Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

E l se vai o sonho de Londres...

30 de Março, 2012

Ftima Antnio vai assistir aos Jogos Olmpicos pela TV

Fotografia: Jornal dos Desportos

Após conquistar o ouro nos Jogos Africanos de Maputo, em Setembro de 2011, Fátima António desembarcou em Luanda com o sonho de remar nas águas doces do canal construído para o torneio de canoagem dos Jogos Olímpicos de Londres, competição que se realiza de 27 de Julho a 15 de Agosto de 2012. As intempéries de chegar à capital inglesa estavam controladas até que há um mês devastaram o coração da medalhista angolana. A perda de parentes próximos (mãe e irmã) arrasou as forças e esperanças da também militar da Marinha de Guerra de Angola.

Aliada à situação, estão os prémios que tem por receber do Ministério da Juventude e Desportos, pelas muitas conquistas continentais.
Com a ausência de Fátima António na última fase de qualificação para os Jogos Olímpicos de Londres, Angola vê reduzido o número de atletas na maior reunião desportiva do mundo. A atleta goza de respeito no continente africano e a sua participação nos circuitos mundiais de Moscovo, Bósnia e Alemanha dar-lhe-iam a pontuação necessária para chegar às terras de Shakespeare.

Outra particularidade de Fátima António reside na técnica e na força, quando está em prova. A angolana entrega-se de alma para honrar a bandeira que ostenta no ombro e na canoa, o que atrai os especialistas durante as competições. Fátima António é apenas um nome que consta da lista de potenciais candidatos que podem elevar a dignidade do país nos Jogos Olímpicos de Londres. Ajudem a canoísta angolana… 

O outro lado de Odeth
A promotora da marcha da paz


No mês dedicado às mulheres, a guarda-redes da selecção nacional e do 1º de Agosto, Odeth Tavares, em companhia da direcção da Comissão Organizadora da Juventude da Sociedade Civil de Luanda, juntou a sua voz, ontem, no Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR) à mobilização de jovens desportistas, estudantes e de outros sectores para a mega marcha marcada para amanhã, último dia de Março. A mega marcha visa saudar o 10º aniversário da Paz a comemorar no próximo dia 4 de Abril e tem início às 8h00, defronte ao Cemitério da Santa Ana e vai terminar no Largo da Família. De acordo com Odeth Tavares, todos os angolanos estão convidados a “apoiar o arquitecto da Paz, Engenheiro José Eduardo dos Santos”, Presidente da República de Angola. Francisco Carvalho

Breves

Fórmula 1
Tailândia pode receber no futuro
O dono da Red Bull, Dietrich Mateschitz, esteve presente na cerimónia fúnebre de Chaleo Yoovidhya, criador da bebida energética levada para a Áustria, e afirmou ao jornal Bangkok Post que a Tailândia pode sediar uma das provas da Fórmula 1, no futuro. A forte ligação entre a Red Bull e o país asiático pode ajudar a Tailândia a ter uma corrida de rua em Bangcoc. “Estamos em negociação. A Tailândia pode sediar uma corrida de F1 nos próximos dois ou três anos. Ecclestone concorda com a ideia e podemos assinar um acordo em breve”, comentou Mateschitz. No calendário de 2012, o continente asiático conta com oito das 20 provas da Fórmula 1, nos seguintes países: Malásia, Cingapura, Japão, Bahrein, China, Índia, Coréia do Sul e Abu Dhabi.

Bernie Ecclestone
Há segurança do GP do Bahrein

As ameaças de grupo islamistas não afectam Bernie Ecclestone, o patrão da F1. O britânico negou ter qualquer preocupação com as condições de segurança no GP do Bahrein, a quarta etapa do Mundial de Fórmula 1 previsto para 22 de Abril. Apesar da ameaça exposta na carta, que recebeu dos islamistas, Ecclestone confirmou a realização da prova no golfo Pérsico, recusando que se repita o cancelamento à semelhança do que aconteceu no ano passado.

O dirigente descartou a possibilidade de um esquema de segurança especial para a chegada do circo da Fórmula 1 ao país. Ecclestone afirmou que está tranquilo de que as autoridades vão tomar as precauções necessárias para que tudo corra sem incidentes. “Os barenitas foram suficientemente valentes para começar um evento como este nessa parte do mundo. Estaremos aqui enquanto quiserem”, declarou.
 
As declarações de Ecclestone foram dadas um dia depois que o presidente do automóvel clube do Bahrein, Sheikh Abdullah bin Issa al-Khalifa, ter dito que as pessoas que assistirem à corrida vãoestar “tão seguras quanto em qualquer outro Grande Prémio”.  As autoridades do país têm utilizado a prova como oportunidade para fechar as feridas após as revoltas da primavera árabe.

Ordem do Império britânico
Eddie Jordan recebe homenagem


O ex-chefe de equipa da Fórmula 1 Eddie Jordan recebeu, na última quarta-feira, a Ordem do Império Britânico da Rainha Elizabeth, em reconhecimento pelos seus trabalhos de caridade e por corridas de carros. A premiação foi estabelecida por Jorge V, rei britânico entre 1910 e 1930. “Que momento maravilhoso na minha vida. Estou extremamente surpreso e muito feliz de receber esta magnífica honra. No entanto, não teria sido possível sem a ajuda da minha família, da equipa Jordan, CLIC Sargent e, em tempos mais recentes, da equipa de F1 da BBC”, disse. Jordan, que actualmente é analista da categoria na BBC fundou a equipa homónima em 1991 e disputou corridas na Fórmula 1 até 2005. Ao todo, foram 250 Grandes Prémios, entre os principais pilotos estão Rubens Barrichello, Giancarlo Fisichella, Damon Hill. O ex-chefe da equipa também ficou famoso por dar ao alemão Michael Schumacher a sua primeira oportunidade na F1.

Mike Tyson fala da “verdade incontestável”
A vida do ex-pugilista Mike Tyson daria um filme. Mas, como fora-de-série que se preze, deu apenas peça de teatro. O norte-americano vai fazer um monólogo autobiográfico chamado “Mike Tyson: verdade incontestável”, em cena de 13 a 18 de Abril, em Las Vegas. O antigo pugilista espera que as pessoas “se divirtam e se alegrem” e que “fiquem a saber certas coisas”.

D’Agosto com novo site
O Clube Desportivo 1º de Agosto apresentou ontem, no Codemn, a sua nova página na Internet, concretizando assim mais um projecto da actual direcção, que é dar outra visão à agremiação militar. O novo site (http://www.primeiroagosto.com) apresenta um layout diferente do antigo e comporta quatro secções. “Penso que a partir de agora todas as informações relativas ao 1º de Agosto passam em primeira instância pelo seu site e só depois serão anunciadas para outros órgãos”, salientou o presidente da agremiação militar.