Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

Corrida revista em animao

28 de Abril, 2014

Rever as corridas do campeonato do Mundo em bonecos animados uma opo do canal uma vez que tambm existe a opo real

Fotografia: Reuters

Quem perdeu o último Grande Prémio de Fórmula 1, ou simplesmente quem pretende rever os melhores momentos, pode assistir aos principais acontecimentos de uma maneira um pouco diferente. No canal “Minidrivers” (YouTube), a corrida não é reproduzida na sua forma tradicional, mas sim através de animações. O estilo pode ser alternativo, mas os factos são retratados com exactidão.

O Grande Prémio da China trouxe consigo algumas peripécias: os contactos logo na partida - entre Felipe Massa e Fernando Alonso e entre Valtteri Bottas e Nico Rosberg – os inconvenientes do brasileiro nas boxes, a ultrapassagem de Kamui Kobayashi a Sebastian Vettel, mesmo com uma volta de atraso, e a recuperação do alemão da Mercedes. Tudo isto é narrado ao longo de apenas quatro minutos no canal, sempre com um toque de humor.

Este retrato de contornos cómicos, que arrancou em 2008, não mostra apenas os Grandes Prémios em si. Os “pequenos pilotos” são personificações exactas daqueles que ocupam os monolugares. Deste modo, o optimismo de Daniel Ricciardo, a “simpatia” de Kimi Raikkonen, as revoltas de Vettel e a célebre frase da Ferrari sobre Massa – “Alonso está mais rápido do que tu” – marcam presença em quase todos os vídeos.

A vertente sarcástica do canal alarga-se, inclusive, ao lado de fora das pistas. Na animação do circuito de Xangai, por exemplo, Bernie Ecclestone aparece com uma pilha de dinheiro, enquanto Kobayashi e Jules Bianchi, que estavam a disputar a 17ª posição, perguntam um ao outro se já foram pagos este mês. Tal referência é reflexo da ameaça de greve que muitos pilotos ponderaram fazer, em virtude dos atrasos nos pagamentos dos salários.

Em Virgínia
Ticha Pinicheiro no corredor da fama

A antiga basquetebolista portuguesa Ticha Penicheiro integrou sábado o Corredor da Fama do Desporto do Estado da Virgínia, nos Estados Unidos.
“Ticha Penicheiro foi uma excelente jogadora de basquetebol na Universidade de Old Dominion entre 1994 e 1998 e levou as Monarchs ao título da NCAA (campeonato universitário) em 1997”, lê-se na apresentação da portuguesa no site oficial do Hall of Fame da Virgínia. O organismo lembra os vários prémios individuais de Ticha, ao serviço das Monarchs, realçando Wade Trophy de 1998, que premeia a melhor jogadora da I divisão do campeonato universitário. “Depois da prestigiante carreira universitária, Penicheiro foi a segunda escolha das Sacramento Monarchs no 'draft' de 1998 da WNBA [liga profissional]. Na sua carreira de 15 anos na WNBA, Penicheiro foi quatro vezes All-Star, venceu o campeonato em 2005 e é recordista de assistências. Penicheiro foi ainda integrada na equipa da década da WNBA em 2006”, refere o organismo.

Revista
Fernanda Lima destaque em Itália
O jornal desportivo italiano “La Gazzetta dello Sport” não ficou indiferente a Fernanda Lima e deu-lhe destaque principal na revista de fim-de-semana. A popularidade da apresentadora do sorteio da fase de grupos do Mundial chegou a Itália, mais concretamente à capa da “Sportweek”, onde surge em fato de banho. No interior da publicação, os italianos ficam a conhecer um pouco mais sobre a brasileira, considerada uma das musas do Campeonato do Mundo de futebol que arranca em Junho. À revista italiana ela revela quais as equipas que gostava de ver no último dia da competição no Maracanã. “Itália está no meu coração, mas sonho com a final Brasil-Espanha”, admitiu.

Falcao
Falsa notícia com vírus 


Um e-mail com a notícia de que Falcao, jogador do Mónaco, sofreu um acidente, alegadamente assinada pelo canal noticioso NTN24, foi enviado a milhares de cibernautas, convidando-os a clicar num link para ler mais pormenores. Ao fazê-lo, estavam a infectar o computador com vírus. A informação foi avançada pela própria NTN24, através do Twitter, depois de tomar conhecimento da mensagem. “Uma falsa notícia de um acidente de Falcao circula na Internet, utilizando uma imagem da NTN24. Recomenda-se que não clique em ‘descarregar para ver a notícia’ porque é um vírus”, pode ler-se.

NBA
Rihanna ousada em jogo

A cantora Rihanna é grande adepta da NBA e uma presença assídua nas bancadas do Barclays Center. Na sexta-feira foi assistir a mais um duelo entre Nets e Raptors e deu nas vistas. Tudo por causa da roupa que escolheu. A morena optou por uma blusa branca, evidenciando que não estava a usar soutien. A cantora não passou despercebida aos fotógrafos de serviço, que não deixaram o momento passar em branco. A verdade é que deu sorte aos Brooklyn Nets, que venceram a partida. Uma sensualidade no basquetebol que Rihanna já habituou na música e em várias produções de moda. Ainda agora, para comemorar o 39.º aniversário da edição brasileira da revista “Vogue”, posou sem roupa...