Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

Adeus a fundista paralmpico

09 de Dezembro, 2013

Sorrisos na final da cerimnia da Taa Lwini foi substitudo por lgrimas pelo passamento fsico do fundista angolano Alfredo Jinga

Fotografia: Jornal dos Desportos


O atleta paralímpico Alfredo Jinga faleceu no último sábado, após sentir-se mal no fim da corrida de dez quilómetros da “Taça Lwini”. A informação é da Angop que cita a confirmação do secretário-geral do Comité Paralímpico Angolano (CPA), António da Luz. O fundista dos 400 e 800 metros cortou a meta no Complexo da Cidadela, mas depois convulsionou e recebeu imediatamente tratamento médico no local. Face à situação, foi transportado  para o Hospital Américo Boavida, onde veio a morrer horas depois.

De acordo com o responsável do CPA, a causa da morte do atleta da província de Malange devia ser comunicada ontem, mas até a hora do fecho da edição desconhecia-se a informação. A direcção do CPA continua a prestar apoio à família enlutada até ao dia das exéquias, que podem decorrer na terra natal do malogrado. Em vida, Alfredo Jinga era um atleta com várias participações com as cores das selecções angolanas de atletismo, destacando-se os Jogos Pan-africanos de 2007, na Argélia, e nos Jogos da Lusofonia, em Portugal, no ano de 2011, onde conquistou a medalha de prata.

Além de ter participado na prova de atletismo da presente edição da Taça Lwini, o desportista paralímpico defendeu à baliza do Misto de Malange no torneio de futebol com muletas, decorrido no estádio da Cidadela Desportiva. A polivalência de Alfredo Jinga tornou-o num atleta que vai marcar a história do desporto nacional, em particular, o desporto paralímpico. Ao longo de 19 anos de existência do Comité Paralímpico Angolano é a primeira vez que se regista um caso de morte de um atleta durante uma competição.

DEL POTRO
O ano de 2013 não representou apenas uma grande época no circuito profissional da ATP para Juan Martín del Potro. Actualmente na quinta posição do ranking, o argentino arranjou um namoro com a modelo Julia Rohden e o relacionamento foi noticiado pelo jornal local La Nación. O relacionamento entre o tenista e a modelo tornou-se conhecido, depois que ambos foram vistos no Aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires, a regressar juntos à Argentina de um voo proveniente de Miami. Julia, 18 anos, é modelo nascida na província de Misiones, no nordeste argentino, próxima da fronteira com o Brasil, o seu nome de baptismo é Gladis, mas decidiu mudá-lo para Julia. A nova namorada de Del Potro foi eleita “modelo do ano” do país em 2010, aos 16 anos.

Punidos por Mandela
A Federação Turca de Futebol abriu processos disciplinares aos costa-marfinenses Didier Drogba e Emmanuel Eboue por terem prestado tributo a Nelson Mandela num jogo do campeonato, informou a imprensa local. Drogba, avançado do Galatasaray, despiu a camisola do clube no final do jogo com o Elazigspor, na última sexta-feira, para exibir uma t-shirt com a inscrição “Thank You Madiba” (Obrigado Madiba), em alusão ao ex-Presidente da África do Sul, que morreu na quinta-feira, aos 95 anos. O colega e compatriota Eboue também homenageou o líder da luta contra o apartheid, ao envergar um t-shirt em que se podia ler “Rest in Peace Nelson Mandela” (Descansa em Paz Nelson Mandela). A Federação avançou com procedimentos disciplinares, porque os jogadores infringiram a norma que proíbe a exibição de slogans e mensagens políticas.

ESTÁTUA
Eusébio sem bola


A estátua de Eusébio, que está situada junto à porta 18 do Estádio da Luz, apareceu subitamente sem bola, o que faz com que o Pantera Negra esteja a rematar... para o ar. A “fotografia” inestética deve-se ao facto de a bola ter sido vandalizada (foi pintada), o que levou a que os encarnados a tenham retirado, nos últimos dias, de forma a ser restaurada. No lugar da bola está um buraco no chão, fazendo com que a estátua esteja incompleta, sendo o facto perceptível aos mais atentos e que por ali passam.

Esta não foi a primeira vez que a estátua foi vandalizada. Já em Dezembro de 2000, o símbolo que homenageia Eusébio apareceu com danos. Nesta altura, este acto foi apontado a adeptos sportinguistas, numa suposta retaliação pelo facto de a estátua do leão de Alvalade ter aparecido pintada de vermelho.

Desta vez está por explicar o que sucedeu para levar os dirigentes das águias a retirarem a bola da estátua, que foi inaugurada no dia em que Eusébio completou 50 anos, e foi oferecida por um adepto radicado nos Estados Unidos da América. Este é um assunto que tem levantado uma série de questões na blogosfera, onde adeptos do Benfica têm comentado a ausência da bola junto aos pés de Eusébio.


MUNDIAL 2014
A equipa mais sexy em campo

Depois do sorteio da fase de grupos do Campeonato do Mundo, as mulheres e as namoradas das estrelas da competição podem dar outro brilho aos estádios brasileiros. O Jornal dos Desportos retrata aquilo que pode ser o onze ideal e o mais sexy do Brasil’2014. Depois de Luduvine Sagna, a mulher de Bacary Sagna (da selecção da França), hoje vamos conhecer as namoradas de Ozil e de Cristiano Ronaldo. Mandy Capriston, namora o médio do Arsenal Mesut Özil (Alemanha) há um ano. Os dois vivem juntos na Inglaterra e a manequim revela ser uma fã incondicional da equipa líder do campeonato de futebol inglês.

Irina Shayk forma com o capitão da selecção portuguesa um dos casais mais mediáticos do mundo do futebol. A top-model russa soma inúmeros trabalhos de moda, na área da publicidade e no próximo ano vai estrear-se como actriz num filme sobre o herói Hércules. O namoro com CR7 foi tornado público em 2010, antes de este rumar ao Mundial na África do Sul.

Jamie Lee Darley é outro nome do onze ideal. A namorada de Sacha Kljestan (EUA) tem 27 anos, nasceu na Inglaterra, mas foi nos EUA que encontrou a sua casa. Enquanto universitária praticou voleibol. Celebrizou-se em 2009 num desfile da Victoria’s Secret e, recentemente, estreou-se na TV ao participar na série “Entourage”. Namora há quatro anos com o médio norte-americano. Amanhã há mais….