Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

Quero brilhar nos mundiais de juniores e universitário

João Francisco - 04 de Julho, 2012

O xadrezista David Adão, 20 anos, atingiu a sua maior proeza, este ano, ao sagrar–se campeão angolano universitário.

Fotografia: João Gomes

O xadrezista David Adão, 20 anos, atingiu a sua maior proeza, este ano, ao sagrar–se campeão angolano universitário, título que o habilita a representar o país no mundial dos estudantes a decorrer de 19 a 26 de Agosto deste ano em Guimarães (Portugal). David Adão tem, igualmente, como objectivo representar condignamente Angola no Campeonato Mundial de Juniores, que se disputa em Atenas (Grécia) de 1 a 6 de Agosto, onde tentará obter as suas primeiras pontuações internacionais e títulos na mesma categoria, à semelhança de alguns xadrezistas da sua geração, como o Mestre Internacional e Campeão africano de juniores, Ericsson Soares. 

Para este jovem promissor que começa a caminhar agora em direcção ao olímpico, parece que o céu é o seu limite. Vencida que está a primeira etapa da sua carreira, os novos horizontes passam por representar condignamente o País na competição que ganhou por mérito próprio nos dias 23 e 24 deste mês na Federação Angolana de Xadrez (FAX).

E para que os amantes da modalidade não pensem que a vitória no Campeonato Universitário foi obra de mero acaso, recordamos que, nesta prova disputada no sistema “suíço” a cinco jornadas,  teve como adversários outros estudantes “profissionais” do xadrez, como o Mestre Nacional, Catarino Domingos, a quem venceu de forma categórica,  o Mestre Internacional e Campeão africano Erickson Soares, com o qual empatou  e Carlos Fernandes, que também conheceu o sabor de uma derrota. Estes dois últimos, note-se, são companheiros e jogadores da mesma geração de David Adão.

O novo campeão universitário iniciou a sua carreira aos sete anos de idade, curiosamente a idade em que começaram a fazer “o gostinho” ao dedo talentos como o norueguês Carlsen Magnus (nascido a 30 de Novembro de 1990), que já é apontado como o futuro campeão mundial de Xadrez.
Nesta altura, David Adão teve como principal influência o pai, também conhecido como David Adão, que é, igualmente, escravo de “Caissa” (a deusa que inspira todos os xadrezistas ao estrelato), pois foi sempre amante e praticante do “jogo ciência”.

A nossa estrela disse que foi graças ao mais velho David Adão que começou a ter contacto com o tabuleiro de xadrez . “A partir daí, como toda a criança irrequieta, apaixonei-me pelo jogo, inicialmente por lazer, posteriormente mais a sério e decidi-me profissionalizar-me na coisa “, disse  David Adão com muita saudade.

A sua trajectória passou também pelo Núcleo de Xadrez da Vila Alice, aos oito/nove anos de idade, onde comeu o “ pão que o diabo amassou”, se tivermos em conta as suas próprias afirmações, segundo as quais naquele circulo “foi o início da vida federada como xadrezista, onde vivi bons e maus momentos e, graças ao empenho do dirigente Albino Silva ‘Locas’, que era o presidente da instituição e David Adão (pai), na qualidade de adjunto, tornaram alguns dos nossos sonhos possíveis. Em suma, devo dizer que se hoje jogo xadrez federado é graças ao Núcleo de Xadrez da Vila Alice e um elenco de aficionados da modalidade que me incentivaram, aos quais agradeço”,  concluiu.  

Palavras do técnico...
“David Adão tem um bom nível de progressão”

Para o dirigente que acompanha a carreira do xadrezista David Adão (filho), o nível de progressão do jogador desde o início da sua trajectória até agora dá garantias de melhorar até aos níveis de mestria. “O título de campeão universitário no seio de outros “tubarões”, dando-lhe possibilidade de representar a UNIA e o país no campeonato do Mundo a ser realizado de 19 a 26 de Agosto em Guimarães (Portugal) é um sinal de que o jogador pode chegar mais longe ainda”, afirmou.

O dirigente disse que também esteve na origem da trajectória do Mestre Internacional Campeão Africano de Juniores, Erickson Soares e que agora levou todos os talentos do Núcleo da Vila Alice para o 1º de Agosto. Em termos de comportamento social, David Adão tem bom senso de humanismo, respeitador, que denota boa educação, disse. “Como xadrezista detém os parâmetros para no futuro se tornar um bom jogador, por possuir boa memória e níveis de inteligência acima do normal.” concluiu. 

XADREZ NA UNIA
“Sou pioneiro na massificação”


O talento de David Adão não fica pela prática da modalidade. Recentemente, demonstrou que também é um bom organizador, quando o vimos a organizar a Feira do Xadrez da Universidade Independente de Angola (UNIA), que contou com simultâneas e palestras sobre a modalidade, umas das quais proferidas pelo Grande Mestre Português António Fernandes. Sobre aquela interessante actividade, David Adão realçou que “conseguiu realizar um dos meus sonhos, que é o de ver a prática do xadrez na UNIA.

Pode-se dizer que hoje a massificação do xadrez naquela instituição de ensino superior é uma realidade, pelo que agradeço à direcção da UNIA por este gesto de tão nobre significado e que contribui sobremaneira para a Educação universitária ao nível do País”, disse. O jogador  disse que “o  xadrez como ciência é uma importante componente de investigação universal e ainda é uma arte que vem aperfeiçoar as nossas habilidades mentais e ajuda o ser humano  a acompanhar o raciocínio lógico ajudando a solucionar os problemas”.

Recordamos que, David Adão, foi medalha de Bronze ( terceiro classificado) no Campeão Nacuional de Juniores de 2011, disputado na Lunda- Sul .
no Campeonato Nacional da Categoria disputado em 2011 na Lunda- Sul. Para concluir o nosso talento apela  a toda sociedade  angolana  no sentido de mobilizar esforços para que a modalidadede de Xadrez seja uma opção  curricular nas instituições do ensino básico, intermédio e superior.

Por dentro
Nome Completo: David Jaime Changani Adão
Pai: David Adão
Mãe: Luzia Carolina
Idade: 20 anos
Cor Preferida: Branca
Prato preferido: Funge de carne seca com feijão de óleo de palma
Calçado: 41/42
Altura: 1,89 metros
Filmes: Drama e comédia
Sonho: Ser formado em engenharia civil
Livros: Desde que seja bom eu leio
Hobby: Ler e ouvir música
Clube: 1º de Agosto e FC Porto
Cidade: Havana (Cuba) e Guadalupe (México)
Jogador: Grande Mestre Kraminik e Nakamura
Cantor: Paulo Flores, Eduardo Paím e Matias Damásio