Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

Benguela homenageia desportistas destacados

19 de Fevereiro, 2014

Ex-capit da Seleco Nacional de andebol regozijada com a distino

Fotografia: Jornal dos Desportos

O antigo capitão da Selecção Nacional de futebol Pedro Garcia e a antiga guarda-redes da equipa angolana sénior feminina de andebol Odeth Tavares estão entre as sete personalidades homenageadas no domingo pela comissão organizadora da segunda edição do torneio Amizade em Futsal, um reconhecimento pelo contributo no desenvolvimento do desporto. Na ocasião, foram também contemplados com menções honrosas o vice-presidente e o seccionista do 1º de Maio de Benguela, Rui Araújo e Tini Marcos, para além do ciclista Igor Silva do Benfica de Luanda, campeão absoluto em 2013, e os actuais presidentes das Associações provinciais de Benguela de basquetebol Júlio Paiva, e de Andebol, Rui Ferreira.

O torneio Amizade, cujo troféu foi revalidado pela equipa sénior masculino da empresa Angola Telecom,   distinguiu ainda o veterano Pinto Leite como atleta mais velho da prova.Pedro Garcia em declarações à «Angop», várias vezes internacional ao serviço dos Palancas Negras agradeceu o reconhecimento de que foi alvo por parte da organização da competição, pois é um sinal de testemunho deixado ao longo da carreira enquanto desportista. 

O coordenador da organização, Martins Santana, considerou positivo o evento e prometeu que a próxima edição realiza-se no ano que vem, tendo sempre como objectivo continuar a massificar o futsal em vários escalões. A disputa desta edição do torneio durou dois dias, no Pavilhão do Matrindindi, juntou 16 equipas, entre iniciados, seniores e super seniores em femininos e masculinos das províncias de Benguela, Bengo, Cuanza Sul, Huambo, Huíla, Luanda e Namibe.

Reconhecimento
Red devils rendidos a El Pibe


Maradona surpreendeu os jogadores do Man. United numa sessão de treinos que a equipa fez no Dubai. Eliminado da Taça de Inglaterra, o clube inglês resolveu viajar até aos Emirados Árabes Unidos, onde os atletas ficaram rendidos ao ex-futebolista argentino. «Eu e a lenda» escreveu  Rio Ferdinand na legenda da foto que partilhou nas redes sociais. Robin van Persie também registou o momento. «É muito bom encontrar o meu herói novamente», salientou. Já Juan Mata Garcia anunciou: «Senhoras e senhores, o melhor pé esquerdo de todos os tempos! El Diego.» Jogadores dos red devils deixaram por momentos o estatuto de estrelas de futebol para viver um dia o papel de fãs. Efeitos de El Pibe.

Solidariedade
Rihanna apoia «luta» de atletas


A controversa lei que proíbe a «propaganda homossexual» na Rússia continua a marcar os Jogos Olímpicos de Inverno. Desta vez a voz que se levantou contra esta legislação do Governo russo foi a de Rihanna. E não foi preciso cantar. A cantora publicou uma foto nas redes sociais em que surge de gorro com a sigla P6, ou seja, Princípio 6, o nome da campanha – inspirada na cláusula da Carta Olímpica que garante a não discriminação –, na qual atletas manifestam-se contra as leis homofóbicas nos Jogos de Sochi. Um gesto da estrela pop – regista mais de 34 milhões de seguidores no Twitter – que já teve reacções. «Obrigada, Rihanna, por pronunciar-se a favor do P6 e da igualdade nas olimpíadas», agradeceu a atleta australiana de snowboard Belle Brockhoff que  assumiu a sua homossexualidade.

Polémica
Censurada na Colômbia


Nem todos se renderam ao sensual videoclipe da música «Can’t remember to forget you» de Shakira e Rihanna! No país natal da companheira do jogador Gerard Piqué, poucos dias depois do lançamento das imagens, o político Marco Fidel Ramírez entrou com um pedido à Autoridade Nacional de Televisão para banir o vídeo das televisões colombianas. «Nossa! Shakira, com este vídeo erótico, está a promover o uso de tabaco e tornou-se o pior exemplo para a nossa juventude. O novo vídeo dela é um caso sem-vergonha de lesbianismo e de imoralidade. É um perigo para as crianças», escreveu no Twitter. Porém, os obstáculos não ficam por aqui! Agora foi a vez do estado de Sonora, no México, censurar a cantora com uma lei que proíbe que os pais dêem o nome Shakira às raparigas que nasçam no Estado.

Talento
Mulher de Ricardinho regressa à música

Após três anos de paragem, Ana Duarte Braga, mulher do jogador de futsal Ricardinho, regressou anteontem ao estúdio de música para iniciar a gravação do seu segundo álbum. Ana Duarte, como é conhecida no meio artístico, decidiu fazer um interregno na carreira para acompanhar o marido e também devido ao nascimento da filha, Riana, mas nunca escondeu o desejo de retomar a carreira musical. Um regresso muito aplaudido pelo marido que está em Espanha. «Muito feliz por voltares a fazer o que mais amas e o que melhor sabes... em breve deves  ser reconhecida. Parabéns, minha vida», escreveu o craque do futsal no Instagram, onde mostrou a todos a mulher no regresso ao trabalho. Ficamos a aguardar pelo resultado final...