Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

No h investimento nos escales de formao

07 de Abril, 2010

O seu grande sonho criar uma equipa de futebol

Fotografia: Jornal dos Desportos

Eduardo Oliveira começou a jogar futebol, no campeonato de caçulinhas da bola, na equipa das Malas Unidas do Cazenga, sob tutela do técnico Paulito. Posteriormente, transferiu-se para os Craques da Combal, onde permaneceu dois anos.Durante o período que esteve fora dos campos, privilegiou a área académica, por exigência dos seus pais. Depois, decidiu regressar à sua antiga equipa os Craques da Combal, a jogar como sénior.

O jogador recordou que a equipa sénior dos Craques da Combal tinha bons jogadores, como Meganha, Escura, Lua, Quim, Fox, Michel e Leandro, jogando a médio-trinco.Depois, partiu para o serviço militar, ingressando na Marinha de Guerra, onde participou nos I Jogos Desportivos Militares, realizados na província do Huíla, em 1995.

Devido à sua experiência no campo futebolístico, foi titular indiscutível da equipa, tendo sido campeão durante duas épocas e capitão da formação da Marinha. Igualmente, foi considerado melhor jogador nos referidos jogos, na posição de defesa central.Duia disse ter ficado apenas duas vezes no banco de suplentes, mas quando lhe deram oportunidade de jogar, segurou o lugar, tendo feito todos os jogos até ao fim dos campeonatos militares.

Criou uma equipa de futebol no município de Viana, no Zango, denominada \"Beta N´go Fc do Zango\", bairro onde reside. Os resultados que foi obtendo nos jogos amistosos no bairro, motivaram-nos a inscrever a sua equipa no campeonato municipal de Viana. Em função desse feito, foi convidado por Henriques Fernandes \"Treine\" para ser seu adjunto na equipa do Polivalentes do Palanca.

Contudo, ele tem um grande sonho: criar uma equipa de futebol, nos escalões de formação. \"Esse meu projecto acarreta gastos. Se houver pessoas de boa fé, que queiram abraçar o mesmo, para mim, seria bem-vindo\".O antigo futebolista considera que os dirigentes desportivos actuais \"estão mais interessados com resultados imediatos, não com a formação de futebol jovem. Não há investimento nos escalões de formação\".

Altos & Baixos

Campeão
dos jogos militares
\"O momento mais alto da carreira desportiva foi quando a minha equipa, Sécil Marítima, subiu à primeira divisão nacional de futebol. Outrossim, fui campeão dos Iº Jogos Desportivos Militares, pela Marinha de Guerra\".

Abandonou a bola
\"Quando fui jogador da equipa de sénior dos Craques da Combal, tive uma desavença com o técnico. Essa situação levou-me a abandonar o futebol\".

 Quem é quem ...

Nome: Eduardo dos Santos Oliveira
Data de Nascimento: 23 Março 1965
Natural: Luanda
Nacionalidade: Angolana
Peso: 92kg
Altura:1,85
Modalidade: Futebol
Clube: 1º de Agosto
Prato preferido: Funji de carne seca
Tabaco: Não
Bebida: Vinho
Número de calçado: 44
Hobbies: Ver filmes com a família
Religião: Católica
Cor: Preto e branco
Poligamia: Contra
Música: Semba
Esplanada ou discoteca: Esplanada
Droga: Contra
País: França
Cidade: Marselha