Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

Mário Lopes quer ser Palanca

13 de Janeiro, 2010

Mário Lopes Figueiredo jogador de futebol

Fotografia: Jornal dos Desportos

Marionga Lalé, como é carinhosamente chamado pelos seus colegas e professor de educação física, nasceu e vive no bairro do Panguila, em Luanda. Começou a jogar futebol aos seis anos de idade em companhia dos seus amigos de bairro, como acontece com todos os miúdos que gostam do desporto rei.
Marionga Lalé é médio esquerdo dos infantis da equipa da escola do Panguila, em Cacuaco (Luanda). Desde Janeiro do ano passado na equipa escolar, diz ser admirador de Manucho Gonçalves." Ele é um grande jogador e admiro-o muito. Quando for grande quero também jogar como ele" afirmou.

O puto do bairro Panguila, frequenta a 6ª classe e diz que " faço de tudo para que o futebol não atrapalhe os meus estudos, porque além de jogar à bola quero ser engenheiro e se não estudar não o conseguirei". Assim, Marionga Lalé aconselha  todos os meninos de sua idade a não fugirem da escola
Mário Lopes Figueiredo é visto pelos professores de educação física na escola em que estuda como uma grande promessa do futebol nacional por ser muito talentoso.

"Nos tempos livres ajudo nos serviços de casa. Lavo a loiça e limpo o chão. Não tenho vergonha de fazer isso porque todo o homem tem de aprender a fazer estes trabalhos para que no futuro não passa dificuldades nesta área" , disse com um sorriso nos lábios.
Indagado sobre o motivo de existirem muitos miúdos de rua, é da opinião que " a maior parte deles está na rua porque querem ficar independentes dos pais. Outros são órfãos ou deslocados de guerra. Estes sim merecem o apoio do governo", frisou.

Assim aconselha a todos os jovens que tem familiares a voltarem para casa e a estudarem, enquanto é cedo, para amanhã não se arrependerem".
O jovem jogador, de 15 anos de idade, diz que tudo fará para um dia representar os Palancas Negras. "Este é um dos meus maiores sonhos", sublinhou. Quanto à participação de Angola no CAN de 2010, Marionga Lelé acredita que a nossa selecção fará boa figura, pois tem jogadores como Love Cabungula, Flávio, Manucho Gonçalves e outros que podem fazer a diferença e levar os Palancas Negras a conquistar o título.

- PERFIL
Nome completo:
Mário Lopes Figueiredo (Marionga Lele)
Data de nascimento: 29 Junho de 1995
Naturalidade: Luanda
Cor preferida: Azul
Prato preferido: Feijoada
Clube do coração: Petro de Luanda
Calçado: 42     
Altura: 1, 78
Filmes: Acção
Sonho: Ser um bom futebolista
Livros: Banda desenhada
Hobby: Leituras e jogar a bola
Religião: Católica