar o xadrez com seriedade como faz agora nos próximos anos Angola poderá ter mais um Mestre da Federação Internacional de Xadrez(FIDE)”, disse. 
Bernardo António apontou Reginaldo Pombal, 14 anos, Fernando Ferraz, 10 anos e Marceliano Domingos, campeão provincial de Luanda dos sub-10, como novos talentos, saídos do Núcleo da Macovi do Golfe que poderão despontar nos próximos tempos.
De acordo com aquele jovem treinador que rendeu o malogrado Mário Domingos que este ano deixou o mundo dos vivos , o Núcleo da Macovi do Golfe tem contado com os apoios pontuais do Presidente da Macovi, Correia Victor e da empresa Saigaz.


POR DENTRO

Nome completo: Sílvio Alexandre Famorosa
Filiação: Alexandre Famorosa e Cristina Fernandes
Data de nascimento: Luanda, a 22 de Fevereiro de 1995
Estado Civil: Solteiro
Namorada: Sim
Filhos: Nenhum
Altura: 1.51m
Peso: 55 kg
Calçado preferido: Ténis Converse
Cor preferida: Amarelo
Estilo de jogo: Agressivo
Prato: Feijoada
Bebida: Sumos
Clube do coração: Progresso Associação do Sambizanga
Perfume: Boss
Religião: Católica
Cidade: Luanda


PALMARÉS
Oito torneios ganhos


Do seu palmarés fazem parte oito torneios ganhos. Além dos já referidos títulos internacionais, foi campeão provincial e  nacional de sub-10, em 2006. Em 2012 classificou-se na sexta posição no Campeonato Africano de sub-20, disputado na África do Sul.
Famoroso, que possui o ranking internacional 2017,  não começou da melhor maneira a época 2013, ao ficar na 15ª posição na Taça Ensa 2013, que foi disputada de 12 a 14 de Março, numa das salas do Hotel Trópico, em Luanda, com 22 dos melhores jogadores de Angola, e vencida por Sérgio Miguel do 1º de Agosto. 
O jogador, que também ambiciona ser um dia Grande-Mestre, considera o nível do xadrez angolano muito competitivo e espera que os dirigentes da modalidade apostem cada vez mais nas camadas jovens.