Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

Angolano de "ouro" em Chicago

Francisco Carvalho - 23 de Agosto, 2013

Walter Faustino exibe a bandeira nacional no pdio mais alto do Open Internacional

Fotografia: Jornal dos Desportos

Depois de trazer ao país a primeira medalha de ouro do campeonato do Mundo de Jiu Jitsu Brasileiro, em 2011, competição realizada no Dubai (Emirados Árabe Unidos), o angolano Walter Faustino volta a erguer a bandeira de Angola.

Quis o destino que a roda dentada e a catana cravadas na bandeira de Angola fossem os ícones mais vistos no pódio do Open Internacional de Verão de Chicago de 2013, realizado entre 17 e 18 de Agosto na Universidade Estatal de Chicago.

A trajectória de sucesso de Walter Faustino no Open Internacional de Verão de Chicago 2013 começou com uma vitória sobre o búlgaro Lyubomir Drachev, nos oitavos-de-final. A experiência do actual bi-campeão africano sobrepôs-se à do atleta europeu, que não resistiu à pressão.

Nos quartos-de-final, Walter Faustino voltou a erguer o punho forte do campeão mundial de 2011. A tenacidade e a vontade de vencer fizeram do angolano uma “fera” perante o americano John Peterson. A sequência de pontapés fortes no rosto de John Peterson deixou-o tonto e, consequentemente, provocou a derrota. A presença do americano Ashur Darmo nas meias-finais apontava para o resgate do bom-nome dos Estados Unidos, mas a intenção foi frustrada. Walter Faustino estava determinado a levar a bandeira angolana ao pódio. O combate equilibrado, inicialmente, deu lugar a “chuva” de golpes contra Ashur Darmo. As palmas e sussurros da plateia encheram de orgulho Walter Fautino.

No combate da final, Walter Faustino voltou a defrontar um americano. Desta vez, coube a Phillip Burgraff limpar a imagem de “tantas surras”, mas a sorte esteve do lado certo.

O orgulho de ser angolano “pintou” a sala de jogos da Universidade Estatal de Chicago no final de combate. O desfraldar da bandeira nacional tomou conta da comitiva nacional. Os parabéns vinham de todos os adversários e da organização.

Com a consagração no Open Internacional de Verão de Chicago, Walter Faustino colecciona na carreira duas medalhas de ouro em competições internacionais.


BRASIL
Wizard Girls na festa NBA 3X


O NBA 3X chega pela primeira vez ao Rio de Janeiro, após duas edições na cidade de São Paulo-Brasil, com promessa de espectáculo à claque do Rio de Janeiro.O evento vai ser comandado pelo astro brasileiro Anderson Varejão com realização no final de semana dos dias 31 de Agosto e 1 de Setembro, no Parque de Madureira, vai contar com as presenças de Benny, The Bull, famoso mascote do Chicago Bulls, e das Wizard Girls,”cheerleaders” da equipa de Washington. Anderson Varejão exaltou que o NBA 3X chegou ao Brasil e conquistou o público, pois é um evento bem pensado, que reúne entretenimento e desporto. O modo de participação dos fãs no NBA 3X, em Maio, na cidade de São Paulo, a interacção, brincadeiras, principalmente, a competição entre as pessoas de idades diferentes dá garantias a Varejão que a edição do Rio de Janeiro vai levar as pessoas a muita diversão. No NBA 3X, os fãs de basquetebol vão disputar torneios de equipas formadas por três atletas, divididos em categorias sub-13, sub-16, sub-18 e os mais de 18 anos - masculino e feminino. Entre os prémios distribuídos, estão produtos oficiais da NBA, League Pass (pacote que permite assistir aos jogos online), entre outros.
Outras atracções como as clínicas NBA Cares e desafios de três pontos, habilidades e afundanços também vão estar disponíveis no local.


BREVES

COLEEN ROONEY

Em momento íntimo com filhos


Coleen Rooney, a mulher do futebolista inglês Wayne Rooney, decidiu partilhar com os seus admiradores uma fotografia deliciosa dos dois filhos do casal – Klay, recém-nascido, e Kai, de 4 anos. “Bom-dia”, escreveu na sua página do Facebook, como legenda da imagem dos meninos aconchegados e a acabar de acordar. O jogador do Manchester United vive uma fase de indecisão profissional, pois não é segredo que quer deixar os “red devils”. Apesar de tudo, no primeiro jogo frente ao Swansea City, o atacante acabou por actuar, entrou na segunda parte.


KOBE BRYANT

Técnico de celebridades


Em fase de recuperação de uma lesão no tendão de Aquiles, o extremo-base Kobe Byant ainda não sabe se vai actuar na partida contra o Los Angeles Clippers, no dia 29 de Outubro, na abertura da próxima época da National Basketball Association (NBA). Entretanto, o atleta do Los Angeles Lakers sabe que está confirmado como treinador numa partida amistosa, nos dias 26 e 27 de Setembro, na Knights Arena, em Dubai (Emirados Árabes Unidos). O principal jogador da equipa californiana nos últimos anos e um dos grandes nomes da história do desporto vai estar à frente do “Team Black Mamba”, um combinado de celebridades locais e de norte-americanas. A lista de participantes vai ser confirmada na próxima segunda-feira, mas o rapper Soulja Boy já está incluso. Do outro lado da quadra, Kobe Bryant vai encontrar uma equipa formada por ex-jogadores do Real Madrid.

Importantes nomes do basquetebol do clube espanhol, como Juan Antonio Corbalán, Rafa Rullán, Joe Arlauckas e Juan Manuel López Iturriaga, já estão garantidos na Knights Arena. O embate amistoso é uma iniciativa do projecto Kobe Bryant Health & Fitness Weekend. A principal intenção do acontecimento é a consciencialização sobre a diabetes, doença que atinge uma em cada cinco pessoas que tem entre 20 e 80 anos de idade.


DUNGA
Palhaço é no picadeiro


O técnico da equipa brasileira Internacional, Dunga, falou pela primeira vez após as duras críticas do humorista Marcius Melhem, feitas no programa Redação SporTV, na última segunda-feira. Na ocasião, o actor afirmou que o capitão do “tetra” devia “ser banido do desporto”.  Ao contrário do esperado, o treinador manteve a calma e respondeu às perguntas em conferência de imprensa com muita serenidade e sem alterar o tom de voz.

“Ele é humorista. Cada palhaço no seu picadeiro. Não o conheço, não sei qual é a sua conduta. Nós do futebol, ficamos expostos. Quem vem, fala sem conhecer a sua vida. Quem precisa de responder como é a minha vida do desporto é o adepto e vocês da imprensa. O que esse rapaz fez para a nação brasileira?”, comentou Dunga.

No seu discurso, Dunga também lembrou que o trabalho como treinador deixa-lhe mais sujeito às críticas do que no seu tempo como jogador e capitão da selecção brasileira. No programa, Marcius Melhem defendeu o Dunga jogador e disse que apenas o Dunga treinador, irritadiço e mal-humorado devia ser banido do futebol, para o bem do técnico e do desporto.


Neymar testa habilidades no basquetebol
O novo craque do Barcelona, Neymar, postou um vídeo na sua página do Instagram a arriscar as suas habilidades no basquetebol. Em dia de folga, o futebolista ainda postou uma foto, onde aparece ao lado dos seus amigos, a relaxar e aproveitar o dia de sol em Barcelona. Na última quarta-feira, o atacante do Barcelona disputou a primeira final da Supertaça de Espanha com a camisola dos culés, contra o Atlético de Madrid.


Shannon Brown faz afundanço no chão
Não é nada agradável quando um atleta profissional dá vexame diante de uma grande plateia. Foi o que aconteceu com o jogador da NBA Shannon Brown. Em partida de demonstração na Lituânia, o extremo do Phoenix Suns aprontou uma “humilhação” enorme. Na tentativa de fazer um afundanço, saltou por cima de três pessoas, Shannon Brown escorregou e caiu com as nádegas no chão. Os espectadores ficaram divididos entre o sorriso e a comoção.