Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

Transferncias de Zlatan Ibrahimovic j movimentaram mais de cem milhes

19 de Julho, 2012

Ibrahimovic uma grande fonte de receitas j que movimenta milhes de euros

Fotografia: AFP

Zlatan Ibrahimovic, de 30 anos, trocou o AC Milan por um novo desafio, representar o Paris Saint-Germain sob comando técnico de Carlo Ancelotti depois de ter jogado em clubes como Malmo, Ajax, Juventus, Inter, Barcelona e AC Milan. Quando em 2001, o avançado sueco trocou o modesto Malmo pelo  histórico europeu Ajax por 7, 5 milhões de euros poucos adivinhariam o percurso circense deste avançado com raízes bósnias e os milhões que viria a movimentar no futebol europeu. No campeonato holandês, Zlatan Ibrahimovic deu nas vistas e despertou o interesse da Juventus. Na altura, Fabio Capello era o treinador da “vecchia signora”, e foram necessários 16 milhões de euros para convencer o Ajax a libertar o seu melhor jogador.

Depois de duas épocas ao serviço Juventus, Zlatan acaba por sair em 2006 devido à despromoção da equipa de Turim na sequência de um escândalo de corrupção. O Inter de Milão paga 24,8 milhões de euros à Juventus e Ibrahimovic segue para Milão onde viria a encontrar mais tarde José Mourinho.
Aborrecido em Itália, onde era constantemente assobiado pelos adeptos, Zlatan Ibrahimovic transfere-se para o Barcelona em 2009 com os catalães a desembolsarem a “módica” quantia de 87,5 milhões de euros pelo internacional sueco.

Na Catalunha, Pep Guardiola e Zlatan não se entendem e o avançado sueco dá sinais de querer sair do Barcelona, onde nunca se adaptou ao estilo de jogo. Apesar Em 2010, o Barcelona “despacha” o avançado para o AC Milan com Berlusconi a desembolsar 30 milhões de euros. No AC Milan, Zlatan Ibrahimovic volta aos golos, às boas exibições e aos títulos, tornando-se num ídolo para os adeptos a par de Robinho e Pato. Na próxima época, Zlatan Ibrahimovic estreia-se no campeonato francês ao serviço do PSG, que pagou 24 milhões de euros para garantir os serviços de um avançado que por onde passou sagrou-se sempre campeão, à excepção dos suecos do Malmo.


MANCHESTER UNITED
Clube mais valioso do mundo pela Forbes

A revista americana “Forbes” divulgou, na segunda-feira, uma nova lista com os clubes mais valiosos do Mundo. Cotado em cerca de 90 mil milhões de dólares, o Manchester United apareceu no topo do ranking e superou as demais agremiações de outras modalidades. O clube ainda teve uma larga vantagem sobre o Real Madrid, segundo classificado, com um  património estimado 7,6 mil milhões de dólares. O top dez da lista estipulada pela publicação americana também traz mais duas equipas.

O Barcelona aparece em oitavo lugar, enquanto o Arsenal é o décimo. O clube catalão subiu 18 posições em relação ao ano passado. A valorização deve-se, em grande parte, ao modo como o argentino Lionel Messi estourou no mundo esportivo, além dos inúmeros títulos conquistados pelo técnico Pep Guardiola nos últimos anos. Quem também tem presença maciça na lista são os clubes de basebol e futebol americano. As equipas dominam o topo do ranking e deixam equipas de outros desportos em em posições inferiores.

OS DEZ PRIMEIROS

1- Manchester United
(2,23 mil milhões de dólares)
2- Real Madrid
(1,88 mil milhões)
3- New York Yankees
(1,85 mil milhões)
4- Dallas Cowboys
(1, 85 mil milhões)
5 - Washington Redskins
(1,56 mil milhões)
6 - Los Angeles Dodgers
(1,40 mil milhões)
7- New England Patriots
(1,40 mil milhões)
8 - Barcelona
(1,31 mil milhões)
9 - New York Giants
(1,30 mil milhões)
10 - Arsenal (1,29 mil milhões).

SEM CLUBE
Ricardo Carvalho
prepara saída


Fora dos planos do Real Madrid para 2012/13, o defesa central português Ricardo Carvalho estuda a saída para os ingleses do Tottenham ou AC Milan da Itália. Ricardo Carvalho voltou a não participar, na segunda-feira, no treino do Real Madrid, com a devida autorização pela direcção do clube. O central está de saída dos merengues - Tottenham e Milan são os pretendentes - e repetiu a ausência da véspera, naquele que foi o primeiro dia de trabalhos do plantel de José Mourinho na época 2012/13. O argentino Gago, que também não figura nos planos de Mourinho para esta época, foi o outro ausente da sessão matutina de hoje dos madridistas.


FC DO PORTO
Martínez é reforço


Muita tinta escorreu nos jornais diários portugueses, em torno da especulação criada à volta da contratação de Jackson Martínez, por parte do FC Porto. A verdade é que o negócio foi hoje confirmado pelo próprio jogador, neste momento ao serviço da sua selecção. “Sinto-me muito bem, estou feliz e tranquilo. Sempre tive a ambição de sair, limitei-me a esperar pela minha oportunidade e, agora, tenho de aproveitá-la”, diz o avançado colombiano, citado pelo site mexicano oem.com.  “Até determinada altura tudo o que sabia era através de vocês (imprensa), mas agora as coisas são diferentes”, explica Jackson Martínez, que diz estar “focado” na seleção da Colômbia. “Depois, sim, começarei a pensar na minha transferência para o FC Porto”, conclui o avançado colombiano.


APOSTAS
Bolt em vantagem sobre Blake


O jamaicano Usain Bolt parte para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 com alguma vantagem sobre o compatriota Yohan Blake para as provas dos 100 e 200 metros, eles que são os grandes favoritos à medalha de ouro. Para a Betclic um triunfo de Bolt nos 100 metros tem uma odd de 1,72, o que corresponde a 72 cêntimos de lucro por cada euro apostado, contra 2,50 de Blake (1,50 euros de lucro por cada euro apostado). Os jamaicanos deixam a concorrência a muita distância com o norte-americano Tyson Gay a fechar o pódio com uma odd de 13,00: 12 euros de lucro por cada euro apostado, o que demonstra bem o favoritismo de Bolt e Blake. Já nos 200 metros a vitória de Bolt parece ser ainda mais provável, pois apresenta uma odd de 1,52 (52 cêntimos de lucro por cada euro apostado), contra 2,65 de Blake (1,65 euros de lucro por cada euro apostado).