Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

Melhoria salarial para Jorge Jesus

07 de Janeiro, 2010

Melhoria salarial para Jorge Jesus

Fotografia: AFP

Jorge Jesus vai ter o seu contrato melhorado. O jornal "O JOGO" noticiou que o treinador aufere, neste momento, cerca de 500 mil euros anuais, rendimento considerado modesto, principalmente tendo em conta os encaixados por treinadores anteriores, como Quique Flores, por exemplo.
Consciente desse cenário, Luís Filipe Vieira já havia prometido ao ex-treinador do Sporting de Braga uma melhoria salarial, que está ainda a ser negociada. No último Verão, Jorge Jesus assinou um contrato válido por duas temporadas e outra (2011/12) de opção, mas este aumento salarial prende-se, essencialmente, com o reconhecimento do bom desempenho do técnico.
É possível que os anos de contrato sejam igualmente estendidos, mas está longe de ser, por agora, uma prioridade. Neste momento, uma das principais preocupações é mesmo acrescentar ao vínculo uma cláusula de rescisão, por forma a evitar que o treinador possa ser resgatado sem grande “resistência” da SAD encarnada.
O acrescentar desta cláusula vem na linha da política seguida pela sociedade anónima, no sentido de segurar os activos considerados mais importantes. Entre os jogadores, são muitos os blindados com elevadas cláusulas - Cardozo, por exemplo, chega aos 60 milhões de euros, e David Luiz está nos 50 -, mas também Jorge Jesus vai passar a constar na lista. Recorde-se, ainda, que os encarnados podem exercer o ano opcional de contrato até Março de 2011.

Benfica vende romeno Sepsi
por 1,2 milhões ao Timisoara

O Benfica vendeu o passe do lateral esquerdo Sepsi, ao Timisoara, por 1,2 milhões de euros, anunciou o clube romeno no seu site. Cedido ao Racing Santander desde o início desta temporada, foi dado como "dispensado", mas a verdade é que o clube português, tendo essa oportunidade de negócio, sensibilizou os espanhóis para que não colocassem qualquer entrave à concretização do mesmo.
Sepsi vai assinar um contrato válido por cinco épocas e, em declarações à imprensa romena, não escondeu a felicidade por este desfecho. “Assinar contrato pelo Timisoara deixa-me feliz. Quero ter sucesso na Liga dos Campeões. O clube tinha muita vontade de contar comigo e os dirigentes convenceram-me”, explicou.
Por seu turno, o lateral brasileiro Patric, contratado pelo Benfica no início da época e posteriormente cedido ao Cruzeiro, vai jogar no Avaí. Segundo a imprensa brasileira, o defesa, de 20 anos, não entrava nas contas do Cruzeiro para 2010 e o clube de Belo Horizonte decidiu emprestá-lo ao Avaí. Patric custou ao Benfica 1,8 milhões de euros e assinou por cinco temporadas.

Leões estudam
opção por Vukcevic

José Eduardo Bettencourt tem estado em contacto com Zoran Stojadinovic, empresário de Vukcevic, para esclarecer o teor da cláusula de opção existente no contrato do montenegrino com o Sporting, que tem de ser accionada em 2010.
Quando adquiriu 50 por cento do passe do médio-ofensivo ao Saturn, em 2007, por 2 milhões de euros, a SAD garantiu o direito de comprar a outra metade até ao ano que agora começa, e neste momento o presidente leonino está a tentar determinar se o exercício da referida cláusula é obrigatório ou opcional, sem prejuízo de qualquer decisão em torno do futuro do jogador, de 23 anos.
Em qualquer dos casos, sublinhe-se, o contrato de Vuk com o Sporting é válido até 2012, pelo que só a cláusula expira no verão. "Falei com o presidente na semana passada para saber como está o tema do contrato. Vamos voltar a conversar", disse Stojadinovic.

ManUnited continua de olho em Hulk

O Manchester United pode voltar a apostar no mercado português para reforçar o plantel e desta vez o alvo parece ser Hulk. Segundo o jornal inglês “News of the World”, Alex Ferguson espera garantir o concurso do avançado por 22,5 milhões de euros, apesar de o internacional brasileiro ter uma cláusula de 100 milhões de euros. "Os grandes clubes de Inglaterra têm estado em contacto", refere o agente do jogador, Teodoro Fonseca, citado pelo "News of the World". “Pediram para obter detalhes sobre a sua situação contratual, mas qualquer decisão sobre seu futuro passa sempre pela direcção do Porto. Estou tranquilo com a situação tal como o jogador porque ele tem um grande futuro. Acho que poderemos discutir uma transferência em Abril ou Maio".