Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

Pepe mais perto de renovar pelo Real

17 de Fevereiro, 2011

Pepe vai continuar nos merengues

Fotografia: AFP

Depois de muitos avanços e recuos, o defesa central Pepe está em vias de renovar pelo Real Madrid, tal como desejava o jogador e o treinador José Mourinho, noticiou ontem o jornal espanhol “AS”. De acordo com a publicação, Pepe deve mesmo renovar por mais três temporadas pelos “merengues”, num processo onde a intervenção de José Mourinho terá sido decisiva para desbloquear as negociações, isso porque o treinador português não escondeu a importância de manter o internacional português no plantel.

Pepe, que chegou do FC Porto em 2007, numa transferência avaliada em 30 milhões de euros. No Real, o luso-brasileiro forma com Ricardo Carvalho uma dupla de respeito no centro da defesa. O novo acordo, ainda segundo a imprensa, vincula o jogador aos “merengues” até 2015, passando o central a receber cerca de 3,8 milhões de euros por época.

Guimarães regulariza salários com venda de Ricardo à China

A venda do defesa-central Ricardo ao Shandong Luneng, campeão da China em 2010, surgiu no momento certo para o Vitória de Guimarães, já que, de acordo com a imprensa portuguesa, a situação financeira do clube não era famosa. O que chegou a ser apontado como um capricho do Guimarães, era, na verdade uma necessidade imediata, pois a situação do clube já começava a assumir contornos críticos, com funcionários e jogadores emprestados a outros clubes a debaterem-se com um mês (Janeiro) de salários em atraso.

Só a equipa principal e respectivo corpo técnico estavam a salvo, em nome de uma estabilidade desportiva que jamais será posta em causa pela actual direcção presidida por Emílio Macedo e, eventualmente, para evitar possíveis ataques furtivos de outros clubes. Quem foi abrangido por esta surpreendente medida, também não teve de aguardar mais do que duas semanas. A transferência de Ricardo começou a ganhar forma em finais do mês anterior e ganhou embalagem com a intervenção do agente FIFA António Teixeira, concretizando-se o negócio anteontem por cerca de 500 mil euros.

No mesmo dia, todos os vencimentos de Janeiro eram regularizados e, por esta altura, pode mesmo dizer-se que o Guimarães volta a figurar entre os clubes exemplares em termos de tesouraria. A fronteira entre a saúde financeira e a falta de liquidez não deixa, porém, de ser curta e abrange qualquer clube, incluindo o próprio Sporting, que, segundo o seu presidente demissionário José Eduardo Bettencourt, não resistiu à tentação de vender Liedson para canalizar uma boa parte do encaixe financeiro para o pagamento dos salários dos seus profissionais.

Com um passivo total de 13 milhões de euros, o Guimarães não pode fechar os olhos às oportunidades que vão surgindo no mercado e, nessa medida, não espantará se mais alguém deixar o clube até meados de Março, desde que a transferência se traduza num negócio rentável. Rui Miguel, desejado pelo Terek Grozny (Rússia) será o senhor que se segue.

Lucas pode deixar o São Paulo

“De volta ao São Paulo após uma boa participação no Campeonato Sul-Americano Sub-20 com a Seleção Brasileira, o atacante Lucas está valorizado no mercado, mas ainda aguarda uma reavaliação de valores no seu contrato dentro do próprio clube, o São Paulo. De acordo com informações divulgadas pelo jornal “Folha de S. Paulo”, o atleta tem multa rescisória baixa e pode deixar o Morumbi caso alguma equipa do País pague a quantia de 180 mil euros.

O valor da multa ao mercado interno é proporcional ao salário que a revelação recebe no São Paulo (12 mil euros, de acordo com a publicação). Apesar da possibilidade de perder Lucas sem encher os cofres, os dois lados pretendem conversar para alterar os números nos próximos dias. Enquanto o clube mostra interesse em valorizar o jovem, o agente Wagner Ribeiro, que representa o atleta, diz que não há interesse em colocar o seu cliente noutro clube brasileiro.

Blackburn interessado em Vucinic

Mirko Vucinic, avançado da Roma, é alvo prioritário do Blackburn Rovers para a próxima época. O clube da Premier League pode apresentar uma proposta de 25 milhões de euros pelo internacional montenegrino, de 27 anos, que cumpre a quinta época no clube da capital italiana.