Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

Substituto de Lam j treina com os seniores

Valdia Kiambata - 16 de Setembro, 2010

Joo Victor j treina com a equipa principal do Petro de Luanda

Fotografia: Dombele Bernardo

Jogar na posição de guarda-redes, João Victor afirma que não foi fácil a sua integração. "Foi um pouco difícil, pois não era meu desejo jogar futebol, embora tivesse jeito para tal. A pressão de alguns amigos fez com que encarasse a modalidade de forma mais séria", diz. Um ano depois de ter abraçado o futebol a título federado, ascendeu à categoria de juvenil, fruto das suas boas qualidades técnicas e dedicação. Aos 15 anos de idade, a sua prestação esteve acima das expectativas, porquanto, tão logo começou a treinar, passou a titular.

João diz que a sua adaptação ao grupo aconteceu de forma natural, porque, em termos técnicos, já estava preparado, faltava-lhe apenas "rotina em competições oficias". Adiantou ainda que encontrou vários jogadores na sua posição, mas conseguiu impor-se.
Embora jogue como titular, o jovem atleta reconhece os seus limites. "Tenho algumas dificuldades relacionadas com a componente defensiva, mas penso que é de todos os jovens dos escalões de formação". Para superar todas as dificuldades próprias de uma carreira desportiva, João tem o apoio da mãe e do irmão.

Talenteo reconhecido

O técnico da equipa principal do Petro de Luanda, Bernardino Pedroto, também não ficou indiferente ao talento do jovem guarda-redes. Com apenas 16 anos, João Victor já treina com os séniores. Gradualmente, foi marcando presença nos treinos da equipa principal e o convívio com estrelas como Lamá, Chara, Malamba passou a ser um hábito. Apesar de ser uma aposta forte do treinador para o futuro, João ainda dá o seu contributo quando necessário à equipa de juniores. Para uma posição cada vez mais específica no futebol, João Victor sempre apresentou qualidades que lhe abrem as melhores perspectivas para o futuro. Mentalmente evoluído, o guardião apresenta uma assinalável colocação entre os postes, dando segurança à sua defesa.

Fâ de Lamá

O jovem futebolista diz ser fã de Lamá, guarda-redes do Petro de Luanda e da Selecção Nacional de futebol. Além fronteiras, é adepto do Manchester United e admirador de Cristiano Ronaldo, craque português do Real Madrid."É um jogador que dá nas vistas e gosto da sua maneira de jogar", explica. Nos tempos livres, gosta de cozinhar. Tem o arroz com peixe grelhado como prato preferido. Em casa, faz trabalhos domésticos, como lavar a loiça, carregar água, arrumar e limpar o pó, tarefas que divide com a revisão das matérias escolares e a televisão. Além de futebolista, João Victor pretende ser engenheiro de construção civil. 

>> Por dentro

Nome: João Pedro Victor 
Idade: 18 anos
Nacionalidade: Angolana
Altura: 1,85 cm
Peso: 85 Kg
Clube: Petro de Luanda
Modalidade: Futebol
Tabaco: Não  
Bebida: Sumos naturais
Calçado: 41
Musica: Kuduro
Hobby: Leitura e música
Cor preferida: Vermelha
Religião: Católica
Calor ou cacimbo: Cacimbo
Filmes: Acção