Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

Real Madrid diminui investimentos

30 de Junho, 2011

Real Madrid prepara uma série de cortes no clube

Fotografia: AFP

Visando uma diminuição dos gastos, o Real Madrid prepara uma série de cortes no clube. Engana-se quem pensa que o futebol será afectado. Pelo contrário, o futebol será o único preservado para que os altos salários dos jogadores sejam mantidos. A primeira a sofrer redução nos investimentos foi a Tv do clube. Seu orçamento inicial era de 20 milhões de euros, com a redução imposta, passará a ser de 7 milhões. Em 2009, o actual presidente Florentino Perez já havia fechado a rádio do Real. Outro foco de cortes é o basquetebol. Com gastos de 28 milhões de euros na última temporada, o presidente espera diminuir para 25 milhões em 2011/2012 e 20 milhões de euros até 2013. O elenco de futebol segue sem cortes. Pelo contrário. A maior especulação actualmente é a ida de Neymar para o clube merengue. Enquanto isso, outros sectores que segurem as pontas.

Danny é o jogador mais
bem pago do campeonato russo

O internacional português Danny, actualmente ao serviço do Zenit de S. Peterburgo, é um dos jogadores mais bem pagos do campeonato russo, recebendo cerca de 3,4 milhões de euros por época. De acordo com um estudo da revista Finans Magazine, o médio luso venezuelano de 27 anos é o jogador mais bem pago do Zenit e o segundo mais bem pago do campeonato russo, recebendo 3,4 milhões de euros por época. Para além de Danny, Bruno Alves e Fernando Meira surgem na lista dos jogadores mais bem pagos do campeonato russo. O defesa central, ex-FC Porto, surge na 6.ª posição com um vencimento de 2,3 milhões de euros por época. Fernando Meira está entre o 7.º e o 9.º lugar com 2,2 milhões de euros por época. O avançado alemão do Dínamo de Moscovo, Kevin Kurányi, é o jogador de futebol mais bem pago na Rússia, recebendo por época 5,5 milhões de euros.

Lehmann pode
estender carreira no Schalke 04

O guarda-redes alemão Jens Lehmann havia anunciado a aposentadoria ao fim da temporada 2010, mas aceitou um contrato de curto prazo com o seu ex-clube Arsenal (ING), em Março deste ano. Agora, o Schalke 04 (ALE) também planeja estender a carreira do jogador de 41 anos. De acordo com o jornal alemão Stuttgarter Zeitung, o semifinalista da Liga dos Campeões da Europa quer a experiência de Lehmann para ajudar o jovem Ralf Fahrmann, 22 anos, contratado junto ao Eintracht Frankfurt para substituir Manuel Neuer, vendido ao Bayern de Munique (ALE).

Grande destaque do Schalke na temporada, Neuer, 25 anos, foi negociado com os gigantes alemães por cerca de 18 milhões de euros . Foi a segunda maior transferência entre clubes do país, atrás da saída de Mario Gomez do Stuttgart ao próprio Bayern de Munique, por 30 milhões de euros.

Neymar aberto aos
cinco clubes interessados


Após protagonizar a maior conquista do Santos nos últimos 48 anos - a conquista da Copa Libertadores de 2011 -, o atacante Neymar foi dispensado pelo clube alvinegro para conversar com cinco clubes que teriam se comprometido a pagar o astronômico valor de 45 milhões de euros. Essa é a multa rescisória prevista no contrato do atleta. "Os clubes foram éticos, procuraram o Santos em 1º lugar e se mostraram dispostos a pagar as multas. Com esse ritual de ética, eles podem falar com quem quiser: com o Neymar pai, com o Wagner Ribeiro e com os representantes do Neymar", disse o presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro.

"No ano passado, a atitude do Chelsea foi diferente. Procuraram primeiro os representantes do jogador e decidimos denunciá-los por aliciamento", acrescentou. Real Madrid, Barcelona, Chelsea e Manchester City são quatro dos cinco clubes que já procuraram os representantes do atleta. O clube de Madri, inclusive, teria entrado em contato com o Santos por meio de seu presidente Florentino Pérez, que telefonou para Luis Alvaro. O outro seria o Anzhi Makhachkala, da Rússia, que também conta com os brasileiros Diego Tardelli, Jucilei e Roberto Carlos.

Com a liberação do Santos para conversas com os clubes interessados, fica transferida a Neymar a responsabilidade por uma eventual transferência. Como os clubes prometeram desembolsar os valores previstos em contrato, o atacante deve decidir nas próximas semanas se quer continuar na Vila Belmiro ou se deixa o clube ainda em 2011. No ano passado, o Chelsea ofereceu 35 milhões de euros pelo passe do atleta, valor da multa à época. Contudo, o próprio atacante decidiu permanecer na Vila Belmiro, após ganhar considerável aumento e projeto de carreira que lhe rendeu o salário atual que beira 1 milhão por mês, entre remuneração do Santos e patrocínios.

O assédio pelo futebol do Neymar deve aumentar ainda mais nos próximos dias, principalmente após as exibições de gala do jogador na temporada. O camisola 11 foi o herói dos títulos santistas no Campeonato Paulista e na Copa Libertadores, além de ter sido o astro do Brasil na conquista do Sul-Americano Sub-20. Contudo, o jogador se diz feliz em Santos e, ao menos por enquanto, é improvável que deixe o clube. "Ele está cada vez mais longe de sair. Esses clubes podem chegar e fazer suas ofertas, mas como ele quer continuar no Santos ele diz que não e continua no Santos", finalizou Luis Alvaro, manifestando tranquilidade quanto à permanência do principal astro do clube nas últimas décadas.