Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

Manuel Jorge quer atingir a Seleco

26 de Fevereiro, 2010

Manuel Jorge extremo do clube Inbomdeiro

Fotografia: Jornal dos Desportos

Manuel António Jorge começou a jogar basquetebol no Interc de Viana, aos 11 anos de idade, por influência de seus amigos. Ele diz que, de início, queria ser jogador de futebol, por ser oriundo de uma família de futebolistas, mais acabou por optar pelo basquetebol "por ser uma modalidade bonita e difícil de ser exercida e porque eu gosto de desafios". É admirador confesso de Miguel Lutonda, por causa das suas saídas rápidas e fintas.

"É um jogador especial para mim e procuro imitá-lo ao máximo". O atleta estuda a 10ª classe e diz que faz de tudo para lidar bem com os seus colegas. O jovem rapaz assegura que, além de basquetebolista quer ser engenheiro de petróleos "porque todo o desportista deve ter em mente que só se pode praticar desporto até certa idade e depois a vida continua e se não tivermos uma formação, passaremos dificuldades no futuro."

O Imbondeiro de Viana está engajado no campeonato nacional de basquetebol em seniores, no qual ele espera dar o seu maior contributo. Manuel Jorge quer atingir a Selecção Nacional e ser mundialista para ombrear com os melhores basquetebolistas do planeta e, quem sabe, ser campeão do mundo, porque sonhar não é proibido. Falando do seu relacionamento com o técnico, garante ser dos melhores.

"Ele, normalmente, trata-nos como filhos. Há vezes em que ele tira dinheiro do seu próprio bolso para nos dar lanches e faz muitos sacrifícios por nós, como por exemplo, arranjar a todo o custo transporte quando temos jogos", frisou. Bocas: "Todo o desportista deve ter em mente que só se pode praticar desporto até certa idade e depois a vida continua e se não tivermos uma formação, passaremos dificuldades no futuro."

Técnico elogia
 qualidades

O treinador João Francisco Cabila disse que Jorge "está a evoluir gradualmente e tem tudo para vir a ser um grande jogador de basquetebol, não só em Angola, mas em qualquer parte do mundo". Ele é, sem margem para dúvidas, uma promessa do basquetebol angolano, se os nossos dirigentes apostarem seriamente na prata da casa, disse. "Deve-se dar o máximo apoio às camadas jovens para que jogadores como Jorge surjam com mais regularidade. Desejo-lhe sucesso na sua carreira”, sublinhou o técnico.

Perfil
Nome completo: Manuel
António Jorge
Naturalidade: Luanda
Filmes: Acção
Modalidade: Basquetebol
Peso: 77 Kg
Altura: 1,92 Cm
Calçado: 42
Cor: Branca
Perfume: Hugo Boss
Musica: Semba
Prato preferido: Composto
Pais de sonho: Brasil
Carro de sonho: Hammer
Clube do coração:
Inbomdeiro de Viana
Tempos livres: Leitura
e desporto
Estuda: 10ª Classe