Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

CHAN enriquece Mambas

07 de Setembro, 2013

Seleco de Moambique vai estrear-se na competio dedicada aos jogadores de campeonatos internos

Fotografia: Jornal dos Desportos

A selecção moçambicana ainda não regressou a casa, depois do inédito apuramento para o CHAN. Os Mambas estão em Joanesburgo a preparar o derradeiro jogo com o Zimbabwe, a contar para o grupo G de apuramento para o Mundial’2014.

Longe do Índico, os jogadores souberam através de Filipe Johane, secretário-geral da federação moçambicana, que cada um vai receber um prémio de 100.000 meticais (cerca de 3.000 dólares norte-americanos) pelo apuramento e outros 10.000 meticais pelo triunfo na eliminatória contra Angola.

O dirigente evitou falar da origem dos prémios, pois não é comum os jogadores moçambicanos receberem tanto dinheiro por uma qualificação. Alguns adeptos chegaram a questionar a seriedade da federação moçambicana, pois o máximo que conseguiu dar até hoje a cada atleta foram 50.000 meticais (cerca de 1.600 dólares), quando a selecção se apurou para o CAN 2010, realizado em Angola.

Antes e depois do empate com Angola era visível o cepticismo que agitava as águas do Índico, motivado em parte pelos maus resultados extramuros. Talvez isso ajude a perceber por que o golo do empate do Benfica de Lisboa diante do Sporting de Portugal tenha mexido mais com a cidade de Maputo.

A qualificação apanhou muita gente de surpresa, mas há esperança de nos próximos dias a sociedade empresarial abrir os cordões à bolsa para meter mais dinheiro nas algibeiras dos pupilos de João Chissano. O treinador ainda não sabe quanto vai receber, mas já tem lugar garantido até 2014.


ROBINHO
Casa assaltada


A casa do atacante brasileiro Robinho, do AC Milan, foi assaltada, informou o jornal italiano La Gazzetta dello Sport. Entre os objectos roubados estão várias jóias, incluindo um relógio Rolex, avaliado em 30.000 euros. Os ladrões aproveitaram a ausência do jogador, que tinha ido buscar a esposa e os filhos ao aeroporto, para invadir o local. Robinho esqueceu-se, presumivelmente, de activar o alarme da residência, escreveu o jornal, que acrescenta não ter a polícia encontrado impressões digitais, o que sugere que os ladrões usaram luvas durante o assalto.


PRÍNCIPE WILLIAM

Anfitrião de jogo


Nas celebrações do 150.º aniversário da Federação Inglesa de Futebol, o Palácio de Buckingham vai realizar, pela primeira vez, um jogo entre os dois clubes amadores mais antigos de Inglaterra. O anfitrião é o príncipe William e o evento vai contar com 150 voluntários. Depois do consentimento da rainha Isabel II para a realização do “duelo”, Tony Stones, o jardineiro de Wembley, vai trabalhar com os jardineiros da família real para criar um campo com a extensão de 40 hectares. Pai há pouco mais de um mês, o príncipe vai estar presente no dia do jogo, agendado para 7 de Outubro.


NAMORADA DE NEYMAR
Bruna Marquezine está na final da versão brasileira de “Dança com as estrelas”. A actriz da TV Globo tem causado sensação como bailarina e está a suar as estopinhas para não fazer má figura no final do programa. Além dos treinos, a namorada de Neymar tenta aprofundar os seus conhecimentos e assiste a alguns vídeos quando chega a casa. A morena confessa que se tem inspirado na cantora Nicole Scherzinger, que se separou este ano do piloto de F1 Lewis Hamilton. “Ela dança muito bem. A dançar tango é surreal”, elogia Bruna Marquezine, que vai tentar ser a vencedora de “Dança com as estrelas”, no dia 15. Neymar vai vê-la?


CORINTHIANS

Estádio Arena Emirates


Popularmente conhecido como Itaquerão, o estádio do Corinthians, que está a ser erguido no estado de São Paulo, Brasil, vai ter um nome oficial: Emirates Arena ou Arena Emirates. O contrato vai ser assinado em breve e deve render aos cofres do clube 225 milhões de dólares (cerca de 21,6 mil milhões de kwanzas), por 20 anos de parceria, de acordo com o jornal “O Estado de S. Paulo”. A direcção corinthiana já aprovou os números do acordo que está, agora, nas mãos dos dirigentes árabes para ser aprovado. Mesmo baptizando o estádio, a Emirates vai dividir o espaço com outras marcas. A única exigência é que as empresas concorrentes ou parceiras dentro do complexo desportivo não sejam do mesmo ramo, como companhias aéreas. O acordo foi considerado um “negócio da China” para o clube do parque São Jorge, já que o valor fechado com a Emirates é cerca de 50 milhões de dólares (cerca de 4,8 mil milhões de kwanzas) superior ao que o Corinthians calculava quando começou a estudar a venda dos “naming rights” da arena.


BREVES

Florentino manda calar adeptos
Durante a apresentação de Bale, o presidente merengue não gostou de ouvir os fãs gritarem por Ozil. A vontade de descrever as características do novo reforço foi interrompida pela falange que tem simpatia e apreço pelo atleta alemão. Florentino Peres recorreu a palavras fortes e mandou-os calar. O público não obedeceu e continuou a gritar pelo nome de Ozil. O médio trocou os merengues pelos guenners por considerar Arsène Wenguer de “nível mundial”.

Lamar internado para reabilitação
Devido aos problemas com álcool e drogas, o basquetebolista Lamar Odom foi internado numa clínica de reabilitação. A notícia surgiu depois de o atleta ser detido por recusar fazer um exame para apurar se conduzia sob o efeito de álcool ou drogas. A informação foi avançada pela revista “People” que cita fontes próximas do ex-jogador dos Los Angeles Lakers, o qual já começou a receber mensagens de apoio nas redes sociais.