Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

"Sonho jogar na Selecção"

15 de Abril, 2010

Rossana Wandy Adão Quitongo, de 20 anos de idade, é campeã africana de júnior

Fotografia: Jornal dos Desportos

Rossana Quitongo foi convidada pela assistente social do clube1º de Agosto, na escola 1º de Maio, para jogar andebol no clube militar. Com os técnicos José de Sousa “Jeko” e Marcelino do Nascimento “Manucho”, aprendeu a bater bola, o passe e a recepção, dribles, remates, a marcação dos três passos e algumas regras do andebol. Rossana teve um bom início de carreira.

Na sua participação em provas oficias, começou com vitórias. Ascendeu à categoria de juvenis, tendo ganho o primeiro Campeonato Provincial com o clube militar. Recorda que, "num jogo da primeira época em juvenis, jogamos contra o Petro de Luanda. Esse clube tinha jogadoras juvenis mais rodadas, pelo que foi uma luta renhida, para levar de vencida a equipa adversária"
.
Hoje, Rossana, já na categoria de juniores, afirma que “é mais difícil, em relação à categoria de juvenis, trabalha-se mais e as equipas são mais duras. Por exemplo, no jogo contra o ASA, no campo do Gama, tive 80 por cento de participação efectiva, cometi poucos erros técnicos, marquei oito golos, em 11 remates, ganhámos o jogo por uma diferença de dez golos".

A promessa do andebol angolano, em 2009, participou no Africano de Júnior na Côte d’Ivoire, onde estiveram presentes as selecções nacionais da República Democrática do Congo, Congo Brazzaville, Argélia, Tunísia, Camarões e Angola. "Fomos as grandes campeãs", disse. A jogadora atribuiu o grande feito alcançado ao treinador e ao colectivismo da equipa. “Fomos uma equipa renovada, só tinha uma jogadora veterana (Azenaide). Conseguimos adaptar-nos em todos os lugares", frisou.

Ela pretende conciliar o desporto e os estudos. O seu maior sonho é ter um lugar na Selecção Nacional sénior feminina de andebol. Por outro lado, pretende formar-se em gestão de Recursos Humanos, ter um emprego digno, casa própria e constituir família.
Habitualmente, lê revistas, assiste o Diário Desportivo, na TPA, os jogos da Liga dos Campeões e da NBA. Gosta de músicos como Aselmo Ralph, Heavy C, Pérola, Ary e Yola Semedo.

A atleta do 1º de Agosto regozija-se pelo número de mulheres que hoje ocupam lugares de destaque em vários sectores da vida nacional. "A mulher foi sempre considerada apenas para trabalhos domésticos. No âmbito do género, estamos a ver muitas mulheres a ocuparem cargos públicos, como deputadas e no Governo. A elas desejo muita força, dedicação, coragem, por sermos muito importantes no mundo". 

Por dentro

Nome:
Rossana Wandy Adão Quitongo
Data de Nascimento: 15 de Setembro de 1990
Altura: 1,74
Naturalidade: Luanda
Nacionalidade: Angolana
Peso: 60kg
Modalidade: Andebol
Clube-1º de Agosto
Tabaco: Não
Religião: Metodista Unida
Bebida: Sumos
Prato preferido: Feijoada
Número de calçado: 41
Hobbyes: Leitura e ver televisão
Cor: Azul
Perfume: Escala
Filmes: Acção
Música: Romântica
Esplanada ou discoteca: Esplanada
Boleia ou volante: Volante
Droga: Contra
País: Portugal
Cidade: Lubango (Huíla)