Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

Octávio Muetende quer brilhar no futebol

Sardinha Teixeira - 25 de Março, 2010

Octávio Muetende,futura estrela de futebol,do Interc Sport Club de Viana

Fotografia: Jornal dos Desportos

Devido à sua habilidade e à disciplina que o caracteriza, Octávio do Rosário Muetende, com apenas 14 anos de idade, ostenta já o braçal de capitão da equipa do Interc Sport Club de Viana, onde actua na posição de médio central.O rapaz do bairro da Regedoria (Viana) estuda a 6ª classe e diz que faz de tudo para que o futebol não atrapalhe os seus estudos, porque, além de jogar à bola, quer ser médico. Ele aconselha todos os meninos da sua idade a não desistirem da escola.

Nos tempos livres, ajuda nos serviços de casa. Lava a loiça e limpa o chão. Não tem vergonha de fazer isso porque considera que todo o homem tem de aprender a fazer esse tipo de trabalhos.Octávio do Rosário Muetende considera que existem muitos miúdos de rua porque "a maior parte deles quer ficar independente dos pais.

Outros são órfãos ou deslocados de guerra. Esses, sim, merecem o apoio do Governo", frisou.O jovem futebolista aconselhou todos os jovens que têm familiares a voltar para casa e a estudar enquanto é cedo, para amanhã não se arrependerem. Octávio diz que vai fazer de tudo para um dia representar os Palancas Negras, o que é um dos seus maiores sonhos.

Octávio Muetende afirmou que o futebol praticado hoje "exige muito mais dos atletas que antigamente e é necessário um cuidado muito grande por parte dos atletas, desde a alimentação, treinamentos, até o devido descanso. É uma vida na qual a pessoa tem que abdicar de vários hábitos normais, para se dedicar a uma vida extremamente sacrificada em busca do seu sonho. Jogar à bola é diferente de jogar futebol".

"Quero ser médico"

Estudante da 6ª classe na escola Rainha Nhakatolo, Octávio sonha com um futuro de salvar vidas. O seu maior objectivo é licenciar-se em medicina, porque considera essa profissão a sua grande paixão.

"Além do futebol, gosto muito da Medicina. É uma das ciências que me fascinam muito. Gosto muito de tratar da saúde dos outros, por isso espero formar-me futuramente nesse ramo do saber".

Treinador elogia
pupilo


"É um grande talento em perspectiva. Tem um futuro promissor e brilhante no futebol.

Foi visto por um olheiro a jogar algures no bairro e fomos buscá-lo", contou José Neto, treinador dos iniciados da equipa do Inter Sport Clube, que afirmou ser esse o motivo pelo qual Octávio já faz a dupla categoria, jogando nos iniciados e nos juvenis.

Por dentro

Nome: Octávio do Rosário Muetende
Filiação: José Muetende e de Angelina do Rosário
Calçado: 39
Idade: 14 anos
Naturalidade: Luanda
Peso: 40 kg
Clube: Interc de Viana
Altura: 1,16 m
Posição: Médio central
Modalidade: Futebol
Música: Kizomba
Bebida: Sumo
Filmes: Acção
Prato preferido: Caldeirada de cabrito
Cor: Azul
Sonho: Ser médico
Estuda: 6ª Classe
Escola: Rainha Nhakatola (Viana)