Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

Tive que me empenhar bastante para ganhar dois títulos

Manuel Cardoso - 18 de Maio, 2010

João Afonso Gaspar do Amaral começou a praticar xadrez, em 2005

Fotografia: José Soares

Em 2007, John participou no campeonato provincial e ficou em 7º lugar. "Foi um campeonato muito difícil. O Yuri António, da escola Progresso-Macovi foi o adversário mais difícil no confronto que tivemos", sublinhou.

Em 2008 participou no campeonato provincial de xadrez, tendo ficado em 6º lugar, defrontando jogadores mais experientes que ele, alguns até favoritos ao título, foi uma experiência boa, e aprendeu muito nesta prova.

No mesmo ano por dificuldade financeira, o Núcleo de Xadrez da Vila Alice, não participou no campeonato nacional. 2009 foi para si um ano de muita glória, depois de ter saído de um campeonato difícil. "Tive que me empenhar bastante para ganhar dois títulos; campeão provincial juvenil e campeão nacional da mesma categoria", disse. Embora tenha ganhado o campeonato provincial juvenil de xadrez, não era o sério candidato ao título, pois havia jogadores influentes neste campeonato, como Fernando Cacunda,Vanderson Dias, Sílvio Famoroso, etc.

Em nove pontos possíveis, fez oito e meio, no provincial. No nacional em sete possíveis, fez seis e meio. Este ano ainda não teve sucesso nos torneios em que participou. O seu grande fã, é o Adérito Pedro da Epal, pelo seu empenho, dedicação à modalidade. O seu prato preferido é  moamba de galinha e sumos naturais a sua bebida preferida.

Nos seus tempos livres, joga hóquei em patins. É estudante da 10ºclasse (Mat-Física) no INE-Marista. Tem como média 15 valores a Matemática e Física. John é adepto do Petro de Luanda. O seu clube no estrangeiro é FC Porto e Leonel Messi do Barcelona é o seu ídolo. Acompanha o fenómeno desportivo através da Rádio 5, Televisão Pública e Jornal dos Desportos.

Perfil

Nome: João Afonso Gaspar
do Amaral
Data de Nascimento: 19/3/ 1994
Naturalidade: Luanda
Nacionalidade: Angolana
Altura-1,70 m
Peso: 67kg
Clube: Petro de Luanda
Modalidade: Xadrez
Tabaco: Não
Bebida: Sumos
Número de calçados: 40
Música: Jazz
Hobby: Leitura
Prato preferido: Moamba de galinha
Cor preferida: Azul
Religião: Católica
Calor ou Cacimbo: Calor
Esplanada ou discoteca: Esplanada
Boleia ou Volante: Boleia
Filmes: Acção
País: Inglaterra
Cidade: Londres