Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

Muito dinheiro à espera

25 de Agosto, 2011

A garantia de um rendimento de dez por cento ao ano supera as melhores ofertas dos bancos

Fotografia: AFP

O jogo de hoje, do Nacional, em Birmingham, será um verdadeiro jogo de milhões. Mais precisamente, e para já, um jogo que valerá um milhão de euros aos cofres do emblema insular. Para tal, bastará um triunfo ou um empate com golos no Estádio de St.

Andrews.As recentes queixas do presidente Rui Alves que, por alegadas dificuldades financeiras, chegou mesmo a ameaçar não permitir que a sua equipa voasse para Inglaterra, poderão ficar atenuadas se a equipa de Ivo Vieira cumprir a missão.

Assim, se o Nacional passar este play-off e entrar na fase de grupos da Liga Europa, encaixará logo 640 mil euros, aos quais somará, ainda, 60 mil euros por cada um dos seis jogos que fará nessa fase. Ou seja, esta eliminatória vale, por si só, um milhão de euros. Além deste recheio automático dos cofres alvinegros, estes números podem ser bem superiores, dependendo tal, exclusivamente, dos desempenhos do Nacional: na fase de grupos cada vitória vale 140 mil euros e um empate rende 70 mil euros.

O que, num cenário perfeito de seis vitórias em seis jogos, acrescenta à contabilidade nacionalista mais 840 mil euros. Refira-se que, já nas fases a eliminar, a soma continua a crescer até à final, onde o vencedor (como o foi o FC Porto, na época passada), embolsa mais três milhões. Por toda a importância que o jogo com o Birmingham tem para o futuro financeiro do clube, o Nacional está a preparar a partida de hoje (quinta-feira) com máxima concentração e... sigilo.

Benfica, Sporting e Braga podem ser bons
negócios a transferir jogadores


Um documento promocional do fundo de investimento Quality Sports II Investments LP garante aos potenciais interessados que Benfica, Sporting, Sporting de Braga e Atlético de Madrid são bons clubes para "identificar e transferir jogadores de primeiro nível".Segundo o diário generalista espanhol "EL País", que conta a história, o fundo, sediado na ilha de Jersey, território britânico com vantagens fiscais, e aberto a quem quiser investir no mínimo um milhão de euros, apresenta como conselheiros os empresários Jorge Mendes e Peter Kenyon, este último ex-dirigente do Chelsea e do Manchester United.

A garantia de um rendimento de 10 por cento ao ano supera as melhores ofertas dos bancos. No folheto confidencial, que segundo o jornal é apresentado aos potenciais investidores, Jorge Mendes aparece como representante de Cristiano Ronaldo e José Mourinho, e Kenyon como responsável pela transferência de David Beckham para o Real Madrid. Fica também especificado no documento que a Quality Sport Investments não participará em transferências de jogadores representados pela Gestifute (Agência de Jorge Mendes).

O fundo pretende juntar 15 milhões de euros e, através de uma empresa radicada na Irlanda, adquirir direitos económicos de jogadores com contratos entre 1,25 milhões e 4,5 milhões para os vender num espaço curto a um preço mais elevado. É nessa passagem do prospecto que Benfica, Sporting, Braga e Atlético de Madrid são apresentados como boas oportunidades de negócio, sendo a ideia atribuída aos assessores Mendes e Kenyon.

Valencia quer Albiol de volta

Valencia quer contratar Raul Albiol, do Real Madrid, e já está a preparar uma proposta de aproximadamente 10 milhões de euros, para o jogador vendido a duas temporadas atrás. O clube espanhol vai usar os 28 milhões de euros que vão entrar nos cofres do clube, com a venda do meio-atacante espanhol,  Juan Mata ao Chelsea, para levar o defensor de volta.

A proposta é cinco milhões abaixo do valor que o Real pagou, em 2009 ao Valencia.De acordo com a imprensa espanhola, o jogador via com bons olhos a transferência, já que sabe que no Real Madrid jogará apenas apenas algumas partidas.

Liverpool prepara
proposta para Coates

Liverpool procura vencer os seus rivais na briga para assinar com Sebastian Coates, oferecendo 10 milhões de libras para o defesa uruguaio, de acordo com o jornal "Daily Mirror". Manchester City, Arsenal,  Juventus, Lazio, Porto e Benfica têm demonstrado interesse no defensor, de apenas 20 anos. Coates ajudou o Uruguai a vencer a Copa América no mês passado e foi eleito o Melhor jovem Jogador do torneio.

O jovem quer deixar o Uruguai e já recusou uma transferência para Dnipro porque ele quer jogar numa grande equipa europeia."Eu certamente vou vestir a camisola de um grande clube europeu em breve", disse ele. Coates também revelou que prefere juntar-se a um clube da Liga dos Campeões, mas o Liverpool espera usar o seu compatriota Suarez para convencer o jovem a jogar em Anfield.