Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

Turistas podem ter roteiro durante o Mundial

Hélder Jeremias - 30 de Julho, 2013

Participantes e turistas para o mundial podem adquirir o roteiro a partir do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro segundo os responsáveis pelo turismo

Fotografia: Jornal dos Desportos

A empresa Welcome to Angola está a trabalhar na criação de um roteiro turístico para os participantes e turistas que vêm ao país por ocasião do Campeonato do Mundo de Hóquei em patins, que se disputa de 20 a 26 de Setembro próximo.A Welcome to Angola tem contrato firmado com o Cohoquei, para a divulgação do certame nas redes sociais, e tem a publicação quinzenal de uma revista (distribuída de forma gratuita) e mapas de Angola com a discrição das potencialidades turísticas.

De acordo com Brigite Costa, coordenadora da empresa, a pretensão é fornecer o roteiro turístico de forma gratuita a todos os participantes e turistas que desembarcarem no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro e às unidades hoteleiras. Segundo Brigite Costa este instrumento vai fazer grande diferença na história do turismo nacional, porque, através dele, o cidadão passa a ter um guião com poucas dificuldades de se movimentar pelo país, e pode efectuar contactos com locais onde queira deleitar-se durante a sua estada.

“O mapa em formato de papel, de modo que o visitante possa andar com ele no bolso, tal como se faz nas grandes metrópoles, possa estar mais habilitado a movimentar-se e ter a sua opção entre os diversos serviços que lhe são oferecidos. Estes mapas, à semelhança da revista Expresso, são distribuídos gratuitamente nos aeroportos, locais de restauração, alojamento e outros”, disse.A coordenadora da empresa Welcome to Angola, Brigite Costa, louvou a iniciativa das autoridades nacionais em acolher no país a 41ª edição do campeonato do mundo de hóquei em patins, “porque o evento vai revolucionar a industria do turismo”.

Em Angola
Eventos desportivos aumentam experiência 


A experiência acumulada aquando da realização de eventos desportivos continentais permite a Welcome to Angola trabalhar de forma tranquila para o sucesso da tarefa turística no âmbito do Mundial, segundo Brigite Costa.Para além de participações em acontecimentos desportivos, a Welcome to Angola colaborou no projecto de eleição das “Sete maravilhas” do país.“Temos parceria com o projecto Sete maravilhas, estivemos no Palanca Parade, temos conexão com o Infotour e Miniotour. Apoiamos e damos relevância a exposição de tudo o que se passa a nível de eventos em Angola. Pela experiência que temos, podemos afirmar que as potencialidades turísticas são enormes e que o Campeonato Mundial vem para despertar o Mundo quão generosa foi a natureza para com este lindo país” frisou.

“O portal turístico de Angola é a principal ferramenta que utilizamos para divulgar toda a informação relevante ao Mundial, turisticamente falando, e também a nível de negócios. Tivemos recentemente na Filda, onde montamos um Stand para dar a conhecer ao público a realização do Campeonato do Mundo e o balanço superou as nossas expectativas”, acrescenta.De uma forma geral a empresa fornece informação sobre serviços de apoio, desde a restauração e todas as vertentes que o evento vai englobar, com o turismo incluído.

Informação
Consultas ao portal
crescem no exterior


Mais de 27 mil pessoas são seguidoras do portal da empresa Welcome to Angola, na obtenção de informações sobre o Campeonato do Mundo de hóquei em patins.Esta informação leva a coordenadora da Welcome to Angola a acreditar que o país vai ter em Setembro a presença de pessoas de várias nacionalidades, para “unir o útil ao agradável” ou seja “assistir o primeiro Mundial em África e desfrutar do turismo de alta qualidade que as belezas de Angola oferecem”.

Para Brigite Costa o Mundial traz ao país inúmeras vantagens no ramo do turismo. Na sua opinião, Angola só tem a ganhar com a aposta que se está a fazer. “Em breve este ramo pode desfrutar de importante proveito para os cofres do Estado e proporcionar postos de emprego a milhares de pessoas”, previu.Brigite Costa considera ainda uma visão estratégica o investimento que se tem vindo a fazer com a realização de acontecimentos de grande magnitude.

Europa
Revista Expresso
ajuda na divulgação


A revista “Expresso”, impressa quinzenalmente em Portugal, em simultâneo com o jornal com o mesmo nome, permite que a informação sobre o mundial circule a nível da União Europeia, segundo Brigite Costa.No entanto, o portal continua a ser o meio de maior referência por estar ao alcance de todos em qualquer parte do Mundo.“Fizemos entrevistas com o presidente da Federação Angolana de Patinagem, Alberto Jaime “Calabeto” que foram postas a circular nos nossos meios, entre outras informações de relevo. Hoje as pessoas já têm uma ideia clara sobre a organização de um campeonato de grande nível organizativo. Os turistas podem gozar dias inesquecíveis, não só em Luanda como no Namibe, onde se disputam os jogos”, disse.

Rede hoteleira está pronta
para divulgação do mundial


As unidades hoteleiras do país mostram-se receptivas em colaborar na divulgação do campeonato do Mundo, segundo Brigite Costa, coordenadora.A dirigente considerou o vínculo entre o Ministério da Hotelaria e Turismo e a empresa que dirige como um dos pilares para que a informação seja fluida no que tange à qualidade de serviços oferecidos. Na opinião de Brigite Costa a facilidade com que os agentes hoteleiros abordam as questões práticas e a eficiência dos seus funcionários tem grande influência na organização do Campeonato Mundial, na medida em que as equipas e outros visitantes devem sentir-se bem acarinhados.

A responsável destacou ainda o facto de quase todos os funcionários do seu balcão terem conhecimentos básicos das línguas mais faladas pelos países participantes, com predominância no inglês, francês e espanhol.“Temos uma parceria muito saudável com as unidades hoteleiras e o Ministério da Hotelaria e Turismo, que representam a base para que os visitantes estejam bem hospedados, os hotéis forneceram-nos as informações mais pertinentes que vão constar do mapa a ser divulgado em breve, no qual o turista pode ler nos três idiomas mais falados”, previu.

Programas
extra jogos


O Mirador da Lua, viagens de lazer, Parque da Quissama, Cabo Ledo, Ilha de Luanda, entre outras paisagens, fazem parte do leque do programa extra jogos que a Welcome to Angola divulga no seu portal da Internet.Os visitantes obtêm no site informações sobre a gastronomia angolana e os lugares especializados em iguarias típicas.

“O Infortour dispõe de pacotes muito interessantes para o turismo e nós passamos toda informação através do nosso portal. A qualidade de turismo que se pratica está a suscitar muito interesse por parte dos potenciais visitantes, o que deixa antever muitas viagens de lazer aos locais mais apetecíveis, tais como Cabo Ledo, Miradouro da Lua, Parque da Quissama e Ilha do Cabo, para só citar estes, além da rica gastronomia nacional”, revela.

Por altura da prova
Empresa quer reforçar quadro de funcionários


A Welcome to Angola prevê aumentar o número de funcionários para dar resposta às exigências do Mundial. De acordo com Brigite Costa por altura do Campeonato do Mundo o volume de trabalho vai aumentar e vai haver necessidade de colocar funcionários nas cidades de Luanda e Namibe.Brigite Costa não avançou números, mas revela que os funcionários vão estar desde as recepções das equipas até à despedida.

“A nossa equipa é pequena. Nós não oferecemos pacotes e não possuímos qualquer agência, mas apoiamos os nossos parceiros. A título de exemplo, vamos elaborar o mapa turístico de Benguela e Lobito no mês de Setembro e temos parceria com a Cuca, Casinos, empresas que também jogam papel importante no Turismo”, refere.“Na altura do campeonato, o volume de trabalho vai aumentar porque entrámos para a parte mais técnica, daí que prevemos contratar alguns funcionários para nos ajudar a levar a cabo o leque de actividades que vamos ter sob nossa responsabilidade, desde a recepção das equipas aos apoios aos visitantes, que apresentarem qualquer dificuldade.

INQUÉRITO
Quais são as vantagens do Campeonato Mundial para o ramo do turismo no país?


JOSILDO ZANGUE
Funcionário público

“As vantagens são várias, uma vez que o país vai passar a ser mais conhecido e vai atrair a vinda de muitos visitantes que, certamente, vão fazer questão de regressar com mais frequência e convidar outras pessoas para conhecer a beleza da nossa natureza. Com mais turistas no país, temos mais hotéis e mais jovens a trabalhar neste ramo importante”.


SONG VICTOR
Estudante

“O mundial já começou a trazer as suas vantagens para o desenvolvimento do turismo a partir da altura em que foram erguidos novos hotéis.Contudo, a vinda de pessoas de várias nacionalidades, por altura da competição, é  um chamariz para todos aqueles que não querem perder a oportunidade de conhecer os melhores lugares que existem em Angola. Numa só palavra o país passa a ganhar muito com o turismo”.


ALCINO MIGUEL 
Técnico de manutenção

“Cidadãos de vários países não tinham qualquer informação sobre Angola, mas desde que foi atribuído ao país a organização do evento, estas pessoas começaram a procurar informações. Desta forma, teremos, a par das delegações dos países participantes, muita gente que vem para ver a grande festa mundial no primeiro país africano. O campeonato do Mundo é um postal de Angola para dar maior dinâmica ao ramo do turismo”.