Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

A firmeza dos libolenses

Melo Clemente - 01 de Fevereiro, 2014

Grmio de Calulo lidera a tabela de classificao do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos agora com 20 pontos

Fotografia: Jornal dos Desportos

A formação do Recreativo do Libolo continua de pedra e cal no comando da 36ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em masculinos, BAI Basket, agora com 20 pontos na tabela classificativa.

Depois de ter fracasso na fase final da Taça dos Clubes campeões Africanos, onde ocupou o terceiro lugar, sem conseguir o ambicionado título continental, Norberto Alves, técnico português ao serviço do Recreativo do Libolo, não tem dado facilidades aos seus adversários.Com a competição a entrar na segunda volta da fase regular, os libolenses detém o recorde de dez vitórias consecutivas, somando, por isso, 20 pontos, contra 19 da formação do 1º de Agosto, que ocupa o segundo lugar.

Com um plantel recheado de estrelas, casos de Carlos Morais, Olímpio Cipriano, Eduardo Mingas, entre outros, a formação do Recreativo do Libolo tem superado de forma natural os seus principais concorrentes na luta pelo ceptro nacional.

Depois de ter passado pelo 1º de Agosto, actual campeão nacional em título e africano, e o Grupo Desportivo Interclube, ontem foi a vez do Petro de Luanda, equipa que regressou recentemente de Houston, Estados Unidos, onde cumpriu um curto estágio.Afinal, quem vai conseguir quebrar a invencibilidade dos libolenses?


Moda
Sara Sampaio sonha ser actriz

A modelo portuguesa Sara Sampaio revelou em entrevista à revista «Hola!» que sonha ser actriz. Na semana da moda de Barcelona, onde ontem esteve numa acção de promoção da marca Morellato, a adepta do FC Porto admitiu que entrou no mundo da moda «por acaso» depois de ganhar um concurso. «Queria ser actriz e pensei que a moda podia abrir portas para a representação. Após o concurso, propuseram-me ser modelo e aceitei», recordou. Considerada pelos leitores da publicação «modelo revelação 2013», a jovem, de 22 anos, não deixa de parte o desejo de representar. «Entre os meus planos para o futuro está ser actriz. Vou fazê-lo de certeza!», afirmou, convicta.


Em Barcelona
Nome da filha de Puyol criticado

O defesa-central do Barcelona Carles Puyol e Vanesa Lorenzo estão a ser alvo de críticas por causa do nome que escolheram dar à primeira filha: Manuela. Para os independentistas da Catalunha não se trata de um nome catalão. Nas redes sociais houve quem tenha até proposto alternativas ao casal e feito comentários contra o jogador. «Pensei que eras mais catalão, afinal só tens a braçadeira com a bandeira de Catalunha porque sim», lê-se numa das críticas a Puyol, que acompanhou ontem a manequim e a pequena Manuela à saída da maternidade.


Sensualidade
Scarlett Johansson banida do Super Bowl

Considerada a mulher mais sexy do Mundo em 2013, Scarlett Johansson viu o anúncio que protagoniza ser banido do Super Bowl. A actriz empresta a imagem às bebidas da SodaStream, empresa israelita com uma fábrica na Cisjordânia.
 A campanha, que se refere directamente a duas marcas de bebidas bem conhecidas, ia ser apresentada no intervalo do jogo de domingo, mas terá sido rejeitada. Ao «USA Today», Daniel Birbaum, CEO da Soda Stream, afirmou que a FOX «teve medo da Coca-Cola e da Pepsi». E por associar-se à esta campanha a actriz já não é embaixadora da associação humanitária Oxfam, que considera a promoção incompatível com o cargo de Johansson. Afinal, a organização «opõe-se a todo o comércio oriundo das zonas de colonatos israelitas, ilegais ao abrigo da lei internacional», refere em comunicado.


Atentados de Boston
Pedida pena de morte para o suspeito

O responsável pela Justiça norte-americana referiu na quinta-feira que vai ser solicitada a pena de morte para Djokhar Tsarnaev, acusado de executar, com o seu irmão, o duplo atentado da maratona de Boston, que provocou três mortos em 2013.  “Depois de ter examinado os factos, as legislações em vigor e os elementos submetidos pelo advogado de acusação, decidi que os Estados Unidos vão requerer a pena de morte neste caso”, referiu o também procurador-geral, Eric Holder, em comunicado. O duplo atentado na maratona de Boston (nordeste dos Estados Unidos), a 15 de Abril de 2013, fez três mortos e 264 feridos. Na sequência dos atentados, Djokhar, 19 anos, um muçulmano norte-americano de origem chechena, acabou por ser detido após uma intensa perseguição policial.
O seu irmão Tamerlan, 26 anos, considerado mais radical, foi morto num confronto com a polícia a 18 de Abril. Na sua primeira comparência em tribunal, Djokhar declarou-se inocente, apesar de enfrentar acusações por 30 actos, 17 dos quais passíveis da pena capital.


»BREVES


Jéssica e Eduardo terminam relação
Apesar de estar em excelente forma dentro das pistas, Jéssica Augusto não está a passar a melhor fase a nível pessoal! Conforme noticiou o «Correio da Manhã», a maratonista já não namora com o guarda-redes do Sporting de Braga, Eduardo. Os dois mantinham uma relação há mais de 15 anos e o fim apanhou todos de surpresa e não deixou ninguém indiferente. A publicação avança mesmo que Jéssica Augusto deve ter uma nova paixão.


Grazi Massafera unida a Romário 

A actriz Grazi Massafera e o antigo craque brasileiro Romário juntaram-se para serem as novas caras da Devassa, marca da cerveja oficial do desfile das escolas de samba, no Carnaval do Rio de Janeiro. O tema deste ano é «pelada» – que significa jogo de futebol – e o ex-futebolista encontra-se radiante por fazer parte desta iniciativa. «Nunca gostei de cerveja, mas adoro futebol. O tema é a minha cara», comentou Romário, que também falou sobre o Mundial’2014: «Temos de apoiar para ser um grande evento e para que o Brasil seja campeão».