Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

De corao aos pulos

02 de Junho, 2010

Lus Magalhes mantm-se vitorioso no Rio Seco

Fotografia: Jornal dos Desportos

Desde que Luís Magalhães, técnico da equipa sénior masculina do 1º de Agosto, chegou a Angola nunca viveu momentos tão apreensivos como o do terceiro jogo da segunda volta da "final four".O arranque dos jovens do Recreativo de Libolo"assustou" os militares, que haviam perdido na primeira volta.

Os triplos e a velocidade de Milton Barros aliado a boa exibição de Olímpio Cipriano obrigaram a Luís Magalhães adoptar estratégias que estacaram a "fúria" de Calulo.Com o coração aos pulos, o técnico tuga viu-se recompensado, quando o empate "espreitou" pela primeira vez no placard.Aliás, a presença dos presidentes da Mesa da Assembleia-geral e de direcção, respectivamente, Francisco Furtado e Raul Hendrick, era condimento para um resultado satisfatório, sob pena de sentir as ordens militares.No final, Luís Magalhães sorriu de alívio pela vitória e manutenção da inviolabilidade do"espaço" do Rio Seco na presente época desportiva.

Cerco a hooligans

As polícias da Grã-Bretanha e da África do Sul impediram que hooligans ingleses chegassem ao Campeonato do Mundo e cerca de 3 mil e 200 arruaceiros tiveram até ontem, terça-feira, para entregar os seus passaportes para que não tenham como viajar. A oito dias do início do torneio, técnicos e jogadores também tiveram um prazo a cumprir até na terça-feira: foi o limite do prazo para a inscrição dos 23 jogadores de cada um das 32 selecções. Fora do relvados, o foco foi na segurança.

O ministro sul-africano da Polícia, Nathi Mthethwa, disse que cerca de 12 hooligans (adeptos violentos) da Inglaterra foram interceptados, quando tentavam chegar à África do Sul via Dubai."Há um mês alguns tentavam via Dubai para chegar à África do Sul, mas as forças do Reino Unido conseguiram fisgá-lo", disse o ministro a jornalistas. As autoridades da África do Sul dizem que estão a colaborar com a polícia britânica para evitar que hooligans perturbem o Campeonato do Mundo.

CR9 processa revista

O jogador Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, é capa da revista Vanity Fair do presente mês de Junho, ao lado de Didier Grogba, do Chelsea.Mas o atacante da selecção portuguesa não gostou de dividir a atenção dos leitores com o titular da Costa do Marfim. De acordo com uma fonte do site norte-americano X-17 on-line, Cristiano Ronaldo está a pensar em processar a publicação por uso indevido da sua imagem. "Há rumores de que Cristiano Ronaldo ficou bastante irritado com o facto de aparecer de cueca para o ensaio em Madrid. Não imaginava que dividiria a capa com outro jogador", revelou a fonte.

Julgamento em Portugal

O presidente da Académica de Coimbra, José Eduardo Simões, está a ser julgado pela prática de mais de uma dezena de crimes, em Portugal, alegadamente cometidos por utilizar as funções de director municipal da Administração do Território (DMAT), na Câmara de Coimbra, que exerceu entre Março de 2003 e finais de 2005, para obter donativos de empreiteiros para o clube. Donativos de 25 mil dólares norte-americanos, com cheques e recibos de 2004 estão a suscitar debates no Tribunal. José Eduardo Simões é confrontado com pareceres feitos por um técnico que isenta a aplicação de taxas municipais a ampliação ilegal de uma garagem em cerca de 550 metros quadrados num empreendimento local e a sanção aplicada ao promotor com arranjos urbanísticos no valor de 35 mil Euros.

Todos fora do mundial

O presidente do Ghana, John Atta Mills,  proibiu os ministros locais e outros oficiais do governo de viajar para a África do Sul a fim de assistirem ao Campeonato do Mundo de 2010 a não ser que tenham compromissos oficiais relacionados com o evento.O chefe de gabinete do presidente, John Newman, garantiu que a ordem foi dada apenas para assegurar que os assuntos governamentais não ficavam em suspenso durante a competição que arranca no próximo dia 11. O Ghana, uma das maiores esperanças africanas no torneio,  compete no grupo D, com a Alemanha, Sérvia e Austrália.