Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

Vavá quer jogar nos séniores

Valódia Kambata - 22 de Setembro, 2010

Vladimiro Cassule Sebastião é atleta do Estevada Escola Futebol Clube do Cazenga

Fotografia: Jornal dos Desportos

Vavá é também um jogador que faz da sua velocidade o seu principal cartão-de-visita. Como todos os grandes talentos, alia também à sua compleição física e capacidade explosiva uma capacidade de finta fora do normal. Por vezes, algo extravagante de mais e surpreendente para alguns, que Vavá encarrega-se de dissipar qualquer dúvida com excelentes momentos de finalização. Para a idade, apresenta já um nível de objectividade extremamente elevado, o que deixa o director da  Escola Estevada, com uma excelente arma para a frente do ataque da sua formação.

 Gosta de desequilibrar a partir dos flancos, procurando sempre movimentos de ruptura, em drible, fruto da sua inteligência com a bola nos pés, para facturar. No entanto, devido às suas características (inteligência, cultura táctica, eficácia), passou a ser testado em outros lugares, nomeadamente a ponta de lança. É de espantar a polivalência de um jovem de tenra idade mas, sobretudo, a eficácia e qualidade com que ele efectua todas as funções.

O talento de futebol, integra a equipa da Escola Estevada, e já pensa em atingir a breve trecho, o escalão sénior. Considerado por muitos como uma das principais promessas do futebol da Estevada Escola Futebol Clube do Cazenga, da actualidade, o trajecto deste jovem jogador tem sido observado por olheiros de muitos clubes da capital.

Futuro promissor

Esteves Francisco, treinador da equipa júnior do Estevada Escola Futebol Clube do Cazenga, considerou o seu pupilo como um atleta a ter em conta no futuro. Segundo o treinador," Vavá é o jogador que está há mais tempo no clube dentre os que fazem parte da equipa. Trata-se de um atleta muito bom". O seu maior desejo é concluir a formação académica e tornar-se engenheiro de petróleos. "Cada um tem o seu sonho. Enquanto uns sonham em ficar ricos outros querem formar-se. Só o tempo dirá qual a melhor opção", ironizou. A par disso, diz que tem tido apoio moral por parte da família, embora soubesse que não seria fácil conciliar os estudos e o desporto, uma situação que só mais tarde conseguiu ultrapassar.

>> Por dentro

Nome: Vladimiro  Cassule Sebastião
Data de nascimento: 11/04/ 1997
Nacionalidade: Angolana
Altura: 1,53 cm
Peso: 60 Kg
Clube: Estevada Escola Futebol Clube do Cazenga
Modalidade: Futebol
Bebida: Sumos
Calçado: 40
Música: Kuduro
Hobby: Leitura e música
Cor preferida: Vermelha
Religião: Testemunha de Jeová
Calor ou cacimbo: Cacimbo
Filmes: Acção