Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

Despedida às raquetes

13 de Janeiro, 2016

Filomeno Fortes diz basta à cadeira de presidente de direcção da FATM

Fotografia: AFP

Promessas são promessas. No ano de renovação de mandatos, Filomeno Fortes parece que vai manter-se forte na sua palavra. O número um do ténis de mesa nacional quer jogar fora da mesa para retemperar melhor as energias, depois de dois mandatos consecutivos na Federação Angolana de Ténis de Mesa. Médico de profissão e antigo campeão da modalidade, Fortes decidiu dar lugar a outros candidatos os destinos da FATM para melhor "apitar" das bancadas.

Filomeno Fortes assegurou que é chegado o momento de deixar o cargo e dar possibilidade a outras pessoas, que possam trazer novas perspectivas e dar continuidade às acções positivas em prol da modalidade. “Depois de ter cumprido dois mandatos, não é justo que me recandidate.

Quando permanecemos no cargo algum tempo, há erros que cometemos por pensarmos estar certos, mas que não correspondem à verdade. Por isso, achamos melhor dar possibilidades a outras pessoas, que possam trazer mais-valia ao desenvolvimento do ténis de mesa angolano”, disse. 

Filomeno Fortes mostrou-se favorável a uma candidatura que integre antigos e novos elementos. O responsável da área médica da Confederação Africana de Ténis de Mesa substituiu no cargo Tony de Jesus, que cumpriu três mandatos consecutivos.

Durante a gestão de Fortes, Angola conquistou o Campeonato Africano da Zona V, disputado na Namíbia, em Dezembro. Formou atletas nacionais na República na China, com destaque a Aléssio Peter, que joga no Setúbal. O angolano faz parte do lote de estrelas mundiais acompanhados pela Federação Internacional de Ténis de Mesa.

Fortes herdou do seu predecessor um pavilhão da especialidade, o primeiro no país, situado no recinto do Complexo da Cidadela Desportiva. Além da sala de jogos, o empreendimento comporta a sede da FATM e Centro de Alto Rendimento de Angola. O espaço tem dormitórios e restaurantes.

As eleições na FATM realizam-se este ano. O presidente de Mesa da Assembleia Geral, João de Deus, ainda não convocou a reunião magna para se debruçar sobre as modalidades que vão nortear as escolhas dos novos corpos sociais. O ténis de mesa movimenta-se nas províncias de Luanda, Benguela, Namibe, Huíla, Bengo, Uíge, Moxico e Huambo.