Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

Pax sonha com os Palancas

Manuel Cardoso - 01 de Abril, 2010

Kialevoka M’Buta convidado, a fazer parte da equipa da Polícia Nacional

Fotografia: Jornal dos Desportos

Kialevoka M’Buta disse ao Jornal dos Desportos que foi na escola “Lua Lua” que aprendeu os fundamentos básicos do futebol: passe e recepção, desmarcação, remate e cabeceamentos. Lá, Pax, como é carinhosamente tratado, pelos amigos e familiares, ficou quatro anos, jogando, inicialmente, a ponta-de-lança. Depois, devido ao seu empenho, o técnico mudou-o de posição, passando a jogar a médio-central.

Em 2006, a sua equipa do Golfe realizou um jogo-treino com o Interclube, no campo de São do Domingos. O técnico do Interclube gostou da sua actuação e convidou-o, de imediato, a fazer parte da equipa da Polícia Nacional.Devido às suas qualidades futebolísticas, o jogador foi dispensado dos testes, começou logo a treinar, sob os cuidados dos técnicos de formação Baresi e Horácio Ginga.

A promessa do futebol angolano disse ter encontrado muitos raapzes da sua idade no clube da polícia, a jogarem na mesma posição, mas com trabalho, humildade e a confiança do técnico, foi ganhando espaço, até tomar o lugar de médio-central na equipa, sem grandes opositores.

Kialevoka António Bengui M`buta é filho de António Makonda M`buta e Mayalo Maria, natural de Luanda, tem 17 anos e estuda a sexta classe no Colégio Wunji Maka Santos & Filhos, no bairro do Golfe. Regularmente, vai aos campos ver jogos futebol ou assiste os pela Televisão Pública. Está sempre atento aos jogadores que actuam na sua posição.

É um admirador por excelência de Zé Augusto, antigo médio central do 1º de Agosto, actualmente no Interclube. Além-fronteiras, é fã de Xavi, jogador do FC Barcelona.Este ano, ascendeu à categoria de júnior e espera conseguir um lugar na equipa principal. “Espero não defraudar os que confiam em mim, porque atingir o escalão sénior é a minha meta”, disse o atleta, que pretende vestir a camisola dos Palancas Negras.

Mesmo jogando futebol, não vai abdicar dos estudos, porque um dos seus sonhos é formar-se em engenharia de petróleos. M’Buta gosta de cozinhar, faz trabalhos domésticos: lava a loiça, limpa o chão e varre o quintal.O técnico de formação da equipa juvenis do Interclube, Adão Atikawele, disse "Pax é dedicado, chega cedo aos treinos e ao jogos. Joga em todas as posições, tem um apuramento técnico e táctico acima da média. Marca bem os livres e penalties".

Nome: Kialevoka António Bengui M’buta
Data de Nascimento: 10 de Março 1993
Naturalidade: Luanda
Nacionalidade: Angolana
Peso: 55kg
Calçado: 39
Modalidade: Futebol
Clube: Interclube
Bebida: Sumos
Prato preferido: Feijoada
Hobby: Leitura
Religião: Católica
Cor: Branca
Filmes: Comédia
Música: Romântica
Calor ou cacimbo: Cacimbo
Poligamia: Contra
Droga: Contra
País: Brasil
Cidade: Huambo