Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

O meu sonho vestir a camisola da Seleco Nacional

Manuel Cardoso - 18 de Agosto, 2010

Fernando Jos Marcos Rafael o jogador do Santos FC

Fotografia: Paulo Mulaza

Os amigos, em função do seu talento, convidaram-no a fazer parte de um clube na província, apesar dele praticar basquetebol, na equipa 4 de Fevereiro de Malange.Fernando praticou basquetebol durante quatro anos em Malange, com um técnico local chamado Bruno, que lhe ensinou os princípios básicos da modalidade.

O jovem basquetebolista jogava preferencialmente na posição de extremos, mas também actuava como base.Porém, após a conclusão do ensino médio, o antigo técnico teve de se mudar para Luanda para dar continuidade aos seus estudos e a equipa foi extinta.

O petiz optou por continuar a jogar futebol. Associou-se ao grupo de jogadores do bairro e foi disputar uma partida contra a equipa dos Coqueiros FC de Maxinde, em que fez uma grande exibição, actuando na baliza.om uma actuação de se lhe tirar o chapéu, o técnico da equipa dos Coqueiros FC de Maxinde convidou-o para treinar na sua equipa, convite que foi aceite de bom grado.

Keke, como é tratado carinhosamente pelos mais próximos, encontrou na sua nova equipa bons guarda-redes, mas, devido a uma queda durante um treino, começou a sentir dores na coxa direita e teve de desistir, dois meses depois.

Após ter ficado dois meses sem jogar futebol, começou a treinar judo.Tendo passado de classe, seu pai ofereceu-lhe uma bicicleta. Mais tarde, voltou a treinar futebol, onde foi recebido com ovação no clube, pelos seus companheiros, uma vez superadas todas dificuldades.

Oficialmente, Keke fez a sua estreia como guarda-redes de futebol no "Gira Piô", numa prova que contou com a participação de 16 equipas."A minha equipa foi vencedora e fui considerado o melhor guarda-redes desse campeonato, em 2006, em Malange", sublinhou.

O jovem futebolista recebeu elogios dos meios de comunicação social locais presentes na cobertura do certame. Depois, foi jogar no Desportivo Militar, onde permaneceu quatro meses, findo os quais começou a treinar no clube Baixa de Cassange, em que permaneceu durante sete meses, em 2008.

Quando a selecção feminina esteve em Malange em preparação para a Taça Cosafa, em 2008, Keke fez parte da selecção provincial que efectuou três jogos contra as senhoras.

O jovem guarda-redes disse que durante os jogos que fez, foi observado por várias pessoas ligadas ao futebol. Durante a Taça Cosafa, realizada em Malange, ele teve o privilégio de assistir aos jogos da Taça no camarote VIP. Hoje, Keke é o guarda-redes titular da equipa de juniores do Santos FC. Fez parte da selecção sub-20 que jogou contra o Gabão. Admira Lama, guarda-redes do Petro de Luanda, e conversa com ele para receber alguns conselhos. “O meu sonho é vestir a camisola da Selecção Nacional e atingir o mais alto nível do futebol mundial”, disse.
Keke é aluno da escola 28 de Agosto, onde estuda a 10º classe do curso de Gestão Empresarial. Feijoada é o seu prato preferido, tendo a Coca-cola como bebida preferida. Semba é o estilo de música de eleição nos tempos livres.

>> Quem é quem …

Nome: Fernando José
Marcos Rafael
Data de Nascimento:
28 de Novembro 1993
Naturalidade: Malange
Nacionalidade: Angolana
Peso: 78kg
Altura: 1,81 cm
Modalidade: Futebol
Clube: Santos FC
Prato preferido: Feijoada
Tabaco: Não
Bebida: Coca-cola
Número de calçado: 43
Hobbyes: Ler
Religião: Católica
Cor: Amarela
Livros: Romance
Filmes: Acção
Música: Semba
Esplanada ou discoteca:
Discoteca
Droga: Contra
País: Angola
Cidade: Malange