Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

Angolanas em Espanha

08 de Novembro, 2013

Atletas estrangeiros vão estar alojadas no Futungo II e no Centro de Reabilitação Física de Viana

Fotografia: Jornal dos Desportos

Teresa Leite e Juliana Machado embarcam na próxima terça-feira para Espanha à procura de uma lugar no andebol espanhol, no âmbito do protocolo assinado entre o 1º de Agosto e o Guardéz.

As campeãs africanas de juniores, Teresa Leite, de 18 anos, e Juliana Machado, de 19, despertaram o interesse do Guardéz, equipa da liga principal espanhola.

O interesse pela ponta-direita Juliana Machado é antigo, mas por falta de disponibilidade financeira, só agora se conseguiu formalizar a transferência.
As jogadoras estiveram recentemente ao serviço da Selecção Nacional de juniores e sagraram-se campeãs africanas no Congo Brazzaville. Juliana foi a melhor marcadora do “sete” nacional durante a competição.

A equipa de andebol do Guardéz foi criada em finais dos anos 60 e no presente campeonato espanhol ocupa a quarta posição da liga com dez pontos, menos quatro que o líder Bera Bera, numa altura em que estão disputadas sete jornadas.

A presença de Teresa Leite e Juliana Machado em Espanha resulta de um processo de integração de craques angolanas naquele campeonato. Muito recentemente, a meia-distância do 1º de Agosto, Azenaide Carlos, era o rosto mais visível do andebol angolano em Espanha. A falta de dinheiro da equipa esteve na base do regresso da angolana ao país.


TALISCA REIS
Taekwondista exibe sensualidade


Talisca Reis é atleta de taekwondo, mas podia facilmente ser modelo. Dona de um corpo escultural, a atleta foi eleita a segunda mais bela da modalidade. A Federação de Taekwondo de Andorra apresentou um projecto, durante o último Campeonato Mundial, que pretende tornar os uniformes das atletas mais sensuais para popularizar o desporto. Talisca Reis lançou um ensaio fotográfico com um dobok mais curto que o normal.

A musa do taekwondo brasileiro já afirmou ter o sonho de conciliar a carreira no taekwondo com a de modelo. Talisca Reis chamou a atenção dos media em Abril deste ano quando conseguiu arrecadar mais de dois mil dólares norte-americanos (cerca de 195 mil kwanzas) através de um site que dava prémios para quem contribuísse. O dinheiro foi utilizado para a sua viagem ao Open do Canadá de Taekwondo.

A morena começou a lutar aos sete anos de idade, quando morou no interior de Goiás. Apesar de ter o sonho de conquistar uma medalha nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, Talisca Reis prepara-se para o Grand Prix de Taekwondo, que se disputa em Londres, de 13 a 15 de Dezembro.


DAVID BECKHAM
Embaixador da Sky Academy

David Beckham continua a promover o desporto, mesmo retirado do futebol. O inglês fá-lo como embaixador da Sky Academy, que pretende dar oportunidade aos mais jovens. “Este trabalho visa dar outras opções às crianças, de forma a tornarem-se pessoas com melhor formação”, disse o inglês na apresentação do projecto, que vai estar presente no Reino Unido. A iniciativa abrange o desporto, arte e televisão. Estão incluídos estágios curriculares e oportunidades de emprego no canal de TV Sky.


ROGER FEDERER

No pódio da publicidade


A agência Euromericas Sport Marketing publicou uma lista dos dez desportistas mais bem pagos para fazer publicidade. Segundo o ranking, Leo Messi encontra-se mais bem posicionado do que Cristiano Ronaldo. O argentino está na sexta  posição com ganhos avaliados em 42,1 milhões de euros (cerca de 5,5 mil milhões de kwanzas) por ano.

O craque do Real Madrid soma anualmente 37,7 milhões de euros (cerca de 4,9 mil milhões de kwanzas) e está na oitava posição. O pódio da lista pertence a Roger Federer, que amealhou 50,3 milhões de euros (cerca de 6,6 mil milhões de kwanzas) em campanhas de imagem e de publicidade.

Em segundo lugar está Kobe Bryant, com 48,8 milhões (cerca de 6,4 mil milhões de kwanzas) e em terceiro, LeBron James, com 47,3 milhões de euros (cerca de 6,2 mil milhões de kwanzas).


BREVES

Craques alemães pilotam A 380

Mesut Ozil, Lukas Podolski e Per Mertesacker, jogadores alemães do Arsenal, aceitaram o desafio dos ingleses da equipa e aterraram num A 380 da Emirates Airlines através de um simulador. Na Emirates Aviation Experience, em Londres, os craques passaram momentos divertidos e conseguiram pilotar um avião, superando assim os companheiros ingleses. “Acho que me saí bem, mas vou continuar a ser passageiro e nunca piloto”, garantiu Ozil.

Neymar e Bruna em noite austríaca

A relação de Neymar e Bruna Marquezine vai de coração aberto e as saudades são vencidas por telefonemas e redes sociais. Depois de pedir fim à invasão da privacidade às “Neymarzetes”, o brasileiro prepara um encontro-relâmpago com a sua namorada, na Áustria. A actriz brasileira vai à Áustria em trabalho este mês e o craque de Barcelona vai fazer uma viagem de um dia para matar saudades. Assim, Neymar pode livrar-se das falsas Neymarzetes pelo menos durante 24 horas.


Ronaldo contesta oposição de Romário

Ronaldo e Romário foram companheiros no campo, mas hoje estão em lados opostos. Ronaldo é membro do Comité Organizador Local do Brasil’2014 em futebol e Romário é deputado Federal. O mundial é uma pulga que “morde” Romário. Nos seus comentários apimenta contra a realização dos jogos. Em Londres, Ronaldo enviou-lhe uma resposta: “É muito fácil alguém ser oposição, tentar destruir, sentado em sua casa, sem acreditar no projecto e em nada e só tentar destruir os outros”.


Romário rebate críticas de Ronaldo
Após o ex-atacante Ronaldo soltar o verbo contra os constantes ataques do actual deputado Federal, Romário respondeu às acusações. Na sua conta oficial do Facebook, o “génio da grande área”, com a sua língua afiada, voltou a comentar sobre a falta de incentivos noutras áreas necessitadas e os altos custos para o Mundial. Sem papas na língua, Romário afirmou que adora mulheres, numa suposta alusão no envolvimento de Ronaldo com travestis.