Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

Rosário sonha jogar no Petro de Luanda

Valódia Kambata - 30 de Setembro, 2010

Felizmente, o seu nome está na boca do mundo, não só no nível da municipalidade do Cazenga, como também a nível dos aficionados do desporto

Fotografia: José Soares

Rosário, como é tratado carinhosamente, pelos mais próximos sobressaiu, e de que forma, no seu segundo ano de juniores, sendo, talvez, a principal peça da sua equipa. Dotado de um pé esquerdo sensacional, joga ao ataque, embora possa também desempenhar a função de defesa central. Possui uma excelente técnica individual e tem grande poder de remate. Há quem o compare a Samuel Eto’o pelas semelhanças físicas, ou a de Love Kabungula. Mas para já, Rosário vai superando as expectativas. Teodoro do Rosário tem talento para dar e vender.

Felizmente, o seu nome está na boca do mundo, não só no nível da municipalidade do Cazenga, como também a nível dos aficionados do desporto rei, que acompanham a evolução do atleta, em provas oficiais. Com efeito, Rosário é um produto em forja da Escola do Cazenga, com ambição de chegar ao futebol profissional. Mas, a verdade é que a vida dá muitas voltas, e, o pequeno craque terá de saber que para lá chegar, não basta só a qualidade. O trabalho árduo é o critério valorativo da verdade.
 
Jogar no Petro
é o maior sonho
Joga na posição de atacante e tem como maior sonho alinhar na equipa principal do Petro de Luanda e na Selecção Nacional de Angola. Nos tempos livres, dedica-se ao estudo da língua inglesa. A par disso tem recebido o apoio dos seus progenitores. "Tenho recebido grande apoio moral dos meus familiares, nomeadamente, dos meus pais. Eles sentem-se encorajados pela forma como me tenho dedicado ao trabalho desportivo, por isso, não param de me estimular", explica.

Teodoro do Rosário diz que no início da sua carreira teve muita dificuldade em conciliar a formação académica com a prática do desporto, mas, felizmente, a situação está ultrapassada e facilmente consegue fazer as duas coisas sem prejuízo para nenhuma delas, pois para além de jogar, também aprende inglês no seu clube. O atleta nasceu a 11 de Fevereiro de 1993, tem de altura; 1, 79 cm e frequenta a 9ª classe, no colégio 11 de Novembro, situado no município do Cazenga.

>> Por dentro

Nome: Teodoro do Rosário Pinheiro Jerónimo 
Idade – 17 anos
Nacionalidade: angolana
Altura: 1,79
Peso: 80 kg
Clube: Estevada Escola Futebol Clube do Cazenga
Modalidade: futebol
Tabaco: Não  
Bebida: Sumos e gasosas
Prato preferido: Feijoada
Nº calçado: 41
Música: Kuduro
Hobby: aprender Inglês
Cor preferida: azul
Religião: Católica
Calor ou cacimbo: Cacimbo
Filmes: Acção, terror e comédia