Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

Plantel do Porto vale 400 milhões de euros

26 de Maio, 2011

O FC do Porto esteve demolidor esta temporada.

Fotografia: AFP

Angelino Ferreira, administrador da SAD portista responsável pela área financeira, garantiu, em entrevista à SIC, que o plantel do FC Porto está avaliado "em cerca de 400 milhões de euros". "Trata-se de uma avaliação feita em valores de mercado que não tem nada a ver com as cláusulas de rescisão previstas nos contratos dos jogadores", esclareceu, insistindo que se pode falar "de um valor do plantel na ordem dos 400 milhões de euros". A excelente temporada do FC Porto a nível interno, mas também nas competições europeias, com a conquista da Liga Europa frente ao Braga, terá contribuído decisivamente para a valorização dos jogadores portistas.

Uma valorização que poderá continuar durante o defeso, com a participação de alguns jogadores na Copa América e no Mundial de sub-20. Angelino Ferreira garante que o FC Porto goza de uma considerável saúde financeira, o que lhe permite resistir à pressão inevitavelmente exercida pelo mercado. O clube tem um passivo de cerca de 70 milhões de euros em relação à banca, mas, em contrapartida, ainda tem 42 milhões de euros para receber até ao final do ano.

"O nosso endividamento bancário está linkado a recebimentos futuros relativos a transferências de jogadores que fizemos nos anos anteriores", explicou o administrador portista, referindo-se às transferências de Bruno Alves e Raul Meireles, que só serão contabilizadas este ano. "Trata-se por isso de um endividamento bancário particular, porque parte dele será amortizado com recebimentos que já estão garantidos 'a priori'", esclareceu aquele administrador. Ordens de subscrição excedem a oferta

O FC Porto apresentou o maior orçamento de sempre na história do futebol português: cerca de 90 milhões de euros. Angelino Ferreira disse que a execução orçamental tem decorrido conforme o previsto, frisando que o recurso ao recente empréstimo obrigacionista foi a fórmula encontrada para tornear as dificuldades de acesso ao crédito. "São soluções que teremos de encontrar para superar as dificuldades conjunturais que atravessamos", explicou, revelando que as ordens de subscrição excedem largamente a oferta.


Ecos do mercado

Rolando

Juventus bem acompanhada

 Não há maneira de Rolando sair dos jornais italianos. Ontem, lá estava ele nas páginas da Juventus, uma vez mais. O clube de Turim gere a frustração de ter ficado fora das competições europeias e prepara um ataque ao mercado. O Inter também já surgiu associado ao central mais utilizado por André Villas-Boas, que tem cláusula de 30 milhões de euros. Ainda em Itália, o Roma é outro atento seguidor do central. De Inglaterra, surgiram ecos da atenção despertada no Liverpool e no Manchester United. Aos 25 anos, Rolando, esteio da defesa portista, é um dos defesas mais cobiçados.

Guarín

A última excitação italiana

O colombiano encarna a metamorfose perfeita. Passou de odiado a amado pelos adeptos portistas, que não o querem ver sair. No entanto, é praticamente uma certeza que as propostas aterrem no Porto a qualquer momento. Marco Branca, director-desportivo do Inter, foi observar recentemente Fernando e ficou apaixonado por Guarín, conforme O JOGO já contou. A Lázio também anda na pista do colombiano, que por estes dias é uma das excitações do futebol europeu. O FC Porto está renitente em vender, até porque Villas-Boas pensa nele para trinco... se Fernando sair.

Fernando

Polvo em várias ementas

Fernando já admitiu ter chegado a hora de sair do FC Porto e o clube não vê a transferência do médio como um drama, pelo que a sua negociação deverá ser apenas uma questão de tempo. O Inter é um dos interessados e até terá enviado um emissário à final de Dublin para o ver jogar e conversar com os dirigentes portistas, mas há outras equipas italianas na corrida. A Juventus, que ontem oficializou Pirlo, há muito que o segue e o Milan também é incluído com frequência nestes rumores. Fernando tem uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros.

Cristian Rodríguez

Cebola na lista do Lyon 

A Imprensa francesa de ontem dava conta do interesse do Lyon na contratação de Cristian Rodríguez. O próprio jogador admitiu ontem, em declarações a O JOGO, o cenário de saída, e revelou o empréstimo bloqueado em Janeiro último (na altura, O JOGO escreveu que teria sido o Manchester City). O Lyon precisa de uma alternativa a Michel Bastos cuja saída para a Juventus é mais do que provável e Rodríguez é apontado como alvo prioritário dos franceses. Fenerbahçe da Turquia e Rubin Kazan da Rússia também são dados como interessados no extremo.