Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

"Vamos chegar final e vencer o CAN 2010"

Joo Carmo, no Lubango - 25 de Janeiro, 2010

Peter Odemwingie, est confiante na conquista do terceiro ttulo

Fotografia: Jornal dos Desportos

O médio da selecção nigeriana, Peter Odemwingie, está confiante na conquista do terceiro título pelas Super Águias na XXVII edição da Taça de África das Nações Orange Angola 2010. Odemwingie, um dos futebolistas de referência da selecção nigeriana, e mesmo da prova, além de marcar dois belos golos diante de Moçambique, no jogo da terceira jornada da primeira fase, tem feito um CAN irrepreensível. O atleta do Locomotiv da Rússia, apesar do "black out" que se assiste nas hostes dos nigerianos, foi amável com o "Jornal dos Desportos" com o qual manteve uma conversa amena

O camisola 11 das Super Águias é de opinião que as selecções africanas estão cada vez mais fortes, facto que o leva a acreditar que "já não há selecções favoritas". Ainda assim, acredita que o seu país tem potencial e um leque de atletas capaz de levar para casa a medalha de ouro.

Como avalia a prestação da selecção da Nigéria na Taça de África das Nações Orange Angola 2010?
"Penso que estamos a nos comportar bem. No primeiro jogo perdemos, mas foi com uma grande selecção, o Egipto, que conserva dois título africanos consecutivos. Depois disso, procuramos concentrar-nos para o segundo jogo, contra o Benin, trabalhando arduamente, e acabámos por vencê-lo. O mesmo aconteceu no terceiro jogo da primeira fase, diante de Moçambique. A Nigéria é uma selecção que vai subindo de produtividade de jogo para jogo até atingir a sua melhor forma".

Você acredita na possibilidade de a Nigéria chegar à final da prova, a julgar pelos adversários que passaram para a segunda fase da competição? 
"Acredito. Jogamos um bom futebol, temos potencial, um bom leque de jogadores. Basta-nos ter um bom sistema de jogo, estarmos bem táctica e tecnicamente para conseguirmos o que queremos. Acredito que com maior ou menor dificuldade vamos chegar à final e vencer o CAN-2010".

Odemwingie fala
num jogo difícil hoje

A primeira informação da organização da prova dizia que vocês jogariam com os Camarões nos quartos-de-final. Como seria para si, ter de enfrentar os Leões Indomáveis nos quartos-de-final?
"Poderia ser um grande jogo, com uma selecção que possui no seu leque jogadores que jogam nas melhores equipas da Europa e do mundo. Seria agradável jogarmos contra os Leões Indomáveis. Porém, actualmente em África não há selecções favoritas, pois, a qualidade do futebol de cada país está a melhorar a cada dia que passa. De qualquer forma, caso o emparceiramento fosse esse, entraríamos no jogo para ganhar, porque é a única forma de seguirmos em frente, atingirmos à final e conquistarmos o troféu".

Ao que parece, a prestação dos atacantes está ser um tanto fraca, uma vez que os médios, como é o seu caso, é quem estão a marcar golos. O que dizer disso?
"Acho que estamos a fazer muitos golos, o que é o mais importante. Temos marcado golos em todos os jogos, por isso, estamos todos felizes, independentemente da posição e daquele que marca. Apesar dos três golos que sofremos na primeira partida, diante do Egipto, penso que a defesa se tem comportado bem".

Amanhã (hoje) a Nigéria defronta a Zâmbia no quartos-de-final. Como encara esse jogo?
"A Zâmbia é uma selecção que está a jogar um bom futebol. Por este facto, penso que o jogo está longe de ser fácil para nós. Ainda assim, temos de entrar para ganhar e continuarmos a sonhar com a conquista do título africano".

Sendo uma das principais unidades da sua selecção, qual é a sua ambição para este campeonato. Vai continuar a marcar alguns golos?
"A minha ambição é a mesma de toda a selecção: conseguir a medalha de ouro que há muitos anos nos foge".                                
                                                                                                                                             


VISTA DA CHELA
O Jamba e a bíblia
 

Já falei nesse mesmo espaço que o nosso dia-a-dia na cidade do Lubango, Huíla, tem sido mais do que acompanhar as sessões de treinos e os jogos das selecções que estiveram ou estão nessa bela região de Angola. Visitas dos ilustres turistas (nacionais e estrangeiros) em alguns locais históricos e turísticos da região, como a Fenda da Tundavala e o Cristo Rei, só para citar esses, têm feito parte do nosso trabalho, o que tem ajudado também a "chutar" o stress para bem longe da "nossa área".

O pessoal que está na "casa mãe" e que cobre o CAN pelas Edições Novembro, Jornal dos Desportos e Jornal de Angola, também têm as suas convicções religiosas. Por isso, ontem, à semelhança de outros domingos, foi dia para adorar a Deus. Com católicos, Testemunhas de Jeová, metodistas, pentecostes e da Igreja Universal do Reino de Deus, sem esquecer, logicamente, os mundanos, a dividirem o "espaço comum", ontem, perdeu quem não respondeu ao convite de um dos companheiros para assistir a missa numa das Igrejas da capital huilana. O caso não foi para menos.

Postos na Igreja, por questões óbvias prefiro não citar qual, um caso marcou todos que acompanhavam o culto. Após saudar os irmãos, o homem de Deus no alto do púlpito apresentava com toda elegância o tema do dia. Todos, sem excepção, acompanham com a máxima atenção o que o pastor transmitia. Porém, o homem de Deus acabou por “cometer” um "grande pecado". É que ao se referir que a bíblia diz no salmos: 18, uma voz adulta, mas vinda de uma criança, o menino Jamba, de 7 anos de idade, irrompeu logo, para espanto de todos, dizendo ao pastor que "a bíblia diz que vais apanhar... umas bofetadas!". Pânico na Igreja.

Todos não queriam acreditar. O pai da Jamba, um senhor na casa dos 50 anos, não conseguiu falar nada ao petiz. Ficou largos minutos mudo, espantado mesmo com a atitude do seu rapazito, enquanto o pastor "matava-se " de tanto rir. Contudo, a atitude do menino Jamba serviu de reflexão para todos sobre o conteúdo dos programas televisivos que as nossas crianças assistem. Aliás, o pastor fez questão de referir-se sobre esse aspecto. Ao Jamba um recado: Essa de que a biblia diz que "vais apanhar" é coisa do Nagrelha & CIA, porque as escrituras sagradas transmitem apenas mensagens de valor. Por isso, candengue, estás perdoado em nome do Senhor!.