Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

Escapa da chantagem

08 de Março, 2015

Escapa da chantagem

Fotografia: AFP

Uma mulher polícia foi condenada a 22 meses de cadeia, em Inglaterra, por tentar chantagear Steven Gerrard, capitão do Liverpool. O tribunal deu como provado que Helen Jones, de 32 anos, confiscou a título pessoal as imagens de videovigilância de um banco onde se via Gerrard e alguns amigos envolvidos numa cena de pancadaria à porta de um bar, mesmo ao lado. A intenção era extorquir dinheiro ao médio inglês, sob a ameaça de tornar o vídeo público.

As cenas foram registadas a 4 de Agosto de 2013. O internacional inglês “deu o primeiro soco” e a luta passou do interior do bar para a rua, de acordo com um empresário de Formby, terra onde vive Gerrard.

Mas na primeira audiência, a acusação do processo contra Helen Jones garantiu que o futebolista de 34 anos apenas tentou acalmar os ânimos. Algo que acabou por passar para segundo plano a partir do momento em que foi descoberto o envolvimento da agente da autoridade num plano tão maquiavélico.
O juiz não teve dúvidas e considerou que Helen Jones “quis deliberadamente dar ao gerente do banco a impressão de que estava a investigar um crime”. A polícia não negou as acusações e admitiu má conduta enquanto agente de uma força de segurança pública e garantiu que apenas quis fazer um favor a um amigo.