Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

Nelson Almeida quer ser treinador

Sardinha Teixeira - 14 de Setembro, 2010

Nelson Almeida campeão provincial de ténis de campo

Fotografia: Eduardo Pedro

O campeão, Nelson Almeida, está satisfeito pelos resultados alcançados durante a realização dos campeonatos provinciais de ténis, apesar do fraco nível em que a maior parte dos atletas se apresentou. Nelson Almeida, considerou que, a situação é normal, em função da letargia em que a modalidade se encontra como resultado da inoperância do órgão reitor da modalidade a nível nacional e aconselhou aos clubes a primarem por iniciativas com vista a ocupar os atletas, através da realização de torneios independentes.

O atleta partiu para a competição a título individual, já que carrega uma vasta experiência, adquirida na Europa. Venceu facilmente
 os seus oponentes. O segredo do sucesso de Nelson Almeida, teve como principal vantagem o facto de estar melhor preparado fisicamente e elogiou os adversários que teve ao longo do campeonato, ao afirmar que o nível técnico é mais importante, porque a forma física pode ser recuperada com maior facilidade.

Analisando a situação do ténis em Angola, o campeão provincial de Luanda disse que ele pretende abraçar agora a careira de treinador. Tudo, porque, a falta de campeonatos nacionais em ambos os sexos no país, tem dificultado o desenvolvimento da modalidade. Ele preconiza uma reviravolta na modalidade. "O mais importante é que a modalidade saia da crise em que se encontra mergulhada, independentemente de quem esteja à frente dos destinos.

Estou disponível para colaborar com qualquer entidade que queira contribuir para a melhoria do ténis na capital, pelo que o ideal seria
a realização do maior número de torneios", disse. Referiu que tem já em carteira, um projecto ambicioso que visa o relançamento da modalidade em Luanda, brevemente. Pois como disse, "o desporto só pode evoluir quando os nossos atletas tiverem pela frente constantes desafios, para que eles se possam superar cada vez mais.

Desta forma, é necessário que as pessoas não fiquem de braços cruzados, à espera que as coisas melhorem da noite para o dia. Todos nós devemos fazer aquilo que está ao nosso alcance para evoluir", salientou. Contudo, Nelson Almeida reconheceu que existe potencial para, no futuro, termos grandes torneios. "Felizmente estou sempre preparado porque durante a minha formação no exterior aprendi que um tenista não pode descurar da componente física", declarou.

Altos & Baixos

Ele venceu alguns dos eventos do ténis, na Europa, sendo considerado pelo grande público como os mais importantes torneios de ténis profissional, além de serem os mais bem dotados em prémios e pontos para a classificação mundial. Agora, de volta a terra que lhe viu nascer quer fabricar campeões.

Estou velho

"Já estou um pouco velho. A idade está a pesar. Numa situação normal eu não ganharia a prova. O feito, só foi possível devido a estagnação da modalidade no país. Agora, só penso em trabalhar na área de formação, para o desenvolvimento da modalidade em Angola", frisou.

Quem é quem

Nome: Nelson Almeida
Data de Nascimento: 6/4/79
Natural: Luanda
Filhos: 3
Nacionalidade: Angolana
Peso: 86kg
Altura: 1,74 cm
Clube: Sem clube
Categoria: Sénior
Prato preferido: Massas
Tabaco: Não
Bebida: Sumos naturais
Número de calçado: 44
Hobbyes: Ver filmes com a família
Filmes: Acção
Cor: Branca
Poligamia: Respeito
Perfume: Diversos
Música: Pop
Esplanada ou discoteca: Esplanada
Droga: Contra
País: Angola