Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

Baliza com problemas em Londres

22 de Junho, 2012

Baliza angolana fragilizada com as ausncias de Maria Pedro e Odeth Tavares (Foto)

Fotografia: Jornal dos Desportos

As opções para a baliza angolana em Londres recaem para a guarda-redes do Atlético Sport Aviação, Cristina Branco, e para Neide Barbosa, do Petro de Luanda. As duas andebolistas tiveram prestação razoável em Benguela, com destaque para Cristina Branco, que mais tempo de jogo fez à baliza da equipa aviadora. A melhor guarda-redes da actualidade no país, Maria Pedro, abdicou de vestir as cores da camisola nacional por razões “pessoais”. Medida tomada após ver o seu nome riscado da lista que representou o país no Campeonato do Mundo, realizado no Brasil, em Dezembro de 2011, e no Campeonato Africano de Marrocos, em Janeiro de 2012.

Para quem teve a missão de defender a baliza de Angola nos Jogos Pan-africanos de Maputo, em Setembro de 2011, onde mereceu o título de melhor guarda-redes, a ausência nas principais competições internacionais pode estar na base da decisão “pessoal”. Para agravar o quadro, a guarda-redes do 1º de Agosto, Odeth Tavares, também não faz parte da lista de Vivaldo Eduardo. Fontes desportivas alegam que a atleta apresenta “problemas pessoais”. Pessoas ligadas à modalidade afirmam que Cristina Branco e Neide Barbosa não apresentam níveis competitivos elevados.


GP AUSTRÁLIA

Atletas contraem doença respiratória


A Confederação Australiana de Desportos Aquáticos anunciou, na última quarta-feira, o cancelamento do Grand Prix de Camberra, marcado para amanhã e domingo, após dois atletas do pólo aquático e um treinador contraírem pertussis (uma moléstia infecto-contagiosa aguda do aparelho respiratório transmitida pela bactéria Bordetella pertussis). O evento foi cancelado para evitar qualquer risco de infecção, de acordo com a entidade. No comunicado oficial divulgado pela Confederação Australiana, o técnico principal da selecção, Leigh Nugent, disse que o evento serviria como preparação para os Jogos Olímpicos.

“Planeamos este campeonato como uma oportunidade para nos reunir, treinar as estafetas e analisar os tempos de competição dos atletas”, disse. Quanto à estafeta, o treinador disse que estão “confiantes no caminho certo da preparação” e vão “afinar” tudo quando forem a Manchester em Julho. Com a decisão de cancelar o evento, os membros da equipa australiana de desportos aquáticos vão ter de ficar nos seus Estados “natais”, onde vão dar continuidade da preparação para Londres. 


MISSY FRANKLIN
Campeã aposta na diversão


Há um ano, Missy Franklin embarcou num avião para Xangai para disputar o Campeonato Mundial de Natação. A ostentar aparelho nos dentes, conquistou três medalhas de ouro, o melhor momento da sua carreira. Poucos meses depois, Franklin quebrou o seu primeiro recorde mundial. Agora, com 17 anos, está prestes a nadar no seu primeiro Jogos Olímpicos, em Londres. A atleta disse à emissora americana NBC que o evento é uma das competições mais estressantes, segundo ouviu de muitas pessoas. O segredo, de acordo com ela, é chegar em Londres para se divertir, para manter o campeonato excitante e continuar cheia de energia.


SUBORNO DE ECCLESTONE
Banqueiro confessa no Tribunal

O banqueiro Gerhard Gribkowsky, figura central do caso de corrupção relacionado à venda de acções da Fórmula 1, confessou ter recebido suborno do chefão da Fórmula 1, Bernie Ecclestone. Gribkowsky negou ter recebido suborno antes, mas contou, em julgamento em Munique, que recebeu cerca de 60 milhões de dólares norte-americanos de suborno do dirigente da Fórmula 1 nos anos de 2006 e 2007. Na época, Gribskowsky era o chefe do banco alemão BayernLB, que detinha os direitos da F-1. O banqueiro disse ainda que Ecclestone lhe teria dito a seguinte frase: “a prática na F1 é que me ajuda que te ajudarei”.

Ecclestone defendeu-se perante o tribunal, admitindo ter pago o suborno em razão de ter sido ameaçado com chantagem. Livre da acusação, Ecclestone não demonstrou surpresa com os rumos que o caso tomou. “Sabia que diria isso (sobre receber suborno), então talvez agora seja condenado por sete anos em vez de 14. O pobre homem foi bombardeado por todos os lados por 18 meses. Teria dito qualquer coisa para salvar a si mesmo. Seria preso; aconteça o que acontecer”, disse o dirigente ao “Telegraph”.


KEITH COOK
e-mail coloca fora dos Jogos


O esgrimista britânico Keith Cook está de fora dos Jogos Olímpicos de Londres, porque o técnico da selecção não tinha o seu e-mail ou demais contactos detalhados, e, assim, não foi localizado. A confusão aconteceu porque o atleta se desligou da Federação Britânica de Esgrima há dois anos, segundo o jornal “The Sun”. Mas o jornal informa que o treinador da equipa olímpica, Alex Newton, havia dito que o atleta estava a lutar por uma das vagas. Cinco vezes medalhista nos Jogos da Commonwealth, Cook disse que se sente “doente” após do seu sonho olímpico ter acabado.

Sexto melhor colocado na lista de esgrimistas britânicos, disse ainda que ficou “com nojo”, quando descobriu que foi excluído dos Jogos por conta de um endereço de e-mail. Após a história “surreal e louca”, o esgrimista disse que vai “lutar com unhas e dentes” para que situações como essas não aconteçam com os seus alunos, aos quais disse ter ensinado que o caminho do sucesso vem “com trabalho árduo e dedicação”.


»BREVES

Virgem usa alta tecnologia nos treinos    
A atleta norte-americana Lolo Jones, que causou polémica ao admitir que permanecia virgem para esperar o casamento, está a utilizar uma tecnologia avançada para melhorar o seu desempenho durante as competições. Usando câmaras de captura de movimentos, os aparelhos criam imagens 3D do seu treinamento, que são analizadas pelos cientistas da computação, pesquisadores e o seu treinador, Dennis Shaver.

Musa Euro pisca olho a CR7
A saída da Polónia da cena no Euro 2012 não atrapalha Natália Siwiec. A polaca continua em grande. A manequim, considerada a musa da prova, continua a fazer furor e admitiu torcer por Cristiano Ronaldo. “Os golos do Ronaldo foram fantásticos. Finalmente, voltou a jogar como no Real Madrid”, começou por dizer a bela polaca, em declarações ao portal brasileiro Globoesporte, deixando ainda mais elogios ao craque português.