Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

O meu sonho são os Jogos Pan-africanos

Sardinha Teixeira - 23 de Dezembro, 2010

António Manuel Martins, o base do Misto de Luanda

Fotografia: M.Machangongo

António Manuel Martins, o base do Misto de Luanda do desporto adaptado, treina actualmente com grande empenho, dando o máximo possível. “Muita gente acha que estes treinos, esta dedicação, são uma imposição da família, e a verdade é que tudo parte dela, a determinação é dela, eu só dou o apoio necessário”, afirma ele.
O basquetebolista, que foi quatro vezes campeão com o Misto de Luanda, fala da sua participação no último campeonato nacional: “Foi uma competição muito grande, na qual consegui mais experiência. Um campeonato de primeira linha, tudo muito bem organizado. As lutas são de alto nível técnico, com competidores muito fortes, e para mim fazer parte destes jogos acabou por ser sensacional”, acrescentou.
António Martins afirma sentir-se apoiado pelo clube nas competições, particularmente no equipamento e transporte. Mas, infelizmente, ainda não tem patrocínio e os seus familiares acabam por arcar com a maior parte das despesas com as viagens para participar em competições. “Se alguém estiver interessado em me apoiar, será muito bem-vindo”, frisou.
Na vida de António Martins tudo mudou desde que começou a praticar o basquetebol. “Mudou totalmente o meu estilo de vida. Antes eu não me interessava por quase nada e depois o desporto despertou-me para um mundo diferente. Passei a fazer musculação e hoje tenho uma rotina que antes jamais poderia imaginar vir a ter”, explica entusiasmado.
O base do Misto de Luanda tem uma rotina normal. De manhã vai para aos treinos
e os períodos da tarde e noite são dedicados inteiramente à escola. “O meu sonho e principal meta são os próximos Jogos Pan-africanos. É para isso que tenho treinado muito e acredito que com o tempo vou conseguir estar em condições de representar o país. Quero conquistar um título. Estas são as minhas metas. Sei que é difícil, mas com vontade e determinação nada é impossível”, sublinhou.
Metade da sua vida tem sido dedicada ao desporto, com o apoio familiar: “São os que mais me apoiam e estão sempre do meu lado, ajudando nas competições, dando apoio moral, acalmando-me, e são fundamentais para que eu possa ir atrás dos meus objectivos. Sem eles ficaria muito difícil dedicar-me o quando me dedico ao desporto”, disse.

Altos e baixos

Continuamos
firmes

O Fundo de Solidariedade Lwini, que nasceu há 11 anos, sempre apoiou os portadores de deficiência. Hoje, “continuamos firmes” nessa direcção, com muita responsabilidade e trabalho de equipa, pois sentimos que ainda há muitas necessidades para serem supridas.

Inserção
no mercado

“No mercado de trabalho, nada justifica tratar os portadores de deficiência dessa forma. Ao contrário, com a elevação do seu nível educacional e o advento das tecnologias de telecomunicações e informática, o número dos que têm condições de produzir com qualidade aumenta a cada dia. Mas, infelizmente, as pessoas têm muito preconceito com as pessoas que são diferentes”, disse.

Que é quem …
 
Nome: António Manuel Martins
Data de Nascimento: 13/11/87
Natural: Luanda
Nacionalidade: Angolana
Estudante: 9ª Classe
Peso: 50 Kg
Altura: 1,34
Modalidade: Basquetebol
Clube: Misto de Luanda
Posição: Base
Categoria: Sénior
Prato preferido: Calulu
Tabaco: Não
Bebida: Sumos
Número de calçado: 41
Filmes: Acção
Religião: Universal
Cor: Branca
Poligamia: Respeito
Perfume: Diversos
Música: Semba
Esplanada ou discoteca: Esplanada
Droga: Contra
Conduz: Não
Campo ou praia: Praia
Um ídolo no basquetebol: Magic Johnson