Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Fora de Campo

Gangue dos malucos

23 de Dezembro, 2014

Vinnie Jones foi um dos protagonistas de violncia em Wimbledon e hoje um dos actores mais queridos da Hollywood

Fotografia: AFP

A história de futebol chegou ao cinema noutra versão. A equipa inglesa Wimbledon fez furor na década de 1980, com lutas nos balneários e um estilo de homens duros em campo. A famosa “gangue dos malucos” (Crazy Gang, no apelido original) intimidou os próprios companheiros e lesionou adversários. O grupo manteve o “fair play” a léguas de distância. Mesmo assim, os membros da “gangue” foram campeões.A Crazy Gang é um documentário que vai ser transmitido na televisão britânica, 30 anos depois da conquista da Taça da Inglaterra. As personagens daquela equipa contam histórias de como apavoravam os companheiros e deixavam a equipa no limite do cansaço psicológico.

Dois jogadores viraram ícones desse “bando”. John Fashanu, um cinturão preto de karaté, e Vinnie Jones, hoje actor em Hollywood famoso por papéis de durões em filmes como X-Men, 60 Segundos e Snatch – Porcos e Diamantes. No documentário recém-lançado, Fashanu não demonstra remorso, mas admite exageros. “Às vezes, fico assustado com algumas coisas que fizemos, como trancar jogadores no porta bagagem do carro ou arrastá-los na neve presos ao carro. Também chegamos a proibir alguns jogadores de comer durante dois dias. Sentavam-se à mesa, mas não deixávamos que comessem”, relata Fashanu.

Outros jogadores afirmaram que o atacante protagonizou uma luta chocante no balneário. “Fashanu atirou-o no balneário como se fosse uma boneca de pano, nunca tinha visto nada parecido com aquilo. Bancos de madeira foram quebrados e o atleta precisou de 30 pontos na perna”, relembra Vinnie Jones. Wimbledon chegou à elite do futebol inglês, depois de nove épocas na liga amadora.
O auge aconteceu em 1988, quando bateu o Liverpool em Wembley para conquistar a Taça da Inglaterra. 

 do golo do título com o Liverpool, Lawrie Sanchez ficou seis anos sem falar com Fashanu e acusou-o publicamente de ter tentado acabar com a sua carreira ao usar um golpe de karaté nas suas pernas durante uma luta.Os adversários também sofreram com a Crazy Gang do Wimbledon. O documentário refere ao menos a três agressões famosas: Fashanu fracturou a cavidade ocular de um jogador do Tottenham, enquanto Vinnie Jones encerrou a carreira do defesa Gary Stevens e apareceu numa foto a esmagar os testículos de Paul Gascoigne. Tudo isso é passado. Para o bem de todo mundo.