Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Reportagens

Z quer atingir a categoria snior

Sardinha Teixeira - 10 de Março, 2010

Antnio Jos Andr ala direito, dos infantis do Interc Sport Club de Viana.

Fotografia: Jornal dos Desportos

Zé começou a jogar futebol aos sete anos de idade no bairro em companhia de amigos. Nascido numa família humilde, ingressou nas camadas jovens do clube do Interc Sport Club em Abril do ano passado por querer seguir as pisadas de um amigo que já milita há sensivelmente dois anos naquela agremiação desportiva. Desde que está no clube, o rapaz já deu mostras que terá um futuro brilhante no futebol, desde que treine com seriedade, pois, é um jogador habilidoso e inteligente com uma boa visão de jogo.

Admirador confesso de Mabiná, Zé confessa que também gosta de ver jogar Fofana e  Dany e espera jogar como eles no futuro. Além de jogar futebol, estuda a  6ª classe numa das escolas de Viana, onde procura manter uma boa relação com os seus colegas. "Além de jogador quero ser médico para poder ajudar as pessoas que sofrem muito por causa das doenças e porque hoje em dia alguns médicos não dão muita atenção aos pacientes, o que faz com que muitos morram por falta de assistência" diz o jovem jogador.

Indagado sobre o que acha dos motivos que levam muitos miúdos a escolherem a rua como casa, Zé, é de opinião que " muitos fogem de casa por causa dos maus tratos das madrastas ou padrastos, outros, porque os próprios pais negligenciam cuidar deles e ainda outros porque preferem viver sem o controlo dos pais para fazerem o que bem entenderem. Mas acho que o Governo pode ajudar para acabar com este mal que afecta as crianças."

O seu maior sonho como futebolista é atingir o escalão de seniores do clube para ajudar a ganhar muitos títulos e ao mesmo tempo almeja atingir a selecção nacional, os Palancas Negras. No campeonato municipal de iniciados em Viana, normalmente ele joga a titular. O seu treinador, José Fernandes Gaspar Neto, sublinhou que, " se ele continuar a estudar e ter o apoio de seus pais e com a nossa ajuda como treinador, teremos um futuro substituto de jogadores como Fofafa, Dany e outros.

Trata-se de uma séria promessa do futebol angolano não só para o Interc como para a selecção nacional. Ele tem boas qualidades, embora seja um pouco preguiçoso, o que é normal na sua idade, mas ele tem tudo para vir a ser um grande jogador".

Perfil

Nome completo: António José André
Filiação: André Mateus e Maria José
Idadse: 14 anos
Naturalidade: Luanda
Musica: Semba
Bebida: Sumos de manga e pêssego
Filmes: Acção
Hooby: Ver e ler tudo sobre futebol
Prato: Fungi com Kizaca e peixe
Cor: Vermelho
Clube: Interc Sport Club
Sonho: Ser um grande jogador e médico
Calçado: 28
Altura: 1,32 cm
Religião: Católica