Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

Atletas com direitos iguais

Joo Francisco - 06 de Julho, 2012

Leonel da Rocha Pinto entrega ao Vice-Presidente da Repblica um diploma

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Executivo reserva igual responsabilidade à promoção de actividades desportivas dos portadores de deficiência, considerados atletas com necessidades especiais. Este gesto de nobreza foi reconhecido pelo presidente do Comité Paralímpico Angolano (CPA), Leonel da Rocha Pinto, ao fazer a entrega do diploma e da salva que simboliza o apoio, na cerimónia de despedida da missão Olímpica para os X Jogos Paralímpicos de Londres.

O Vice-Presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santo, que representou o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, no jantar que o Executivo ofereceu às delegações, retribuiu o gesto renovando os votos de contínuo apoio a esta franja da sociedade, muitos dos quais deram o seu contributo para a independência e para a paz no país.

Exemplos como o de José Armando Sayovo, que perdeu a visão devido a um engenho explosivo durante a guerra que assolou o país, são hoje uma referência do desporto mundial. Angola inscreveu o nome na elite dos Jogos Paralímpicos e campeonatos do Mundo através de Sayovo. Maria Estefânia, Ângelo Londoka, entre outros, passam de facto um rico legado às novas gerações. Bem haja o desporto angolano nos Jogos Olímpicos de Londres’2012.

TOCHA OLÍMPICA
Idoso rejeitado em Londres


O Comité Organizador Local dos Jogos Olímpicos de Londres rejeitou a presença de Jack Denness, na estafeta da tocha olímpica. O idoso de 78 anos de idade ainda pode ter uma oportunidade de carregar a tocha olímpica. Natural de Rochester, cidade do condado de Kent, no sul da Ingleterra, o mais velho conta com o apoio de Boris Johnson, presidente da Câmara de Londres, que se sensibilizou com o caso e disse ser possível incluir Denness na última hora da estafeta. A história de Jack Denness é curiosa. Para arrecadar fundos para caridade, atravessou 12 vezes o Vale da Morte, localizado no Deserto de Mojave, na Califórnia, Estados Unidos. O inglês, somando todas as jornadas, percorreu 250 km e conseguiu juntar 100 mil libras (cerca de 15,3 milhões de kwanzas). Apesar do feito, o Comité organizador Local dos Jogos Olímpicos de Londres não aceitou a sua candidatura como carregador da tocha. O presidente disse ao jornal “The Independent” que não sabia o que fazer pelo idoso neste momento tardio, mas devia entrar em contacto com a organização e tentaria encontrar algum papel para pessoas como ele. Através de um porta-voz, o Comité organizador Local afirmou que se reveria o pedido de Denness caso o presidente pedisse. A estafeta da tocha chega a Rochester no dia 20 de Julho.

»BREVES

SANTIAGO SILVA

Atacante rouba câmara


O que acontece quando se perde um título? A resposta vem da América do Sul. Irritado após a derrota na final da Taça Libertadores (vencida pela equipa brasileira do Corinthians), na última quarta-feira, o atacante uruguaio Santiago Silva roubou a câmara de Rogério Voldan, repórter de imagem da Rit TV, enquanto passava pela zona mista. O profissional fez o Boletim de ocorrências e agentes da Polícia tiveram de intervir na situação. Foram ao balneário da equipa do Boca Juniors e recuperaram o equipamento furtado pelo atleta da equipa argentina, que teve uma passagem sem sucesso pelo Corinthians.

LULA DA SILVA
Mundial de Clubes é um sonho


Encantado com a conquista da Taça Libertadores na última quarta-feira, o ex-presidente brasileiro Luís Inácio Lula da Silva afirmou a uma rádio brasileira que pretende ir ao Japão acompanhar o Corinthians, o seu clube do coração, no Mundial de Clubes da Fifa, que vai ser realizado no final deste ano. Recuperado de um cancro na laringe, Lula disse que deseja estar vivo para acompanhar a equipa na busca do segundo título mundial. “Essa é uma coisa que, se Deus quiser, espero estar vivo para ir lá (no Japão)”, disse o ex-presidente. Optimista com as oportunidades da equipa brasileira no Mundial de Clubes, Lula afirmou que a equipa comandada pelo técnico Tite tem condições de bater o Chelsea numa possível final da competição. “Vamos enfrentar o Chelsea, que foi campeão europeu, mas é mais fraco do que Real Madrid, Barcelona, Bayern de Munique. É mais fraco que os principais clubes europeus. O Corinthians tem condição de enfrentar o Chelsea de igual para igual”, disse Lula.

ACIDENTE
Maria de Villota perde visão


O acidente sofrido pela piloto Maria de Villota durante um teste numa base aérea de Duxford teve um resultado péssimo para a espanhola. Os médicos do hospital Addenbrroke realizaram uma cirurgia para reparar as fracturas no crânio e na face. De Villota perdeu o olho direito, seriamente lesionado, e a equipa, através do seu dirigente John Booth, lamentou o ocorrido. O responsável disse que a piloto foi submetida a uma cirurgia demorada para tratar de um grave problema e agradeceu a atenção médica prestada a Maria, às equipas de neurologistas e de cirurgia plástica e à sua família. Os cuidados com a piloto e com o bem-estar da sua família vão continuar a ser prioridade da equipa da Fórmula 1 Marussia.

Albiol goza férias nos braços de Alicia
Os craques da selecção espanhola gozam os primeiros dias de férias, depois do título no Euro’2012. É o caso de Raúl Albiol que rapidamente correu para os braços da sua bela mulher, Alicia Roig, mãe de Azahara, de três anos, e Alma, de dois. O jogador do Real Madrid aproveitou ainda para apostar num novo visual, que partilhou com os seus admiradores no Twitter: “Olá a tod@s!! Já recuperados da celebração...

Suker lidera Federação croata
O melhor marcador do Mundial de 1998, o antigo avançado Davor Suker, foi nomeado novo presidente da Federação Croata de Futebol. De 44 anos de idade, Suker ficou mandatado para dirigir os destinos da Federação durante dois anos, sucedendo no cargo a Vlatko Markovic, presidente nos últimos 14 anos. Enquanto jogador, Suker, (45 golos), brilhou ao serviço de Osijek, Dínamo Zagreb, Sevilha e Real Madrid.