Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

Marta marcou o golo mais bonito da competio

12 de Dezembro, 2011

Marta foi escolhida a melhor jogadora da Copa 2007

Fotografia: AFP

Carreira-Após actuar como juvenil do CSA, Marta iniciou a carreira profissional no Vasco da Gama em 2000. Após dois anos no clube cruzmaltino, transferiu-se para o Santa Cruz, onde jogaria por mais duas temporadas, antes de defender o Umea IK, da Suécia. Por este clube, tornou-se muito mais conhecida na Europa e foi se destacando cada vez mais, até ser considerada a melhor jogadora do mundo.

Los Angeles Sol-Em 12 de Janeiro de 2009, durante uma conferencia de imprensa que antecedeu a premiação dos melhores jogadores do mundo de 2008, anunciou a sua transferência para o Los Angeles Sol dos Estados Unidos No clube estadunidense, foi artilheira da Liga Nacional, levando a equipa a vice campeã.

Santos-Em 1 de Agosto de 2009, o Santos anunciou a sua contratação, por empréstimo de três meses (até o final de 2009), mas a sua apresentação só aconteceu após o término da Liga de futebol feminino dos Estados Unidos de 2009. Após o período no Santos, onde disputou a Copa Libertadores Feminina e a Copa do Brasil, ela retornou ao Los Angeles Sol. Em 10 de Setembro foi apresentada no clube e a sua estreia ocorreu em 16 de Setembro, em um jogo amistosos contra o Comercial em Campo Grande.

Western
New York Flash


Em 26 de Janeiro de 2011, foi anunciada como novo reforço do Western New York Flash para a temporada da Liga de futebol feminino dos Estados Unidos de 2011. Ela foi apresentada dia 25 de Fevereiro.“Esta é uma oportunidade incrível para que as jovens jogadoras de futebol assistam em sua cidade natal uma das melhores jogadoras de todos os tempos. Ela tem incríveis atributos físicos combinados com habilidades técnicas fenomenais. É extremamente emocionante vê-la jogando e é muito importante para o futebol feminino. Estamos ansiosos com a sua chegada”, disse Aaran Lines, treinador do Western

Selecção brasileira

Conquistou, com a selecção, a medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de 2003 e 2007, liderando a artilharia da competição com 12 golos nestes últimos. Foi ainda medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2004 e 2008.Em 27 de Setembro de 2007, durante a partida de semifinal na Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2007, realizada na China, contra os EUA, marcou o golo mais bonito da competição e, para alguns, o golo mais bonito marcado durante toda a existência deste torneio e ajudou o Brasil a chegar pela primeira vez em sua história à final dessa competição. O Brasil ficou em 2º lugar e Marta foi escolhida a melhor jogadora da Copa, recebendo o prémio Bola de Ouro e também foi a artilheira da competição com 7 golos.

Paulo Futre

O jogador que virou
actor de novelas


André Manele Joaquim Teixeira é um ex-jogador de futebol, considerado um dos melhores jogadores portugueses de todos os tempos.Foi um dos poucos jogadores que jogaram nos "três grandes" do futebol português, nomeadamente, Sporting, Porto e Benfica.
Formado no Sporting (na sua primeira época como profissional aos 17 anos esteve perto de ser emprestado à Académica de Coimbra), mas a direcção do clube de Alvalade optou por mantê-lo na equipa e após incompatibilidades com a direcção leonina (depois de pedir um aumento no ordenado), transferiu-se para o Futebol Clube do Porto, onde em três épocas se notabilizou e viria a conquistar dois campeonatos portugueses e uma Copa dos Campeões da Europa, com notável exibição diante do Bayern Munique, segundo os cronistas da época.

Em 1987 transferiu-se para o Atlético de Madrid, naquela que foi para a época, a maior transferência do futebol português. Não conseguiu o sucesso desportivo que desejaria, mas em termos individuais tornou-se num dos grandes símbolos de sempre do clube.Cinco anos e meio depois de ingressar na Espanha, onde conquistou duas Copas do Rei, Teixeira regressaria ao futebol português, agora para representar o Benfica. Ao serviço deste clube, Teixeira conquistou uma Taça de Portugal.

Problemas de ordem financeira levaram-no a sair prematuramente do clube, transferindo-se para o Olympique de Marselha. A partir daqui, a carreira de Futre entra em declínio. Gravíssimas lesões levam-no a ter períodos de meses de inactividade, sendo forçado a terminar a carreira antes do desejado.Depois da fracassada experiência na França, Futre ainda passou pelo futebol italiano, Reggiana e AC Milan, e inglês West Ham nunca atingindo os patamares exibicionais que o notabilizaram.

Em Março de 2011, Paulo Futre voltou ao centro das atenções, quando, durante uma acção da candidatura de Dias Ferreira à presidência do Sporting, discursou embriagado e apresentou-se como responsável pela contratação do "melhor jogador chinês da actualidade", e da criação de departamento no Sporting para o mesmo. Esse suposto departamento seria ainda responsável pela vinda de charters de chineses "todas as semanas" para assistir a jogos do Sporting. Esta gaffe tornou-se muito popular em Portugal.No ano de 2011 estreou-se como actor na novela “Laços de Sangue” onde, fazendo de si próprio, entrou na candidatura de Armando Coutinho à presidência do Ribeirense Futebol Clube, sendo Paulo Futre o director desportivo da equipa.