Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

Estrela do Chicago Bull vai reunir com angolanos

Francisco Carvalho - 05 de Setembro, 2012

Luol Deng formou-se e jogou na Academia Blair de Nova Jersey ao lado de Charlie Villanueva

Fotografia: AFP

O encerramento do “clinic” de basquetebol para adolescentes de 12 a 17 anos de idade, sem ligação a qualquer clube, no dia 9 de Setembro, no campo do INE-Marista, vai contar com a presença do jogador do Chicago Bulls, Luol Deng. A jovem estrela africana de origem sudanesa, naturalizado inglês, vem a convite da Fundação Kikas Gomes e da Sprite, promotores do evento desportivo destinado à descoberta de novos talentos. O grupo de 24 adolescentes angolanos, que vai participar num jogo entre si, no próximo domingo, foi submetido a uma triagem desde o dia 25 de Agosto, depois de intenso treino sobre os fundamentos do basquetebol, como passe, drible, ressaltos e coordenação motora.

Luol Deng vai transmitir a sua experiência aos adolescentes seleccionados. O jogador esteve ausente na maior parte dos jogos da época 2008-2009, depois de fracturar a perna direita. Com a sua recuperação, tornou-se num dos atletas mais influentes do Chicago Bulls. Antes de chegar aos EUA com 14 anos de idade, Luol Deng passou pela Inglaterra, onde o seu pai beneficiou de asilo político depois de fugir da segunda guerra civil sudanesa. O gosto pelo basquetebol começou no Egipto, primeiro país que acolheu a família de Luol Deng, depois de abandonar a terra natal.

Manute Bol, ex-jogador da NBA, ensinou o irmão mais velho de Luol, Ajou Deng, a jogar basquetebol. Na qualidade de tutor de Luol, Ajou fazia-se acompanhar do irmão mais novo ao treino e transmitiu-lhe o gosto pelo basquetebol. O gosto desenvolve-se na Inglaterra, onde integrou a selecção inglesa no torneio de qualificação e no campeonato júnior europeu, com média de 34 pontos e conquistou o troféu de MVP.

Campeão de Londres 2012
Mo Farah apresenta gémeas

O “herói” britânico de Londres 2012 apresentou provavelmente a sua maior “conquista” até ao momento, ou melhor, as suas maiores conquistas: Aisha e Amani. Tania, mulher de Mo Farah, deu à luz as duas gémeas há poucos dias e o pai babado não perdeu tempo para mostrar as suas herdeiras aos fãs. As coisas não podiam, portanto, correr melhor ao atleta, de 29 anos, que aos títulos soma a felicidade. É o próprio quem admite à revista “Hello!” ter concretizado em pouco tempo algumas das mais importantes metas traçadas para a sua vida: “Sonhava tornar-me campeão olímpico e consegui-o duas vezes (nos 5.000 e 10.000 metros). Bem, não podia ser melhor. E agora a minha mulher teve duas meninas, não há forma de descrever o que sinto”, disse. Com certeza que esta dupla “prenda” suplanta todos os seus troféus.

Filantropia
Tamara lança calendário

É certo e sabido que a filha de Bernie Ecclestone, organizador do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, não perde uma oportunidade de vestir um biquíni, mas desta vez o propósito é solidário. Tamara Ecclestone é protagonista de um sensual calendário para 2013, onde mostra as suas curvas numa piscina. E quem comprar um exemplar não terá só a oportunidade de ver a jovem de 28 anos em grande forma durante 12 meses, mas também vai ajudar as crianças do hospital pediátrico de Great Ormond Street, em Londres. Para Tamara Ecclestone, esta é uma forma de esquecer o verão menos feliz que teve, depois de se separar do namorado Omar Khyami.

Após o GP da Bélgica
Button festeja troféu com a família

O piloto britânico, de 32 anos, tem motivos para sorrir após um fim-de-semana em grande, no qual conseguiu a “pole-position” e uma vitória categórica no Grande Prémio da Bélgica em Fórmula 1, num circuito onde nunca tinha vencido. Talvez por isso, Jenson Button tenha expressado a sua satisfação no Twitter, onde postou inúmeros comentários e fotos da vitória na 12.ª prova do “mundial”. “A desfrutar e a celebrar o triunfo com a família e amigos”, escreveu, por exemplo. Numa das imagens, o piloto da McLaren-Mercedes surge ao lado da namorada, a manequim argentina Jessica Michibata, ambos fazendo o gesto do nº3 com as mãos, o número do carro do campeão mundial em 2009 e que venceu pela segunda vez este ano.

Eva Longória
Actriz tem novo amor

Apesar do afastamento já ter alguns meses, foi apenas na semana passada que o porta-voz de Eva Longoria confirmou o fim do namoro entre a actriz e Eduardo Cruz. Mas parece que a ex-mulher do basquetebolista Tony Parker não perdeu muito tempo e voltou a “pescar” no desporto. A estrela de “Donas de casa desesperadas”, de 37 anos, foi vista no restaurante nova-iorquino Nobu num ambiente de grande intimidade com Mark Sanchez, jogador de futebol americano. O “quarterback”, de 25 anos, foi recentemente ligado à modelo Kate Upton, mas parece que a sua grande paixão chama-se mesmo Eva.