Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

Os jogadores transferidos vão para grandes clubes

29 de Dezembro, 2011

Os jogadores transferidos têm como principal destino grandes clubes

Fotografia: AFP

Só a partir do ano de 2001 e mais tarde depois do caso Tevez, o mundo do futebol ganhou consciência da existência dos fundos de investimento de jogadores.O processo é simples, um grupo de empresários compra determinada percentagem dos direitos económicos de um ou vários jogadores, para mais tarde beneficiar em percentagem igual, a quando da transferência do(s) jogadore(s) para outro clube, naturalmente por valores superiores aos da aquisição.

É com esta intenção que o antigo director desportivo do Chelsea Peter Kenyon, actualmente na CAA Sports International, juntamente com o agente FIFA Português Jorge Mendes, proprietário da Gestifute, uma das maiores agências de jogadores, decidiram criar a Quality Sports Investments LP Fund.O Fundo procura pelo menos 15 empresários Americanos, Europeus e/ou do Médio Oriente, interessados em investir um mínimo de 1,1 milhões de Euros cada.

A intenção do Fundo é a de adquirir percentagens de direitos económicos de jogadores, a clubes com experiência e resultados na formação de jovens talentos, e partilhar os dividendos das futuras transferências com os seus investidores. O Fundo será registado em Jersey, um paraíso fiscal no Canal da Mancha, tendo em vista a redução de impostos dos seus investidores. O Fundo promete aos seus investidores lucros anuais de dez por cento nos três a cinco anos previstos para a sua existência. Os jogadores terão como origem clubes de Portugal, Espanha e Turquia, onde a constituição destes Fundos é legal. Note-se que em Inglaterra este tipo de Fundos é actualmente ilegal.

Os jogadores transferidos terão como principal destino grandes clubes Europeus de Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França.Naturalmente que com a experiência de Jorge Mendes e Peter Kenyon, o Quality Sports Investments LP Fund tem tudo para se tornar num dos fundos de investimento desportivo com maior sucesso, não fosse o agente da FIFA responsável pelas transferências de Cristiano Ronaldo, Nani, Ricardo Carvalho, Di Maria, Quaresma e outros, para alguns dos maiores clubes europeus.

Presidente do Auxerre
pede dinheiro aos sócios


Djibril Cissé já confirmou que vai continuar a representar a Lazio, mas o Auxerre não desiste de contratar o avançado francês e o presidente do clube pede 100 euros a cada sócio para tentar o regresso do jogador ao clube no qual se formou.“Algumas pessoas ficaram chocadas com a proposta. Mas há quem esteja mesmo disposto a dar 100 euros. Pode parecer um disparate mas quem não arrisca não petisca”, afirmou o presidente do clube, que está disposto a desembolsar cinco mil euros do próprio bolso, ao jornal “L'Yonne”.O regresso de Cissé ao campeonato gaulês não deveá acontecer, no entanto, antes do final da temporada. O avançado de 30 anos chegou à Lazio no começo da época, proveniente do Panathinaikos, e tem contrato até 2015.

Carole desejado
pelo Standard Liège


Lionel Carole, lateral esquerdo que o Benfica cedeu ao Sedan, está a despertar o interesse de vários clubes franceses e também do Standard Liège, da Bélgica, algo que não perturba o internacional sub-20 francês.“Ouvi dizer que há clubes interessados em mim, porém, a única certeza que tenho é que estou no Sedan e empenho-me nos treinos todos os dias. Quero trabalhar com tranquilidade”, disse ao site blogolo.

Também o treinador do Sedan confirmou o interesse de vários clubes no jogador. “O seu representante ligou-me esta semana para me dizer que há clubes interessados nele, mas conto com Carole e quero que fique”, disse.Carole está ligado ao Benfica até 2016, com uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros.

Roma oferece milhões
por Guarín


Freddy Guarín pode abandonar o FC do Porto na reabertura do mercado de transferências e Itália parece ser o destino mais provável. A imprensa transalpina informa que Roma e Juventus estão a lutar pelo médio colombiano. O interesse da Juventus em Guarín já foi noticiado por diversas vezes, mas, esta segunda-feira, o “Corriere dello Sport”   indica que a Roma tem uma proposta de dez milhões para apresentar à SAD do FC Porto, esperando que os dragões aceitem a oferta.

Longe do fulgor mostrado com André Villas-Boas na época passada, Guarín, que está a recuperar de lesão, pode encerrar o capítulo no FC Porto no próximo mês, depois de ter chegado em 2008, proveniente dos franceses do Saint-Étienne.

Stefan pode
ser leão por empréstimo


Domingos Paciência pretende reforçar a defesa do Sporting e Stefan Savic, do Manchester City, é o alvo dos leões.Após uma primeira parte da temporada onde teve alguns problemas físicos no sector defensivo, com destaque nesse capítulo para Alberto Rodríguez, o Sporting pretende reforçar-se em Janeiro e o defesa de 20 anos pode chegar a Alvalade por empréstimo dos citizens.

Stefan Savic chegou ao adversário do FC Porto na Liga Europa no Verão e o empresário já admitiu, ao jornal “O Jogo”, que o sérvio “está para sair do Manchester City em Janeiro por empréstimo”.O facto do defesa, que custou sete milhões de euros aos ingleses, apenas ter actuado na Liga dos Campeões, é algo que também agrada ao Sporting, que pode utilizá-lo na Liga Europa, quem sabe contra os citizens nos oitavos-de-final. Recorde-se que se Sporting e Manchester City vencerem os respectivos adversários nos 16 avos de final da prova, têm encontro marcado na ronda seguinte.

Dedé apontado
ao Real Madrid


Dedé, que chegou a ser associado ao Benfica, pode deixar o Vasco da Gama para rumar ao Real Madrid. A “Gazzetta dello Sport” informa que o defesa dos cariocas pode custar cerca de dez mil euros à equipa de José Mourinho, que pretende contratar um jogador para o sector mais recuado.Apontado como um dos jogadores mais promissores do futebol brasileiro, Dedé tem sido apontado a vários clubes europeus, apesar de ter contrato com o Vasco da Gama até Dezembro de 2013.