Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

"S tenho de jogar futebol"

Sardinha Texeira - 09 de Abril, 2010

Jlio Santos, atleta do Petro de Luanda

Fotografia: Jornal dos Desportos

Rapidamente impressionou o treinador e torna-se no segundo mais jovem jogador de sempre do Petro a marcar golos nos treinos, na categoria de iniciados. Na época seguinte, tornou-se um dos jogadores fundamentais da equipa liderada então pelo professor Beto.

Na época 2008/2009, nos juniores do Petro Atlético, aparecia um grande jovem com um talento excepcional, logo se adivinhou grande futuro para essa promessa bem como para a equipa principal para as próximas épocas e um exemplo a ser seguido por todos os atletas que estão nas escalões de formação.

Júlio Santos é um médio trinco de 1,68 m com 62 kg, pouco forte fisicamente, com boa técnica individual e que sabe posicionar-se muito bem em campo tornando o trabalho das defesas muito complicado no que diz respeito à marcação. Jogador rápido gosta de vir buscar jogo atrás, é bom nas tabelas, sabe segurar muito bem a bola, joga muito bem de costas para a baliza, é muito forte no jogo aéreo, tem um potente remate, é um jogador de equipa que ajuda a pressionar, defende quando tem que o fazer, avançando rapidamente quando a equipa está a atacar.

O jogador já é titular indiscutível no seu clube, vai adquirindo experiência progressivamente e já conseguiu ir prestar provas oficiais no tempo de Adinho. Por agora, está tranquilo quanto ao futuro. O jovem médio trinco, a quem elogiam a criatividade e velocidade, vai gozando o momento. "Não penso nisso, só tenho de jogar futebol. Não sou uma estrela", disse, Júlio Santos.

Júlio Santos que este ano, completará 18 anos é visto como uma das principais esperanças para o futebol nacional que ultimamente tem andado num sobe e desce pois, as suas estrelas não tem correspondido e como tal ele é tido como um dos possíveis salvadores da selecção nacional de Sub-20, para que esta volte aos sucessos do passado.

"Quero ser médico"

 Estudante da 11ª classe no Colégio Santana, Júlio Santos sonha com um futuro de salvar vidas. O seu maior objectivo é licenciar-se em medicina, porque considera essa profissão a sua grande paixão. "Além do futebol, gosto muito da Medicina. É uma das ciências que me fascinam muito. Gosto muito de tratar da saúde dos outros, por isso espero formar-me futuramente nesse ramo do saber".

 >> PERFIL

Nome: Júlio Rasquete Sousa dos Santos
Filiação: João Pedro dos Santos e Júlia António
Marques de Sousa
Data de nascimento: 30/11/92
Natural: Luanda
Posição: Médio trinco
Calçado: 41
Peso: 62 kg
Clube: Petro de Luanda
Altura: 1,68 m
Posição: Médio central
Modalidade: Futebol
Música: Kizomba
Bebida: Sumo
Filmes: Acção
Prato preferido: Feijoada
Cor: Azul
Sonho: Ser médico.
Estuda: 11ª Classe
Escola: Colégio Santana