Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

Campeonatos Africanos de Argel "ofuscam" nacionais de juniores

Josefa Toms - 18 de Janeiro, 2014

Campeonato nacional congrega 33 equipas juniores que vo discutir o ttulo e disputar com muita competitividade

Fotografia: M. Machangomgo

Os campeonatos africanos de andebol, em seniores feminino e masculino, que decorrem em Argel, até ao dia 25 deste mês capitalizam todas as atenções dos críticos, amantes da modalidade e órgãos de comunicação social nacionais.

As razões pelas quais “roubam” grande parte do espaço nos principais noticiários dos órgãos de comunicação social nacionais estão ligadas à constelação de estrelas africanas, a possibilidade da selecção masculina melhorar o sexto lugar da última edição e, o que é mais importante, a grande probabilidade das Pérolas conquistar o 12º título continental.

Entretanto, em Luanda, decorrem desde quinta-feira nos pavilhões principal e anexos da Cidadela Desportiva, os campeonatos nacionais de juniores, em ambas as classes, com 15 equipas em masculino e 18 em feminino mas, ao que tudo indica, não têm a mesma projecção dos juvenis que realizaram os seus campeonatos pouco antes do Africano de Argel.

Uma coincidência do destino reduz os nacionais de juniores a “ flashs” nos principais noticiários nacionais, muito por culpa do calendário escolar, que reserva para o mês de Janeiro a pausa pedagógica geral, do mesmo modo o período ideal para a realização de campeonatos para os estudantes.

Ainda assim, lá estão os juniores, na Cidadela, na luta pelos títulos e melhores lugares da tabela classificativa, com pouco ou muito público, numa maratona de jogos, a ensaiar as melhores técnicas para que amanhã possam desfilar na constelação de estrelas que hoje decorre em Argel.


Surpresa
Vettel foi pai antes do previsto


A velocidade parece estar mesmo nos genes do clã de Sebastian Vettel No passado domingo, o tetracampeão de F1 foi pai pela primeira vez, quase um mês antes do previsto. A bebé nasceu na Suíça, onde o piloto reside com a namorada Hanna Prater. Do nascimento da herdeira de Vettel pouco mais se sabe até porque o alemão sempre foi muito discreto no que diz respeito à sua vida pessoal. Contudo, numa entrevista ao jornal “Bild”, realizada no passado mês de Dezembro, o piloto da Red Bull revelou querer ter uma família numerosa de “três ou quatro filhos”.


NA FIFA
Ex-braço direito de Joseph Blatter
anuncia candidatura à presidência


Jérôme Champagne, antigo braço-direito do presidente da FIFA, Joseph Blatter, deve anunciar a candidatura para suceder a Blatter no comando da entidade responsável pelo futebol mundial, após convocar uma entrevista colectiva em Londres na segunda-feira. Pessoas que acompanham a FiFA especulam há meses sobre os planos de Champagne, após a publicação em 2012 de um documento em que o francês apresentou as suas visões para o futuro e a direcção a ser seguida pelo futebol mundial. Champagne, de 55 anos, que foi secretário-geral da FiFA entre 2002 e 2005 e deixou a entidade em 2010, trabalha actualmente como consultor internacional de futebol em regiões como o Kosovo e os territórios palestinos.


Felicidade
Modelo Elena Gomez 
em fim de gravidez


Falta um mês e meio para  Javi García e a namorada Elena Gomez receberem nos braços o primeiro filho. E enquanto o grande momento não chega, o casal não esconde nas redes sociais a alegria que está a viver. Prova disso é a fotografia que a manequim espanhola publicou ontem no Instagram. Uma imagem da sessão fotográfica na qual a proeminente barriga de grávida é a grande protagonista. “Esperando-te”, escreveu Elena Gomez. O craque também partilhou uma foto da namorada que mereceu o comentário de um colega da sua anterior equipa, o Benfica. “Parabéns, meu amigo Javi. Deus vos abençoe”, escreveu Luisão.


Pepsi
Lionel Messi lidera equipa


Resolvido o problema com Cristiano Ronaldo, de quem fez piada com bonecos de vudu, a Pepsi apresentou agora a equipa de estrelas que vai dar a cara pela campanha da marca neste ano. Um plantel de luxo liderado pelo principal rival do português dentro dos relvados, o argentino do Barcelona Lionel Messi. No total são 19 futebolistas, representantes de 20 países, entre os quais o ex-Benfica e actual Chelsea, David Luiz. “Feliz por fazer parte desta equipa mundial da Pepsi”, escreveu o brasileiro nas redes sociais, onde publicou uma fotografia promocional, em que surge ao lado de Van Persie (Manchester United), Sergio Ramos (Real Madrid), Messi, Sergio “Kun” Agüero (Manchester City) e Jack Wilshere (Arsenal).


BREVES

Kim Sears dá sorte a Murrayo

À segunda ronda do Open da Austrália, Andy Murray obteve uma vitória pelos parciais de 6-2, 6-2 e 7-5 sobre Vincent Millot, passando à próxima fase do torneio. A apoiá-lo nas bancadas em Melbourne estava o seu amuleto da sorte, a namorada Kim Sears. A britânica atraiu atenções no final da partida, quando festejou efusivamente o triunfo do n.º 4 do Mundo que irá agora enfrentar o espanhol Feliciano López.


Mercury participa em ensaio
Daniela Mercury, Margareth Menezes e Armandinho foram os convidados da banda Mametto para mais uma edição do projecto Open Verão, na noite de quinta-feira, em Salvador, Brasil. Ao lado de Ana Mammeto, Daniela cantou e dançou e no final do show recebeu o carinho da mulher, Malu Verçosa. Este ano o Brasil vai realizar o Campeonato do Mundo de futebol e várias actividades sociais serão realizadas.