Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

Daniel em dia de aniversrio

Rosa Panzo - 10 de Fevereiro, 2014

Atleta do 1 de Agosto conquistou quinze medalhas durante a disputa do Nacional por idades

Fotografia: Jornal dos Desportos

O nadador Daniel Francisco, da categoria juvenil do 1º do Agosto, completou 14 anos de idade, no dia da final do Campeonato Nacional por idades que encerrou sábado último, na piscina de 25 metros do Clube Náutico da Ilha de Luanda.Apesar de não bater recorde no nacional, Daniel Francisco considera-se um dos nadadores mais felizes da prova pelo facto de ter conquistado 15 títulos individuais, em 44 provas disputadas do nacional e melhorados os seus tempos no dia do seu aniversário.

Concentrado nas provas com o propósito de cumprir com os objectivos nesta edição, Daniel não sabia da surpresa que o estavam a preparar devido à sua data natalícia. Chegado o momento Daniel Francisco foi surpreendido pela organização da prova por ocasião da recepção do diploma de mérito, pela conquista do título nacional de juvenis, na prova dos 100 metros estilos. Após a recepção do diploma, Daniel foi chamado novamente para subir ao pódio, onde foi acarinhado pelos colegas, amigos, público em geral e pela organização da prova com a canção universal de «parabéns a você».

No dia 8 de Fevereiro de 2000 o casal Sebastião Francisco (angolano) e Ana Francisco (russa), foram pais de Daniel que nasceu nos Estados Unidos. Alguns meses depois, Daniel veio para Angola, onde reside até à presente data. Terceiro de seis irmãos frequenta a nona classe no colégio Amadurecer. Daniel Francisco ingressou nas escolas de natação do 1º de Agosto desde terra idade onde aperfeiçoa com dedicação até à presente data.

Revelação
Advogado diz que brasileiro
é tratado como um «animal»


Preso desde a última quinta-feira o brasileiro Thiago Silva  ex-atleta do UFC  tem sofrido atrás das grades na Flórida, de acordo com o advogado Scott Saul, que defende o lutador. A afirmação do representante do atleta no tribunal é de que Silva passa por apuros por ser um profissional das artes marciais mistas - o contrato com a principal sigla do mundo das lutas foi encerrado pelo UFC depois do episódio.«Ele  está triste porque tem sido humilhado e está preso. Também tem sido tratado como algum tipo de animal agressivo,  só porque é um atleta profissional», acusou Scott Saul.Thiago Silva foi preso sem direito à fiança após ter ameaçado a  ex-mulher Thaysa Silva na última quinta-feira. Autoridades americanas afirmam que o lutador foi com uma arma a uma academia de artes marciais mistas e ameaçou atirar em Thaysa e em funcionários do local. O brasileiro deve ter ido  então  para casa, onde resistiu  durante quatro horas à prisão.

Desalento
Balotelli chora  derrota do Milan


Pela primeira vez desde a chegada de Seedorf, o Milan perdeu no Campeonato Italiano. A equipa rubro-negra foi  derrotada  fora de casa pelo Napoli, que impôs uma reviravolta de 3-1 e controlou a partida. Higuaín, duas vezes, e Inler marcaram para os mandantes, enquanto Taarabt fez o único do Milan. Após ser substituído, o polémico atacante Mario Balotelli, que teve uma actuação discreta, chorou no banco de reservas do Milan. A equipa agora acumula oito derrotas no campeonato Italiano, ocupa  a décima posição. O Napoli  por sua vez, segue firme na luta por uma vaga na Liga dos Campeões. Na terceira posição, a equipa recuperou a vantagem de três pontos sobre a Fiorentina, quarta colocada.

Luto
Atacante brasileiro do Shakhtar
morre num acidente de carro

O atacante brasileiro Maicon morreu na manhã de sábado num  acidente de carro na Ucrânia. O facto foi confirmado pelo Shakhtar Donestk, clube com quem  o jogador tinha contrato. Não foram revelados detalhes sobre o acidente ocorrido em Donetsk. O atleta  fez carreira no Leste Europeu  tinha 25 anos. Maicon nasceu no Rio de Janeiro em 8 de maio de 1988 e teve passagens pela  base de Flamengo e Fluminense. Após rápida passagem pelo Atlético Mogi, foi para a Ucrânia para jogar pelo Volyn Lutsk. O atacante foi para o Shakhtar em 2012 e jogou ainda por Steaua Bucareste, Zorya Luhansk e Illichivets Mariupol. «Maicon era um jogador talentoso, uma pessoa aberta e amigável que amava a vida e sabia como trazer para ela positivismo e alegria. Esta morte trágica, prematura e sem sentido arrancou do nosso convívio uma pessoa maravilhosa», informou o Shakhtar em seu site oficial.

Jogos Sochi
Americano arromba porta de hotel

Parte da equipa americana de bobsled presente nos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, na Rússia, na qual se encontra  Johnny Quinn viveu e divulgou uma situação incomum no sábado. O atleta foi tomar banho no hotel em que estava hospedado e acabou preso no banheiro. Como única alternativa, arrombou a porta para escapar. «Eu estava a tomar um banho e a porta  fechou-se», escreveu o atleta, no seu perfil no Twitter. «Sem telefone para pedir ajuda,  usei os impulsos do treino  do bobsled para quebrá-la», explicou, ao lado da postagem em que mostra a porta rebentada na parte superior. A imagem repercutiu muito nas redes sociais. Trata-se de mais um episódio que mostra a condição caótica dos hoteis em Sochi. Desde a chegada das delegações para os Jogos de Inverno - iniciados na sexta-feira -, muitas imagens foram publicadas a mostrar áreas interminadas, condições precárias de acabamento nos hotéis.