Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

Corrida com cerveja

14 de Julho, 2015

Erika Oliveira quer defender desportistas chilenos no parlamento dentro de poucos anos

Fotografia: AFP

O sucesso da fundista chilena, nos Jogos Paramericanos, que decorrem em Toronto, Canadá, obedece ao cumprimento de uma receita especial. A jovem de 40 anos de idade (a completar dentro de seis meses) dá sinais de que a teoria de estar a enferrujar nessa idade é falsa. A chilena corre os 42 quilómetros e poucos metros, disputa provas ao redor do mundo e quer parar somente depois dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Tudo isso deve-se ao pequeno prazer: cerveja, contrariamente à mandioca de Usain Bolt.

A veterana chilena toma uma lata de bebida e depois vai para a cama um dia antes das provas. Isso ajuda a relaxá-la e passa por mais tranquilidade, de acordo com  a fundista.“Isso é um costume que tenho, não digo que dá certo para todo o mundo, mas para mim serve, é útil e relaxa-me muito. Tomo uma lata de cerveja antes e só vou levantar-me no outro dia”, disse a maratonista.

Erika Oliveira sustenta que nunca teve problemas para dormir antes da corrida. “Tenho felicidade para dormir e descansar. É um método que comecei a fazer muitos anos atrás. Agora, é parte das minhas manias antes de uma competição importante”, assegura.A chilena conquistou a medalha de ouro nos Jogos Panamericanos de 1999, em Winnipeg (Canadá) e ainda leva uma vida de estudante. Está no terceiro ano de administração de empresas.Tem uma grande família: quatro filhos. A gestão e a liderança estão associadas à sua vida: alegria da vida.

“O segredo é aplicar o que aprendemos durante os anos e escutar mais o corpo. Manter a alma mais tranquila, porque é a felicidade que nos permite aproveitar a vida, fazer sorrir e com garra e força de vontade”, esclarece.A veterana fundista de 40 anos de idade espera terminar a carreira em 2017. “É lindo despedir-me no Canadá. Ganhei o meu único ouro em Pans em Winnipeg, em 1999, e este é o meu último”, disse com saudades. A competidora é conhecida no seu país por se posicionar em muitas questões desportivas e políticas, algumas de teor crítico. Erika pretende candidatar-se a deputada em 2017 para dar um apoio maior ao desporto chileno, que, segundo ela, está carente de representantes.“As pessoas, que nos representam, não foram desportistas, não sabem o significado disso. Quero mudanças e leis que nos dêem segurança”, justificou

NEYMAR
Festa em Las Vegas


O atacante do Barcelona, Neymar está a aproveitar bem as férias. Agora, a parada é Las Vegas, EUA, onde acompanha a “Fight Week'”, a semana especial de lutas feita pelo UFC para a sua edição 189, no sábado. Neymar foi fotografado e o Twitter oficial do Ultimate postou uma foto do craque numa festa na piscina de um hotel ao lado da ring girl brasileira Camila Oliveira.

“Neymar a curtir a Semana de Luta do UFC com a ring girl Camila Oliveira'”, diz o post do UFC. O jogador também foi fotografado com a loira Jhenny Andrade, também ring girl brasileira, em post no Instagram dela. Pela presença notável, Neymar provavelmente já tinha sido convidado há tempos para o evento, quando José Aldo estava no card. O manauara lesionou uma costela e foi substituído por Chad Mendes, que luta pelo cinturão dos penas contra o irlandês Conor McGregor.