Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

Aniversrio da FAF passa despercebido

10 de Agosto, 2012

Instalaes da Cidadela Desportiva so a segunda casa da FAF

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Federação Angolana de Futebol (FAF) comemorou quarta-feira o seu 33º aniversário tendo a data passado despercebida por grande parte dos seus membros e massa associativa. A boa maneira angolana, os aniversários são comemorados com pompa e circunstância ou com um bolo simbólico e o respectivo champanhe. Contudo, há quem comemore a data de aniversário com reflexão. Ao que tudo indica foi esta a situação da FAF.

O organismo liderado por Pedro Neto deixou passar despercebida a data, no seu primeiro ano de mandato, que podia ter sido aproveitada para realçar os feitos alcançados. Em suma para reflexão. Pedro Neto é o quinto presidente de direcção. A FAF foi criada a 9 de Agosto de 1979 e teve como primeiro presidente Eduardo Santos até 1984. Depois foi liderada por José António Fernandes (já falecido) de 1984 a 1990. Armando Machado assumiu o comando da instituição durante nove anos (até 1999). Seguiu-se Justino Fernandes, que foi o presidente com mandato mais prolongado (11 anos e mais alguns meses) e agora Pedro Neto, desde 2011. 

A primeira sede da instituição funcionou num dos edifícios da Marginal de Luanda, tendo em 2008 sido transferido todo o seu aparato para a sede da Cidadela Desportiva, onde funciona até aos dias de hoje. Futuramente, ou seja em 2013, pode ser transferida para a nova casa que está na parte final dos acabamentos, no projecto Nova Vida, no município do Kialmba Kiaxi. Parabéns a FAF.


Londres/2012

Madara aponta dardo aos corações


Provavelmente o nome Madara Palameika não lhe diz muito. Aos 25 anos, não passaria de mais uma atleta a participar nos Jogos Olímpicos de Londres, mas após carimbar a passagem à final do lançamento do dardo, o Mundo acordou para os talentos da letã. Talentos vários, note-se. Antes de ter ultrapassado os 60 metros na qualificação, que decorreu na terça-feira, Madara havia sido protagonista da edição de Julho da “Playboy” da Letónia onde, tal como acontece na versão portuguesa, não cedeu ao nu integral. Não virá daí grande mal ao Mundo: com 76 kg distribuídos pelo seu 1,83 m, Madara Palameika já é uma das musas destas Olimpíadas e, por sua causa, muitos vão virar as suas atenções para a final do lançamento do dardo, que se disputa hoje.


BREVES


Portugal
Xutos na Meia-Maratona


Este ano a Meia-Maratona de Portugal, que se realiza a 30 de Setembro, vai inovar com uma componente musical, e por isso mesmo a prova passa a ser designada Vodafone Meia-Maratona RTP Rock ‘n’ Roll. E já são conhecidos os nomes dos artistas presentes nos dez palcos instalados ao longo da prova, assim como no final. Monkey Flash, Back Radiophone, October Flight, DJ MEGA HITS, Remote, DJ RR, Gonçalo Bilé, DJ RFM, Pitt Broken e Alberto Índio vão animar o percurso, enquanto Xutos, Luís Represas e João Gil fecham a prova. As inscrições já estão abertas nas agências Banif


Jogos Olímpicos

João Pedro Monteiro sorteia polo


O mesa-tenista João Pedro Monteiro – que integrou a equipa portuguesa que nos Jogos Olímpicos de Londres chegou aos quartos-de-final, com Tiago Apolónia e Marcos Freitas, tendo perdido com a formação da Coreia do Sul, a n.º 2 a nível mundial – quer agradecer a todos os que enviaram mensagens de apoio e, por isso mesmo, decidiu sortear um dos polos com que participou na competição, que decorre na capital britânica. Para que se possa habilitar a ganhar a camisola, juntamente com um poster e um postal autografados pelo próprio, só tem de ir à página de Facebook do atleta, de 28 anos, e deixar um comentário com as palavras João Monteiro e ténis de mesa. O passatempo irá decorrer até 29 de Agosto, dia do seu aniversário. Não perca tempo, seja criativo e habilite-se a ser o vencedor escolhido por João Pedro Monteiro.


Amor

Nicole confia em Lewis Hamilton
Antes de Lewis Hamilton ter sido apanhado com dez mulheres numa festa que durou até altas horas da madrugada, Nicole Scherzinger deu uma entrevista à revista “Cosmopolitan” onde afirmava que a “confiança e a comunicação” eram a chave para a relação dos dois. Pois parece que essa confiança continua de pé, já que a cantora, de 34 anos, fez ouvidos moucos à história reproduzida pelo “The Sun” e continua feliz com o piloto de Fórmula 1. Hamilton colocou no Twitter uma foto num momento de descontração com a namorada e a festa parece estar definitivamente esquecida...


Jessica e um encontro de campeões

Andar nos transportes especiais para os atletas dos Jogos Olímpicos de Londres pode promover encontros inesperados. Basta perguntar a Jessica Augusto, que apanhou o mesmo autocarro que, nada mais nada menos que... Usain Bolt e Yohan Blake! Sem demoras, Jessica tirou fotos com os homens mais rápidos do Mundo para mais tarde partilhar com os seus amigos no Facebook.


A agente Nina Kristin
Chama-se Nina Kristin, tem 28 anos e é conhecida na Alemanha por ter posado para a “Playboy”. Mas esta beldade quer agora juntar-se ao mundo do futebol… sendo agente desportiva, para o qual diz já estar inscrita na federação alemã de futebol. E a razão para tal mudança de profissão é fácil de explicar: “Tenho vários amigos futebolistas e eles estão constantemente a queixar-se que os agentes se aproveitam.