Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

Sporting quer cobrir gastos de Inverno

25 de Fevereiro, 2010

A consumação desse patrocínio tarda em ter resultados práticos

Fotografia: AFP

A urgência do Sporting em concretizar um encaixe financeiro significativo legitima a inflexão na recusa da proposta de seis milhões de euros do Lokomotiv de Moscovo por Izmailov, declinada em Janeiro, mas entretanto entendida como viável pelos responsáveis da SAD leonina para que a transferência do influente médio russo se consuma. Em causa está a operação que permitiu ao Sporting atacar o mercado na reabertura de inscrições, em Janeiro, e resgatar João Pereira ao Braga por três milhões de euros, Sinama-Pongolle ao Atlético Madrid por 6,5 milhões e Pedro Mendes ao Glasgow Rangers por cerca de um milhão de euros.

Jorge Mendes, o conceituado agente FIFA que intermediou todas as negociações, apresentou a José Eduardo Bettencourt um grupo de investidores disposto a criar um fundo de jogadores que disponibilizaria a verba necessária para o Sporting concretizar as contratações pretendidas - ao que foi possível apurar, caberia ao fundo arcar com cerca de 70 por cento dos encargos relativos à transferência de Pongolle, por exemplo.

A verdade é que a consumação desse patrocínio tarda em ter resultados práticos, e a SAD leonina vê chegada a hora de pagar a primeira "tranche" das transferências de João Pereira e Sinama-Pongolle e não teria forma de honrar os compromissos assumidos com Braga e Atlético Madrid. A SAD do Sporting deparou-se assim com uma necessidade premente de realizar um importante encaixe financeiro de forma a poder cumprir os prazos de pagamento estabelecidos na contratação do lateral-direito e do avançado francês.

Foi, pois, reequacionada a indisponibilidade para prescindir de um jogador com a influência de Marat Izmailov com a época em curso, sendo retomadas as negociações com o Lokomotiv de Moscovo para a transferência do médio russo por seis milhões de euros, criando uma liquidez financeira imediata que ganhava carácter de urgência em Alvalade.

Bettencourt chegara mesmo a propor a revisão contratual a Izmailov depois de recusar a primeira investida dos russos, com o intuito de diluir a diferença entre o que ele auferia no Sporting (400 mil euros anuais) e o proposto pelo Loko (dois milhões) - o quíntuplo!
As circunstâncias, porém, mudaram, e o Sporting vê-se na contingência de abrir mão de um jogador de grande influência na manobra da equipa para poder honrar os compromissos assumidos.

Tracy McGrady
assina pelos Knicks


Depois de muitos avanços e retrocessos, está finalizada a transferência de Tracy McGrady dos Houston Rockets para os New York Knicks, numa negociações em que também entra os Sacramento Kings. Os Knicks cederam aos Rockets os passes de Jared Jeffries e Jordan Hill e as duas primeiras voltas no "draft" da NBA de 2011 e 2012. Depois, a equipa de Houston contratou aos Kings Kevin Martin e Hilton Armstrong, mas, em compensações, o clube de Sacramento garantiu Joey Dorsey e Carl Landry dos Rockets. Além que Larry Hughes, dos Knicks, foi para os Sacramento Kings.

Miccoli compra brinco
de Maradona em leilão

O jogador italiano Fabrizio Miccoli, do Palermo, disse a uma rádio local que foi ele o responsável pela compra, por 25 mil euros , do brinco de Diego Maradona leiloado pelas dívidas do técnico da Argentina com a receita. No leilão, que ocorreu em Janeiro, uma mulher efetuou a compra e não quis relevar sua identidade ou se havia sido enviada por alguém.

O atacante do Palermo já tinha mostrado o desejo de comprar o brinco confiscado, já que se diz fã de Maradona, mas ainda não revelou se o devolverá ao ídolo argentino. Em 18 de Setembro, a receita federal confiscou de Maradona os brincos que usava enquanto fazia tratamento para emagrecimento na Itália. A medida fazia parte das acções para recuperar o dinheiro que o técnico argentino deve ao Fisco, que chega a 37 milhões de euros.