Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

Samir Nasri desponta no Arsenal

14 de Dezembro, 2010

Samir Nasri, médio do Arsenal

Fotografia: AFP

Samir Al-Nasseri ou, como é mais conhecido, Samir Nasri (nascido em Marselha a 26 de Junho de 1987), é um futebolista francês actualmente a jogar no Arsenal. Várias vezes tem sido comparado a Zinédine Zidane, não só pela sua habilidade, mas por ter, tal como Zizou, nascido em Marselha, jogar meio-campo, ter-se estreado no futebol aos 17 anos e por ter ascendência argelina, à semelhança de Karim Benzema, com quem divide os holofotes entre as jovens revelações do futebol francês.

Do próprio Zidane recebeu o Prémio Revelação do campeonato francês, tendo sido eleito pela entidade francesa que representa os jogadores profissionais, na temporada 2006/07 (Zidane recebeu o mesmo prémio em 1994) e, além disso, ambos têm o mesmo empresário. No entanto, Nasri prefere contestar as comparações, usando o próprio Zizou como exemplo: “Quando ele chegou à Juventus, todos o comparavam a Platini. As coisas começaram a melhorar quando entendeu que não se deveria comparar”.

Em Junho de 2008, transferiu-se para o Arsenal por cerca de 17 milhões de libras, aumentando o número de franceses na equipa. Aqui, as comparações passaram a ser feitas pelo técnico Arsène Wenger com Robert Pires, francês que teve sucesso nos “Gunners”. No mesmo mês, Nasri jogou o Campeonato Europeu de 2008 pela Selecção Francesa, na qual se estreou, sem grande sucesso, no ano anterior. 

Na melhor fase da carreira

Samir Nasri afirma estar a passar pela melhor fase da carreira e o resultado pode ser um aumento salarial oferecido pelo Arsenal. O jornal “The Sun” noticia que os “Gunners” oferecerão um compromisso de cinco anos ao jogador. No novo contrato, Nasri receberá cerca de 95 mil euros por semana, o que soma um total de 380 mil por mês. O meio-campista afirma que o actual momento é o melhor de sua carreira:

“Esta é a melhor fase da minha carreira. Antes de mais, porque estou a ficar mais velho e mais maduro, em campo e na vida. Antes de chegar ao Arsenal jogava pelo Marselha e era fácil para mim, já que estava com a minha família. Nasci e joguei lá desde os nove anos. Vim para cá sozinho e a pessoa cresce rapidamente assim. Agora, tornei-me um homem”.

Comparado a Zinedine Zidane

Samir Nasri nasceu numa família de argelinos, facto muito comum na cidade de Marselha, já que recebe milhares de imigrantes oriundos daquele país do Norte de África. Cresceu no bairro de La Gavotte Peyret, subúrbio ao norte da cidade. Durante a sua infância, jogava futebol com amigos na rua, onde desenvolveu muitas das suas habilidades. Notando o interesse do filho pelo desporto, os pais enviaram-no para o pequeno clube Pennes Mirabeau, em 1993.

 Após três anos no humilde clube francês, foi descoberto pelo poderoso Olympique de Marseille, quando tinha nove anos de idade.
Foi revelado em 2004 pelo Olympique de Marseille, depois de actuar durante oito anos nas categorias de base do clube. Destacou-se pelo clube francês, principalmente actuando pelas alas, devido à sua velocidade e agilidade. Nessa posição, passou a ser um dos jogadores com mais assistências no campeonato e, aos 17 anos de idade, já era titular absoluto da equipa.

A partir daí começou a ser comparado com Zinédine Zidane. Chamou a atenção dos grandes clubes europeus, entre os quais o Arsenal da Inglaterra, que o contratou em Junho de 2008, por um montante avaliado em 17 milhões de euros, aumentando a “colónia” francófona da equipa inglesa.

Nasri marcou logo na estreia pelos “gunners”, a 16 de Agosto de 2008, aos quatro minutos da partida, contra o então recém-promovido West Bromwich Albion, na primeira jornada da Premier League 2008/09. A 8 de Novembro marcou os dois golos da vitória por 2-1 sobre o Manchester United. Terminou a sua primeira temporada no Arsenal com seis golos e duas assistências em 29 partidas. Iniciou a temporada 2009/10 recuperando de uma grave lesão e, por isso, perdeu os primeiros jogos da época.

Depois do seu regresso, foi novamente integrado na equipa titular e aí se manteve. Com o fracasso do clube no que toca à conquista de títulos, o médio pouco se destacou. Na época 2010/11, Nasri está a impressionar pelas actuações e pelos números, sendo o artilheiro da equipa nos primeiros meses de disputa da “Premier League” e da Liga dos Campeões.

Pela selecção francesa

Nasri jogou em quase todas as selecções de base da França, desde os Sub-16 aos Sub-21. Fez parte do grupo da França no Campeonato Europeu de Sub-17, em 2004, e marcou o golo que deu a vitória aos franceses na grande final. Estreou-se pela selecção principal a 28 de Março de 2007, aos 19 anos, num jogo amistoso contra a Áustria.

Marcou o seu primeiro golo pelos “bleus” na terceira partida pela selecção, a 6 de Junho de 2007, o único da vitória sobre a Geórgia em desafio válido para as eliminatórias do Euro-2008. No ano seguinte, já com 20 anos de idade, foi mais uma vez convocado. A França caiu no difícil Grupo C, e Nasri viu a sua selecção ser eliminada ainda na primeira fase. Fez duas partidas, jogando apenas 32 minutos.

Informações pessoais

Nome completo
 
Samir Nasri
Data de nascimento 
26 de Junho de 1987
(23 anos)
Local Marselha (França)
Altura 1,78 m
Peso 75 kg
Pé Direito
Alcunha Le Petit Prince
(O Principezinho)
Informações profissionais
Clube actual Arsenal
Número 8
Posição Médio
Clubes de juventude

1993–1996 Pennes Mirabeau
1996–2004 OL Marseille